Benefícios das Plantas Alan Costa

12 benefícios das folhas de orégano para saúde!

As folhas de orégano são mais conhecidas em sua forma seca e amplamente utilizadas como ingredientes nas receitas da cozinha do Mediterrâneo, embora existam várias receitas de mexicanos, italianos e espanhóis que também usam as folhas de orégano secas.

folhas de oregano

folhas de oregano

O que são folhas de orégano?

O orégano faz parte de uma planta herbácea que também é usada na medicina herbal. Várias pessoas usam para evitar pragas e insetos, devido seu forte aroma. Cientificamente, o orégano é bem conhecido como Origanum vulgare, que vem da mesma família das folhas de hortelã.

O próprio orégano tem significado literal ‘alegria das montanhas’. Embora possa ser usadas frescas e secas, a maioria das pessoas prefere o uso das folhas de orégano secas, pois as secas possuem um sabor mais forte do que as folhas de orégano frescas.

Benefícios das folhas de orégano:

1. Propriedades anti-bacterianas:

O carvacrol presente nas  folhas de orégano é a razão pelo seu cheiro único e aromático, mas a função do carvacrol é mais do que isso. Muitos estudos foram realizados e mostraram que o carvacrol é um composto com poderoso efeito antimicrobiano.

Como contém propriedades anti-bacterianas, as folhas de orégano são essencial para combater as bactérias e prevenir algumas doenças.

2. Trata inflamações:

O que as pessoas não sabem sobre a inflamação é que este problema é a raiz de algumas doenças graves. No entanto, com base em um estudo científico realizado por cientistas da Universidade de Bonn, na Alemanha, existe um composto chamado beta-cariofilina encontrado nas folhas de orégano que pode atuar como anti-inflamatório. Para lidar com as doenças, é melhor tratar a inflamação primeiramente.

3. Contra o câncer:

Contém alguns dos poderosos antioxidantes que são essenciais para o combate dos radicais livres. Os antioxidantes podem ser produzidos pelo corpo, mas a quantidade não vai ser suficiente. Por isso, o consumo de alimentos ricos em antioxidantes é altamente recomendado para satisfazer a ingestão diária de antioxidantes.

O radical livre é a razão do desenvolvimento de células cancerosas.

4. Propriedades antioxidantes:

O timol, um produto químico que proporciona um forte e exclusivo cheiro das folhas de orégano, é um fitonutriente que também funciona como um poderoso antioxidante.

Além do timol, há também outro fitonutriente que exerce a mesma função, o ácido rosmarínico.

5. Fortalece o sistema imunológico:

O sistema imunológico é como um escudo, que protege o corpo de todos os tipos de distúrbios externos, como vírus, bactérias, radicais livres, infecções virais e muito mais, quanto mais forte, melhor.

As folhas de orégano são ricas em antioxidantes como o timol, o ácido rosmarínico e o carvacrol, que são perfeito para o sistema imunitário.

6. Produz de glóbulos brancos:

Os glóbulos brancos são parte do sistema de imunidade. Quanto melhor o sistema de imunidade estiver funcionando, mais equilibrado será a produção de glóbulos brancos.

folha de oregano

folha de oregano

As folhas de orégano, que são ricas em carvacrol e timol, ajudará no aumento da a produção de glóbulos brancos, a fim de combater as bactérias e outros problemas causadas efetivamente por infecções virais.

7. Acelera o metabolismo:

Um metabolismo saudável é essencial para garantir que o corpo esteja funcionando corretamente. No entanto, existem muitos fatores que estão afetando o sistema de metabolismo.

Alguns fatores retardarão o metabolismo enquanto outros aceleram o processo. Contém algumas propriedades que podem acelerar o metabolismo para que o corpo possa funcionar de forma otimizada.

8. Contém propriedades cicatrizantes:

Um dos problemas que as pessoas enfrentam após uma doença é a recuperação. Durante esse processo de cicatrização, o corpo humano está em estado mais fraco e o fortalecimento do sistema de imunidade é fundamental.

Adicionar um pouco em sua dieta irá garantir que o sistema imunológico esteja funcionando corretamente, fornecendo uma camada de proteção. Desta forma, o resultado é um processo de cicatrização mais acelerado.

9. Auxilia no sistema digestivo:

Certamente você sabia que todos os alimentos ricos em fibras são bons para o sistema digestivo. Mas, você nunca adivinharia que as folhas de orégano contém uma quantidade adequada de fibra, não é mesmo?

Bem, embora não seja muito, é o suficiente para apoiar o funcionamento do sistema digestivo. Um sistema digestivo saudável afetará significativamente o metabolismo.

10. Promove absorção de nutrientes:

São uns dos alimentos ricos em fibras que estimularão o movimento dentro do sistema intestinal para garantir a absorção ideal de nutrientes.

11. Fonte natural de ácidos graxos ômega 3:

Os ácidos graxos ômega 3 são essenciais para o corpo humano, mas muitas pessoas sabem que os ácidos graxos ômega 3 não são exclusivo dos frutos do mar, pois as folhas de orégano também contém um teor relativamente alto de ácidos graxos ômega 3.

Sobre o autor | Website

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.