Benefícios das Plantas

20 benefícios da alfafa para saúde e beleza!

beneficios da alfafa

Os benefícios da alfafa que todos precisam saber, pois, é uma planta medicinal, também conhecida como alfafa -verdadeira, alfafa -de-flor-roxa, Melga-dos-prados ou Luzena, muito utilizada como remédio caseiro para acalmar, reduzir a ansiedade e o cansaço, assim como para tratar problemas urinários.

beneficios da alfafa
benefícios da alfafa

O nome científico da alfafa é Medicago sativa e esta planta medicinal pode ser encontrada na sua forma natural em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres, ou na sua forma preparada para saladas em alguns mercados e supermercados.

Propriedades da alfafa:

A alfafa possui sabor agradável e grande quantidade de proteínas, ao mesmo tempo que possui poucas calorias. Suas propriedades medicinais se concentram nas folhas, flores e principalmente nos brotos, que são altamente nutritivos. Proporciona benefícios para a glândula pituitária (hipófise), alcaliniza o corpo rapidamente e desintoxica o fígado. Externamente é utilizada em feridas.

A raiz pode ser descascada, secada e desfiada para ser usada como uma espécie escova de dentes natural, vez que a erva possui propriedades medicinais para combater a halitose (mau-hálito).

Além de ser rica em clorofila e cálcio, a alfafa possui vitamina C, vitamina K, ácido fenólico, ácido fólico, cobre, fósforo, manganês, ferro, zinco, flúor e várias outras substâncias. Possui propriedades antioxidantes e ajuda a diminuir os níveis de colesterol, reduzindo o risco de aterosclerose.

Benefícios da alfafa para saúde e beleza:

1. Regula os níveis de colesterol:

A alfafa tem mostrado que tem uma quantidade impressionante de fibra dietética, que é muito importante na batalha contra o colesterol.

Além de numerosos compostos químicos, chamados saponinas, a fibra pode anexar ao colesterol e impedi-lo de se ligar a paredes arteriais, ajudando assim o balanço de “bons” níveis de colesterol no organismo. Isso pode evitar o acúmulo de placa, aterosclerose, ataques cardíacos e derrames.

2. Reduz a inflamação: 

Esta planta foi frequentemente utilizada no tratamento tradicional da artrite e outras condições inflamatórias. Além disso, dada as pesquisas recentes sobre a atividade nutricional, isso faz sentido.

A alfafa possui níveis elevados de vitamina C e vitamina B, bem como de cálcio e compostos antioxidantes, todos os quais podem reduzir a inflamação nas articulações e em torno do corpo, ao mesmo tempo, reforça o sistema imunitário e previne de doenças crônicas e estresse oxidativa.

3. Problemas gastrointestinais:

A fibra dietética é fortemente invocada pelo organismo para monitorar e otimizar a saúde digestiva. Além disso, a fibra dietética não é apenas capaz de acelerar o seu movimento através do intestino.

Mas também pode reduzir a inflamação no intestino, esclarecendo assim problemas como indigestão, inchaço, cólicas, diarreia, prisão de ventre e um desequilíbrio bacteriano no intestino.

4. Controla o colesterol: 

Este benefício da alfafa ajuda na eliminação do colesterol ruim de seu corpo. Além disso, ele impede que os níveis de colesterol em seu corpo fiquem muito alto, diminuindo assim o risco de doenças cardíacas.

5. Tratar problemas digestivos: 

É bem conhecido que é eficaz no tratamento de problemas digestivos. Além disso, gastrite, úlceras de estômago, indigestão, inchaço, náuseas, etc, pode ser evitado com o uso desta planta maravilhosa. Os brotos de alfafa também são famosos por sua eficácia no tratamento da constipação crônica devido ao seu alto teor de fibra.

6. Coração saudável: 

A alfafa pode controlar a produção excessiva do colesterol ruim no corpo, o que pode prejudicar as funções cardíacas e levar a ataques cardíacos. Além disso, contém antioxidantes que retardam o aparecimento da arteriosclerose e contém compostos que podem naturalmente diluir o sangue.

7. Tratamento da anemia: 

Contém clorofila que promove mais produção de sangue no organismo e também contém vitamina C que ajuda na absorção de ferro. Além disso, pacientes com baixo teor de ferro devem incorporar em sua dieta.

8. Alivia sintomas da menopausa: 

A alfafa contém três variedades de fitoestrógenos que podem controlar os sintomas da menopausa. Além disso, os compostos podem aliviar os sintomas da menopausa como suores noturnos, ondas de calor, irritabilidade, secura vaginal, etc.

9. Fortalecer da imunidade: 

A ingestão de alfafa fortalece a imunidade e o poder de resistência do corpo. Protege também o corpo contra alergias e infecções. pessoas que estão se recuperando de doenças podem adicionar à sua dieta para recuperar a força mais rapidamente.

10. Tratar reumatismo: 

O conteúdo mineral nas sementes, grãos e brotos são elevados e são necessários para manter os ossos saudáveis ​​e fortes. Além disso, a ingestão regular também pode retardar o aparecimento de várias doenças ósseas, como reumatismo e osteoporose.

11. Prevenir o câncer: 

A grande quantidade de fitonutrientes e antioxidantes protege o corpo contra os danos causados ​​pelos radicais livres no organismo. Além disso, também pode atrasar o crescimento de tumores cancerosos no corpo.

12. Previne doenças nos rins: 

A alfafa tem propriedades diuréticas, que previne doenças do rim como a retenção de água. Além disso, ele também tem grandes propriedades que impedem que você desenvolva a infecção do trato urinário.

13. Doenças cardíacas: 

A alfafa contém boas quantidades de antioxidantes , o que ajuda na prevenção da arteriosclerose, que é o início de qualquer doença cardíaca. Também é conhecido como um diluente de sangue natural e fortalece a rutina que está presente nos vasos sanguíneos.

14. Previne o sangramento: 

Esta planta milagrosa tem alta quantidade de clorofila, ferro e vitamina K. Além disso, estes nutrientes ajudam na produção extra de sangue no corpo. A alfafa é usada para tratar sangramento nas gengivas, hemorragias nasais, anemia e má coagulação de sangue.

15. Tratamento do diabetes:

A ingestão de alfafa pode atrasar o aparecimento do diabetes tipo 2, até certo ponto. Além disso, também reduz os níveis de açúcar no sangue no organismo.

16. Tratar hemorragias nasais: 

A presença de clorofila, ferro e vitamina K encontrada, promovem mais produção de sangue no organismo e podem ajudar a controlar os sintomas de hemorragias nasais, anemia, sangramento de gengiva e coagulação sanguínea.

17. Rejuvenescedor completo: 

O chá de alfafa é uma fonte de nutrição. Portanto, aumenta o poder de imunidade do corpo. Além disso, é um aperitivo ideal e um remédio caseiro seguro para anemia.

18. Controla os níveis de açúcar:

A natureza diurética deste chá mantém os níveis de açúcar sob controle. Além disso, aqueles que são diabéticos podem usar este chá para evitar uma onda indesejada de açúcar no sangue.

Para saber mais confira no vídeo abaixo mais benefícios da alfafa Para saúde:

19. Ajudar no emagrecimento: 

A natureza desintoxicante do chá permite manter os níveis de açúcar sob controle. Além disso, sendo enriquecido com proteínas e fibras em abundância, é um lanche maravilhoso para aqueles que estão em um regime de perda de peso.

20. Combate a depressão:

O chá de alfafa é conhecido por ter efeito calmante e sedativo sobre o sistema nervoso. Além disso, uma xícara de chá pode ajudá-lo a vencer o estresse e manter a ansiedades afastada. Também é conhecido por ser bastante eficaz na resolução de insônia e outros distúrbios do sono.

Contraindicações:

O consumo da alfafa é considerado muito seguro, tanto para humanos, quanto para animais. Além disso, porém deve-se evitar ingerir grandes quantidades de brotos, pois os mesmos contém alcaloides. As folhas e flores não oferecem qualquer tipo de contra-indicações.

Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Deixe um comentário