Losna – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Losna – O que é, Benefícios e Como Usar
5 (100%) 11 vote[s]

A Losna (Artemísia absinthium) é uma erva medicinal também conhecida como absinto, erva-do-fel, alenjo, erva-de-santa-margarida, sintro e erva-dos-vermes. Existem registros que apontam que a Losna já é utilizada há milhares de anos, por causa das suas propriedades medicinais. Na Grécia Antiga, ela era usada como forma de homenagear a deusa Ártemis; hoje, é usada na fabricação da bebida alcoólica absinto e pode ser feito um chá que oferece vários benefícios da planta. Veja tudo sobre a Losna – O que é, Benefícios e Como Usar:Losna

O que é Losna:

A Losna é uma planta medicinal, também conhecida como Absinto, Erva-do-fel, Alenjo, Erva-de-santa-margarida, Sintro ou Erva-dos-vermes, muito utilizada para ajudar a baixar a febre ou para complementar o tratamento contra vermes.

A planta medicinal é um tipo de Artemísia que tem sabor intensamente amargo e pode ser usada para combater vermes intestinais e melhorar a digestão, sendo nativa da Europa. Ela possui flores amarelas e o arbusto pode chegar até 90 cm de altura, suas folhas são aromáticas e podem ser usadas em cercas vivas. Seu nome científico é Artemísia absinthium e as partes utilizadas são as folhas e as partes superiores das flores, que podem ser usadas em forma de chá, tintura, compressa ou extrato fluido.

Propriedades do Losna:

Absinto tem propriedades tônica, vermífuga, estimulante uterina, colagoga, anti-inflamatória, estimula o fígado e o sistema imunológico.

Benefícios da Losna:

Os principais benefícios da Losna são:

  • Alivia as cólicas intestinais, também limpa e normaliza o funcionamento do estômago.
  • Ajuda no tratamento dos rins, bexiga e pulmões.
  • Auxilia no tratamento de anemias.
  • Ativa a circulação sanguínea.
  • Ameniza a azia e dispepsias.
  • Ameniza menstruações difíceis e dolorosas, também regulariza o ciclo menstrual.
  • Também é boa para: nevralgias, mau hálito, prisão de ventre, vômitos, repele piolhos, insuficiência hepática, etc.
  • Age como estimulante de apetite e da digestão, mostrando-se útil para tratamentos de anorexia e quadros parecidos.

Modo de uso a Losna:

  • Compressa: Molhar uma gaze com o chá e colocar sobre a área da pele que deseja tratar, sendo muito útil em caso de picada de inseto ou arranhão.
  • Extrato fluido: Tomar 2 ml (40 gotas) diluída em água em jejum para eliminar vermes. Tomar a cada 15 dias, durante alguns meses ou de forma habitual.

Efeitos Colaterais:

A Losna pode causar cólicas abdominais, sangramento e aumento da pressão.

Contraindicações:

Não deve ser usada durante a gravidez porque pode provocar aborto, nem em caso de pressão alta. Em forma de chá não deve ser usado por mais de 4 semanas consecutivas, a não ser por indicação médica.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *