Benefícios das Plantas Alan Costa

10 benefícios da vinagreira para saúde!

Embora todas as partes da vinagreira sejam medicinais e significativas, suas folhas são especialmente importantes por seus inúmeros benefícios e usos. Além disso, a Vinagreira ou Cuxá (cuchá) como é conhecida popularmente é uma planta medicinal da família das Malvaceae, e é, também conhecida por azeda, azedinha, erva vinagreira, agrião-de-guiné, caruru-da-guiné, groselha-flor-roxa, groselheira, graxa-de-estudante, hibisco, hibiscus, pampola, pampulha, papoula, quiabo-roxo, quiabo-azedo, quiabo-de-angola, quiabo-róseo, rosela, Rosa da Jamaica e roselle.

quais os benefícios da vinagreira?

quais os benefícios da vinagreira?

vinagreira é um arbusto que pode chegar aos três metros de altura, é perene ou bianual e semilenhosa. O caule da Vinagreira apresenta tonalidades encarnadas e é pouco ramificado. Além disso, é arroxeada a coloração das folhas que têm características simples, alternas sendo as folhas superiores densas e de pecíolo longo e as inferiores ovadas e internas.

As folhas são ácidas e suculentas ao paladar sendo também ligeiramente astringentes. A cor das flores variam entre a tonalidade rosa e púrpura, com o pedúnculo encarnado, as flores são axilares e solitárias.

O fruto do Cuxá tem a forma de uma cápsula oval , revestida de pelos picantes e finos e contem, no seu interior, uma enorme quantidade de sementes. O fruto é formado através da colora e do cálice.

São as flores, as folhas e as raízes que depois de secas, preferencialmente ao sol, são utilizadas para fins medicinais. Podem ser usadas em geleias, sumos, saladas e poderão ser preparadas tisanas.

Valor nutricional:

A vinagreira, Hibiscus sabdariffa L, possui na sua constituição oxalato de potássio, carboidratos e ácido oxálico, ascórbico, ácido cítrico, ácido hibisco, ácido málico, ácido oxálico, ácido tartárico, oxalatos, taninos, delfinidinas, flavonoides, oxalato de potássio, mucilagem e vitamina C.

Para que serve?

A vinagreira cujo nome científico é a Hibiscus Sabdariffa serve tanto para fins fitoterápicos como para alimentação. Ela é fonte de ferro, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Maranhão.

A concentração desse mineral é 8,7% superior à média dos vegetais. O consumo de 100 g chega a bater 57% das necessidades diárias de ferro do ser humano. Ela também é rica em fibras e tem baixo valor calórico, menos de 65 Kcal em 100 g. Isso ajuda as pessoas que querem emagrecer e melhorar o intestino.

Quais os benefícios da vinagreira?

1. Prevenção da prisão de ventre:

se você consumir duas vezes por dia o chá da vinagreira já é suficiente para evitar a constipação.

2. Possui ação diurética:

Quer se livrar do inchaço no corpo causado pelo acúmulo de água? O chá de vinagreira pode lhe ajuda com esta condição, pois, a vinagreira possuir ricas propriedades diuréticas que ajudam a combater e inibir o inchaço no corpo.

3. Controle dos níveis do colesterol:

As flores ou cuchá, conhecidas como hibisco, possuir propriedades que ajudam a controlar o colesterol ruim. portanto, ajudando na prevenções de doenças cardiovasculares.

4. Emagrecimento:

O chá de hibisco (flor da vinagreira) reduz a vontade de comer doces, pois regula a produção e liberação de insulina no sangue. Isso evita os picos da substância e ajuda as pessoas que tem diabetes.

vinagreira

vinagreira

Outros benefícios:

  1. Combate os espasmos e cólicas uterinas,
  2. Ajuda a aliviar os sintomas da febre.
  3. Ativa a excreção da urina.
  4. Ajuda a prevenir infecções da pele,
  5. Grande aliada contra as hemorroidas,
  6. Ajuda a reduzir as varizes.

Contraindicações:

A ingestão da vinagreira deverá ser evitada por indivíduos com tendência à formação de pedra nos rins.

Sobre o autor | Website

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. FRANCISCO HERMES SALVIANO DE LIMA disse:

    MUITO BOA A INFORMAÇÃO QUE EU TIVE SOBRE OS BENEFÍCIOS DA VINAGREIRA,DESDE JÁ FICO MUITO GRATO

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.