Benefícios das Plantas

Araruta – o que é, benefícios e como usar!

araruta se destaca no meio de produtos naturais na forma do polvilho extraído dos rizomas da planta, após trituração, e também por ser fonte de carboidratos, cálcio, fibras, alívio de diarreias, e por seu uso em cosméticos.

araruta
araruta

O que é araruta?

A araruta, também conhecida como maranta ou arrowroot, é uma planta medicinal com origem na América do Sul, que muito usada na forma do polvilho, podendo substituir a utilização do polvilho de mandioca.

Além disso, ela tem um sabor mais neutro que o amido de milho, mas tende a quebrar mais facilmente quando aquecida e pode tornar os molhos muito elásticos.

Por outro lado, proporciona bom brilho e translucidez, o que às vezes é desejável, principalmente em recheios de torta de frutas e molhos de frutas. Também é mais caro que amido de milho e outros amidos.

Quais são as propriedades da araruta?

As propriedades desta planta podem incluir fácil digestibilidade e atividade anti-inflamatória, além de também ser uma ótima opção para regular o intestino.

Benefícios da araruta para saúde:

Esta planta medicinal pode ter diversas aplicações, como:

  • Ela pode ser usada na preparação de mingau, que é especialmente indicado para crianças e idosos, por ser muito nutritivo;
  • O amido e o polvilho extraídos da planta são nutritivos e especialmente indicados para intolerantes ao glúten;
  • A sua fécula é indicada para o tratamento da diarreia ou de problemas de digestão, pois apresenta ótima digestibilidade;

Além disso, a fécula desta planta também pode ser usada no tratamento de feridas ou picadas de inseto, sendo para isso indicado aplicar compressas diretamente sobre a região a tratar.

Como usar?

Ao usar a araruta para engrossar um molho, ele primeiro seria combinado com um líquido frio para formar uma pasta, que é então adicionada ao líquido a ser espessado.

Além disso, o líquido é aquecido, o que faz com que o amido na pasta se expanda e engrosse o molho. Se fosse adicionado diretamente, sem fazer primeiro uma pasta, iria se aglomerar e criar um resultado irregular, em vez de suave.

Onde encontrar:

Atualmente esta planta tem sido difícil de encontrar em vários alimentos prontos, pois a sua forma mais usual em polvilho foi sendo substituída por polvilho de mandioca, devido às dificuldades do plantio.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário