Araruta – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Araruta – O que é, Benefícios e Como Usar
4.8 (96%) 20 vote[s]

Araruta – O que é, Benefícios e Como Usar essa planta. Além disso, conhecida como maranta, Araruta-gingante, arrow root para os ingleses, entre outros nomes, a Araruta (Maranta arundinacea) se destaca no meio de produtos naturais na forma do polvilho extraído dos rizomas da planta, após trituração, e também por ser fonte de carboidratos, cálcio, fibras, alívio de diarreias, e por seu uso em cosméticos. Veja tudo sobre a Araruta – O que é, Benefícios e Como Usar:Araruta

O que é Araruta:

A Araruta, também conhecida como maranta ou arrowroot, é uma planta medicinal com origem na América do Sul, que muito usada na forma do polvilho, podendo substituir a utilização do polvilho de mandioca.

Esta é uma planta medicinal a partir da qual pode ser feita a extração de amido desta planta, uma opção livre de glúten que pode ser usada por intolerantes ao glúten como substituição do trigo, aveia ou centeio, por exemplo. O amido desta planta é muito nutritivo, sendo também muitas vezes indicado para crianças, idosos ou gestantes.

Propriedades da Araruta:

As propriedades desta planta podem incluir fácil digestibilidade e atividade anti-inflamatória, além de também ser uma ótima opção para regular o intestino.

Benefícios da Araruta:

Esta planta medicinal pode ter diversas aplicações, como:

  • Pode ser usada na preparação de mingau, que é especialmente indicado para crianças e idosos, por ser muito nutritivo;
  • O amido e o polvilho extraídos da planta são nutritivos e especialmente indicados para intolerantes ao glúten;
  • A sua fécula é indicada para o tratamento da diarreia ou de problemas de digestão, pois apresenta ótima digestibilidade;

Além disso, a fécula desta planta também pode ser usada no tratamento de feridas ou picadas de inseto, sendo para isso indicado aplicar compressas diretamente sobre a região a tratar.

Como Encontrar a Araruta:

Atualmente esta planta tem sido difícil de encontrar em vários alimentos prontos, pois a sua forma mais usual em polvilho foi sendo substituída por polvilho de mandioca, devido às dificuldades do plantio.

Logo, a indústria de alimentos praticamente não a usa mais, mas é possível encontrar em forma de pó, nas lojas de produtos naturais online ou no Mercado Municipal de São Paulo.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *