Benefícios das Plantas Brenda Lima

Os 20 Benefícios da Bromélia Para Saúde

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Cura Natural

Os Benefícios da Bromélia Para Saúde são muitos, pois possui diversos benefícios que são fundamentais para o bom funcionamento e manutenção da saúde do corpo. Além disso, a bromélia é uma planta ornamental cujo nome origina-se do grego bromos que significa manjar – comida saborosa. Grande é o número de espécies, são mais ou menos 400. O fruto é mais aromático do que as flores. Uma das espécies mais conhecidas nacionalmente é o abacaxi.

Além de ser uma das plantas decorativas mais bonitas e fáceis de cuidar, a bromélia é uma planta com interessantes propriedades medicinais, o uso tem sido ampliado principalmente em medicina esportiva e em tratamentos de traumas, bem como para outras condições.

Valor Nutricional:

Além de ser uma ótima fonte de cálcio e vitamina A, B e vitamina C, possui uma substância de grande valor medicinal, – a enzima bromelina – que atua como substituta do suco gástrico, acelerando a passagem dos alimentos pelo estômago, melhorando a digestão. Então,confira Os 20 Benefícios da Bromélia Para Saúde:

1. Trata Bronquite

A bronquite aguda é caracterizada pela tosse profunda (molhada ou seca) que surge e permanece depois de uma infecção, como resfriado, sinusite ou gripe e a Bromélia é excelente para tratar a bronquite, pois, ela possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para tratar a bronquite.

2. Fortalece os Ossos

A Bromélia contém magnésio, que ajuda no fortalecimento dos ossos. Estes minerais ajudam na construção dos ossos e tecidos conjuntivos. Ele também contém Vitamina C, que auxilia na prevenção de várias doenças dos ossos e tem propriedades anti-inflamatórias.

O teor de Cálcio também é bastante adequado, a Tiamina e biotina presente na Bromélia também são úteis para fazer os ossos mais fortes.

3. Benefício da Bromélia Para Digestão

Como mencionado anteriormente, elas são ricas em Vitamina C. Isso ajuda na geração de sucos digestivos que irá desintegrando as partículas dos alimentos. A bromelaína é um tipo de enzima presente na Bromélia que ajuda a quebrar as partículas de proteína.

Elas são conhecidas por atuar como um agente de neutralização e, portanto, evita a acidez no estômago. É aconselhável consumi-la (forma de chá) quando uma pessoa está sofrendo de síndrome do intestino irritável e flatulência, pois ajuda a acalmar a mucosa do estômago e intestinos.

4. Boa Para o Coração

A Bromélia deve ser consumida por pacientes que têm doenças relacionadas com o coração. A bromelaína é uma enzima presente que ajuda a diminuir a viscosidade do sangue. Isso ajuda na fácil circulação do sangue através do corpo evitando traços de coração e ataques cardíacos.

5. Ajuda a Tratar Resfriado e Tosse

Devido a sua grande quantidade de Vitamina C, a bromélia torna-se bastante benéfica em prevenir tosses e resfriados. A Bromelina presente na bromélia tem propriedades que suprimem a tosse e podem ajudar a soltar o muco.

Mesmo bronquite e asma podem ser prevenidas por seu consumo devido ao afinamento do muco e desobstrução de brônquios. Quando junta com Mel, ela é recomendada para uma pessoa que tem dor de garganta.

6. Diminui a Pressão Arterial

Estatísticas mostram que a hipertensão é um dos maiores causadores de infarto e derrame e estudos demonstram que o consumo regular de 150 ml de Chá da bromélia diariamente pode reduzir a pressão sanguínea sensivelmente em apenas duas semanas de uso devido a suas propriedades de afinar o sangue.

7. É Benéfica Para o Sistema Digestivo

A planta medicinal é dotada de propriedades digestivas, portanto, pode ser considerada uma aliada do sistema digestivo. A erva protege o estômago, previne úlceras – devido ao fato de possuir extratos com habilidade para reduzir a secreção gástrica, cujo aumento exagerado pode estar ligado ao desenvolvimento da úlcera – e tem efeito analgésico (de diminuição da dor).

8. Ajuda a Acabar com o Inchaço

A Bromélia também ajuda a desinchar a barriga e ainda combate os gases porque é um ótimo digestivo, mas é importante tomar o chá da da Bromélia logo após o seu preparo e não adicionar açúcar, porque este fermenta e atrapalha a digestão.

9. Acaba com a Dor de Garganta

A Bromélia ajuda a prevenir a dor de garganta.Também é eficaz na cura de Gota e Inchaços.

beneficio da bromelia

Outros Benefícios da Bromélia:

  • Desobstrui o fígado;
  • Combate as aftas e todas as afecções da mucosa;
  • Acalma a tosse;
  • Expectorante;
  • Diurético suave;
  • Vermífugo;
  • Digestivo;
  • Tem ação anorexígena, usado em dietas de emagrecimento, reduz o apetite.
  • É utilizada no tratamento da acne e como ingrediente de máscaras contra pele oleosa e para a prevenção do envelhecimento.
  • É usada em tratamentos terapêuticos para tratar úlceras, doenças cardiovasculares e até câncer.
  • Um remédio ideal para combater colite, gastrite e outras condições relacionadas aos intestinos inflamados.
  • Muito útil para tratar a artrite, uma vez que ajuda a reduzir a inflamação das articulações e combater a dor.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Sobre o autor | Website

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.