Kava Kava – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Kava Kava – O que é, Benefícios e Como Usar
4.8 (96.67%) 6 vote[s]

Conheça a Kava Kava, planta com propriedades medicinais, e saiba como aproveitar seus benefícios. A Kava-Kava pertence à família Piperaceae, a mesma família das pimentas. Com origem na Polinésia (sul do Pacífico) a planta era utilizada já há centenas de anos – estima-se que em torno de três mil anos – atrás para diversas finalidades no mínimo curiosas: as mulheres nativas das ilhas costumavam mascar as raízes e folhas da Kava Kava para que fosse formada uma massa, a qual cuspiam num vasilhame e misturariam com sucos de frutas, leite de côco e água, preparando assim um coquetel que seria servido em ocasiões especiais, como nascimentos, funerais e casamentos; a planta também fazia parte de rituais de danças religiosas e cerimoniais, pois produzia um efeito relaxante que era interpretado pelos presentes como uma espécie de transe. Fato é que, apesar da pouca informação e tecnologia disponíveis naquela época, não se conheciam relatos de que a Kava Kava houvesse causado mal a alguém.

Assim, em 1775, durante uma viagem pelas Ilhas da Oceania, um europeu tomou conhecimento da planta e resolveu exportá-la. Tinha início a jornada da Kava-Kava pelo mundo. A produção da Kava-Kava permanece restrita às ilhas do Pacífico, mas agora seu extrato é exportado para diversos países, como Canadá, Austrália, Reino Unido e Brasil. Veja tudo sobre esta planta:Kava Kava

O que é Kava Kava:

A Kava-Kava é uma planta medicinal, também conhecida como Cava-cava ou Kawa-kawa, muito utilizada para fazer remédios caseiros para ansiedade, agitação ou tensão, devido às suas propriedades calmantes e relaxantes.

Geralmente, a Kava-Kava cresce nas ilhas da Polinésia Ocidental, apresentando-se como uma planta alta com 10 metros e folhas grandes em forma de coração.

O nome científico da Kava-Kava é Piper methysticum e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, feiras livres e em alguns supermercados.

Propriedades da Kava kava:

As propriedades da Kava-Kava incluem sua ação analgésica, relaxante, sedativa, anti-inflamatória e anti-séptica.

Para que serve a Kava kava:

​A Kava Kava serve para ajudar no tratamento de dores, infecções urinárias, ansiedade, agitação nervosa, cansaço e dor muscular.

Modo de uso da Kava-Kava:

A parte utilizada da Kava-Kava é sua raiz, vendida sobre a forma de extrato. No entanto, esta planta só deve ser utilizada apenas sob indicação médica, pois pode provar efeitos tóxicos sobre o fígado, quando se ultrapassa a dose diária de 120 mg.

Efeitos Colaterais da Kava Kava:

O principal efeitos colateral do uso de Kava Kava é o surgimento de lesões graves no fígado.

Contraindicações da Kava Kava:

A Kava Kava está contraindicada para grávidas, lactantes e pacientes com doenças hepáticas ou que se encontram a fazer tratamento com antidepressivos.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *