Yohimbe – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Yohimbe – O que é, Benefícios e Como Usar
4.5 (90%) 2 vote[s]

A Yohimbe muito popular, cuja origem é a África do Sul. A princípio, seu uso era voltado a doenças comuns, como febre e tosse. Também foi utilizada em casos de lepra. Foi no século XIX que missionários alemães descobriram uma nova função dessa planta: seu efeito afrodisíaco. Desde então, passou a ser estudada mais criteriosamente. Um de seus componentes químicos – a ioimbina – é um alcaloide, que faz com que os vasos sanguíneos se expandam, em todas as extremidades do corpo, inclusive nos genitais. Esse alcaloide, após estudos da indústria farmacêutica, foi isolado e sintetizado, passando a ser utilizado como medicamento importante no tratamento de impotência. Veja tudo sobre a Yohimbe – O que é, Benefícios e Como Usar:Yohimbe 

O que é Yohimbe:

Yohimbe é uma árvore originária da África do Sul, conhecida pelas suas propriedades afrodisíacas, que estimulam o apetite sexual e ajudam no tratamento de disfunções sexuais.

O nome científico desta planta é Pausinystalia Yohimbe, e esta pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação ou mercados livres. As cascas secas desta planta podem ser usadas na preparação de chás ou tinturas, podendo também ser adquirida na forma de suplementos em cápsulas ou extrato concentrado.

Propriedades da Yohimbe:

No geral, as propriedades da Yohimbe incluem uma ação que melhora o desempenho, a disposição e a potência. Esta planta possui um potente efeito afrodisíaco, além de ser responsável por dilatar os vasos sanguíneos, fortificar e prolongar a ereção do pênis.

Essa planta melhorar a circulação sanguínea, libera mais serotonina na corrente sanguínea e ainda combate a depressão leve.

Benefícios da Yohimbe:

Esta planta medicinal ajuda no tratamento de diversos problemas como:

  • Ajuda no tratamento da depressão, transtorno do pânico e ansiedade generalizada;
  • Estimula o crescimento muscular, podendo ser indicada para atletas.
  • Estimula o apetite sexual e ajuda a aumentar a líbido;
  • Ajuda no tratamento da disfunção sexual em homens causada por estresse e ansiedade;
  • Auxilia no tratamento de disfunções eréteis, pois dilata os vasos sanguíneos e facilita a ereção;
  • Aumenta a sensibilidade da região íntima da mulher;
  • Além disso, quando indicado pelo médico esta planta medicinal pode também ser usada no tratamento da doença de Alzheimer e da diabetes tipo II.

Modo de Uso a Yohimbe:

Geralmente, são usadas cascas secas de Yohimbe, para preparar chás caseiros ou suplementos à base de cápsulas, pó concentrado ou extrato concentrado contendo extrato seco da planta.

Chá de Yohimbe para a Disfunção Sexual:

O chá de Yohimbe  pode ser facilmente preparado usando cascas secas do tronco da planta, do seguinte modo:

Ingredientes:

  • 2 a 3 colheres de cascas secas de Yohimbe.

Modo de Preparo:

  • Colocar as cascas secas da planta numa panela com 150 ml de água fervente, deixando ferver a mistura durante 10 minutos em fogo baixo.
  • Passado esse tempo, desligue o fogo, tampar e deixar repousar durante 10 a 15 minutos. Coar antes de beber.
  • Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia sob orientação médica, durante 2 semanas de tratamento.

É recomendado su uso em forma de cápsulas industrializadas para que tenha o efeito esperado deve-se tomar de 18 a 30mg por dia, durante, pelo menos 7 semanas, porque esse é o período que esta planta demora para alcançar seu máximo benefício.

Efeitos Colaterais da Yohimbe:

Yohimbe quando consumida em grande quantidade, ou sem supervisão médica, pode causar alguns efeitos colaterais desagradáveis, que podem incluir:

  • Aumento da pressão e dos batimentos cardíacos;
  • Dor de cabeça;
  • Ansiedade e insônia;
  • Náusea e vômito;
  • Tremores e tonturas.

Com seu uso ainda podem surgir sintomas como vertigem, cefaleia, falta de coordenação motora, ansiedade, hipertensão, alucinações.

Quando não Deve ser Usada a Yohimbe:

Esta planta medicinal está contraindicada para mulheres grávidas ou amamentando e para pacientes com diabetes, problemas nos rins, fígado ou estômago.

Além disso, esta planta medicinal não deve ser consumida juntamente com remédios para a pressão alta, antidepressivos e medicamentos para o tratamento de transtornos psicológicos como esquizofrenia, por exemplo.

A Yohimbe também não deve ser consumida enquanto a pessoa ingerir alimentos ricos em tiramina.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *