Manjerona – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

A Manjerona é uma planta rica em vários nutrientes e com inúmeros benefícios para o nosso organismo. Além disso, a Manjerona é bem conhecida por grande parte da população brasileira. A Manjerona é uma erva semelhante ao orégano, bastante utilizada com tempero para comidas. A partir de suas folhas, entretanto, podem ser produzido chás e óleos que trazem uma série de benefícios para tratar alguns problemas de saúde.beneficios da manjerona

Entre eles estão as propriedades analgésicas, antissépticas, anti-virais, bactericidas, diuréticas, digestivas e outras. Para quem sofre com dores e inflamações nos músculos ou nas articulações, o óleo essencial de Manjerona pode ser utilizado em massagens para aliviar os incômodos.

Seu efeito anti-espasmódico contribui também para aliviar incômodos no aparelho respiratório e digestivo, além de aliviar cãibras causadas por esforço muscular excessivo.

Para quem sobre com problemas causados pelos impulsos e desejos sexuais incontroláveis, esse óleo serve também como um anafrodisíaco – que produz o efeito contrário ao afrodisíaco.

O que é a Manjerona

A Manjerona (origanum majorana) é uma planta aromática semelhante ao orégano, sendo bastante utilizada como tempero para alimentos.

Trata-se também de uma erva que possui propriedades medicinais que trazem uma série de benefícios à nossa saúde, servindo para tratar problemas digestivos, como diarreia e falta de apetite.

Reza a lenda que o príncipe Amáraco, filho de um Rei do Chipre, era um rapaz bastante que se dedicava à arte de criar perfumes e fragâncias, e, certa vez, criou um perfume único suave e agradável que o deixou maravilhado. Porém, ao carregar a sua criação num jarro, deixou-o cair e quebrar-se, perdendo assim o precioso líquido.

Ao falecer de tanta tristeza, os deuses transformaram o seu corpo em uma planta muito aromática, denominada Manjerona.

Esta história pode não ser verdadeira, mas esta planta – muito confundida com manjericão – existe e proporciona diversos benefícios à saúde. Então confira a seguir os benefícios da Manjerona:

Beneficio do Manjerona Para Saúde Óssea:

A Manjerona possui enorme quantidade de vitamina K, que ajuda a promover a saúde óssea no corpo através da formação da massa óssea.

Ele impede a doença de Alzheimer e também elimina a danos nos nervos. O Manjerona contém potássio e cálcio, que ajudam a manter a frequência cardíaca e o nível da pressão sanguínea.

Promove a Saúde da Mulher:

A Manjerona tem sido valorizada na saúde das mulheres. Pode ajudar a restaurar o equilíbrio dos hormônios femininos e regular a menstruação.

Não só ajuda a regular o ciclo, mas também ajuda a aliviar muitos dos sintomas familiares que as mulheres recebem durante o período mensal e também podem ajudar a tratar os sintomas associados à menopausa.

o que e manjerona

Benefícios do Manjerona Para Ansiedade:

A Manjerona especialmente o seu óleo essencial é um excelente remédio para aliviar sentimentos de estresse e ansiedade. Muitos óleos essenciais têm um impacto semelhante e representam uma ótima alternativa natural para os muitos medicamentos prescritos populares.

Você pode espalhá-lo em torno da casa e inalar seus vapores ou diluí-lo com um óleo transportador para fazer uma massagem aliviadora do estresse.

Ajuda na Saúde Digestiva:

A sementes de Manjerona é uma fórmula antiga para promover a saúde digestiva. O óleo essencial ajuda a estimular a secreção de sucos digestivos importantes, como a bile no estômago.

Seu aroma estimula as glândulas salivares e induz a digestão preliminar na própria boca. O óleo essencial da Manjerona desencadeia o peristaltismo e facilita o movimento dos alimentos através do trato digestivo.

Outros Benefícios da Manjerona

  • Beneficia a digestão, e ajuda a tratar a diarreia e flatulência
  • Ajuda no tratamento de problemas respiratórios, como : asma, bronquite, gripe, resfriados e previne a sinusite
  • Ajuda a reduzir a dor causada por inflamação musculares
  • Auxilia na limpeza de feridas
  • Estimula o apetite
  • Promove a transpiração e auxilia a eliminação de toxinas
  • É diurética e ajuda na desintoxicação do organismo
  • É afrodisíaca
  • Ajuda a regularizar a menstruação e combater cólicas menstruais
  • Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, pois é vasodilatadora e ajuda a regular a pressão arterial

Propriedades Medicinais da Manjerona

De acordo com a tradição popular, esta planta, que é uma das mais antigas conhecidas para uso medicinal, tem muitas propriedades medicamentosas, entre estas:

  • É antidepressiva
  • Usada para distúrbios do humor
  • Antisséptica (previne ou retarda o desenvolvimento de micróbios)
  • É antiespasmódica (atenua ou diminui os espasmos musculares)
  • É carminativa (favorece a liberação de gases intestinais)
  • Colagoga (provoca a secreção biliar)
  • Diaforética (facilita a transpiração da pele, faz suar)
  • Emenagoga (regula o fluxo menstrual)
  • Expectorante (favorece a expulsão das secreções brônquicas)
  • Estimulante (revigorante)
  • Digestiva (facilita a função digestiva)
  • Tônica (reforça o organismo e as defesas imunológicas)

Como Usar a Manjerona

Chá de Manjerona

Baseie-se na quantidade de duas colheres de sopa de Manjerona para um litro de água. Leve a água ao fogo e espere alcançar fervura. Quando este ponto chegar, desligue o fogo. Abafe a mistura deixando-a bem tampada e aguarde cerca de dez minutos.

Como Fazer:

Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos.manjerona

Em seguida, é só coar e beber. Ingira de duas a três xícaras ao dia para melhor efeito. Pode-se também ingerir a Manjerona batida no liquidificador ou no processador de alimentos como condimento.

Contraindicações e Precauções

Sempre antes de consumir qualquer medicamento, mesmo que natural, é importante que você procure orientação médica, evitando dessa forma interações medicamentosas, entre outros problemas. O consumo do chá de Manjerona está contraindicado para pacientes gestantes e lactantes. Quando consumida em excesso, a planta carrega um efeito colateral: dores de cabeça.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *