Benefícios das Plantas

Cabaça – o que é, benefícios e como usar!

cabaça

A cabaça planta da família das Cucurbitaceae, também conhecida como cabaça-amargosa, cultivada frequentemente, principalmente como planta medicinal na Europa e no Extremo Oriente, pois suas flores são belíssimas, além de sua folhagem ser vigorosa. Seus frutos, depois de esvaziados, são usados para fabricação de vasilhames na maioria dos países onde é cultivada.

cabaça
cabaça

Valor nutricional: 

Entre as suas principais propriedades temos: ação purgativa e antinefrítica, amarga, drástica, emoliente e maturativa. É rica em água, fibras dietéticas e hidratos de carbono. A Cuia é ainda uma ótima fonte de complexos de vitamina B, vitamina C, potássio, cálcio, magnésio, ferro, zinco e fósforo.

Para que serve a cabaça:

Graças às suas propriedades, pode ser usada para o tratamento de pernas inchadas quando na forma de cataplasmas, além de curar melancolia, clorose e obstrução das vísceras. As folhas, aquecidas e aplicadas topicamente, podem ser usadas no tratamento de frieiras, mas também ajudam a apressar partos.

Benefícios da cabaça:

É usada na medicina popular como antidiarreica, analgésica, antiasmática, além de suas folhas terem aplicações purgativas. Terapeuticamente tem indicações como antibiótico, anti-hemorrágico, anti-inflamatório, analgésico e antialérgico, entre outros usos. Veja os demais benefícios da cabaça:

​1. É rica em zinco:

Elas são uma boa fonte de zinco. O zinco é necessário para regular as atividades de genes, os níveis hormonais e promove a membrana celular saudável.

2. São diuréticas: 

Ela é diurética e podem ajudar a eliminar as toxinas do corpo. Sensação de ardor e dificuldade de urinar pode ser causada devido ao alto nível de ácido na urina. É de natureza alcalina e pode, assim, proporcionar alívio a partir dele.

3. Para diabéticos:

O suco da cabaça vem diminuindo a diabetes tipo 2. Ainda faz a secreção de insulina mais sensível e regula o nível de glicose no corpo. A fibra dietética também pode retardar a absorção de glucose no corpo, impedindo, assim, anormais picos no nível de açúcar.

4. Perda de peso: 

Ela pode ser consumida em forma de suco ou fervura. Ela é pobre em calorias e fornece apenas 15 calorias por 100 gramas de consumo. Além disso, é rica em fibra alimentar e pode manter uma pessoa saciada.

beneficios da cabaça
benefícios da cabaça

Modo de usar a cabaça:

O fruto depois de maduro, sua polpa fica amarga e se constitui um purgativo drástico; é emoliente e maturativa, antigamea muito usada em cataplasmas para curar a inchação das pernas, assim como em clisteres para combater a melancolia, a clorose e a obstrução das vísceras.

Porém, seu uso deve ser controlado, pois, se a dose for exagerada causará hemorragias mortais, precedidas de sintomas idênticos ao do cólera-morbo. Suas folhas, depois de aquecidas e aplicadas topicamente, servem para apressar os partos e para curar as frieiras. Das suas sementes faz-se uma bebida forte e eficaz contra a nefrite, e que também é purgativa.

Efeitos colaterais:

Seu consumo deve ser controlado, pois o seu uso em doses excessivas pode causar hemorragias mortais, precedidas por sintomas que são muito parecidos aos da cólera morbus.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário