Sândalo – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Sândalo – O que é, Benefícios e Como Usar
4.9 (97.33%) 15 vote[s]

Sândalo – O que é, Benefícios e Como Usar essa planta. Além disso, da família da Santalaceae, o Sândalo tem o nome científico Santalum. Sua árvore possui origem indiana e de outras partes da Ásia, embora possa ser cultivada em outros locais do mundo sem maiores problemas. Sua madeira é famosa por ser usualmente entalhada por escultores e também por se obter delas óleos utilizados em perfumarias, dado seu aroma adocicado.

O que é Sândalo:

O Sândalo é uma planta medicinal, também conhecida como Sândalo-branco ou Sândalo-indígena, muito utilizada para ajudar no tratamento de doenças do sistema urinário, problemas de pele e bronquite.

O seu nome científico é Santalum album e pode ser comprada em algumas lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação sob a forma de óleo essencial.

Para que Serve:

Ela serve para ajudar no tratamento de infecções urinárias, garganta inflamada, bronquite, pele ressecada, acne, cistite crônica, pele seca, gonorreia, depressão, fadiga, inflamação dos rins, infertilidade, tuberculose e tosse.

Propriedades:

As propriedades dela incluem sua ação calmante, aromática, fixadora, desinfetante, antimicrobiana, adstringente, anti-séptica, carminativa, diurética, expectorante, sedativa, refrigerante e tônica.

Modo de uso:

As partes usadas dela são a casca e o óleo essencial.

  • Banho de assento para infecção urinária ou cistite: Adicionar 10 gotas de óleo essencial dela em uma bacia com 1 litro de água ;e sentar-se nesta água por, aproximadamente, 20 minutos. Repetir esse procedimento até a diminuição dos sintomas da infecção urinária.
  • Inalação para bronquite: Adicionar 10 gotas do óleo essencial dela em uma bacia com água fervente e inalar os vapores com cuidado para não ocorrer queimaduras no rosto.

Embora tenha muitos benefícios, o sândalo não pode, de forma alguma, ser utilizado interiormente, exceto em caso de recomendação médica e de dosagens mínimas.

Efeitos Colaterais:

Não foram encontrados efeitos colaterais.

Contraindicações:

Não estão descritas contraindicações.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *