Uxi Amarelo – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Uxi Amarelo – O que é, Benefícios e Como Usar
4.7 (94.81%) 27 vote[s]

Uxi Amarelo – O que é, Benefícios e Como Usar essa planta. Além disso, o Uxi Amarelo é uma árvore nativa da Amazônia, podendo chegar a 30 metros de altura e até um metro de diâmetro, e considerada uma planta medicinal. Popularmente, a erva é conhecida também como axuá, pururu, uxi, uxi-liso e uxi-pucu e tem muita utilização no tratamento de inflamações no útero e artrite, além de servir como complemento alimentar. O Uxi Amarelo, cujo nome científico é Endopleura uchi, pode ser encontrado em férias livres, mercados, lojas de produtos naturais e, ultimamente, também na forma de cápsulas. Veja tudo sobre esta planta:Uxi Amarelo

O que é Uxi Amarelo

O Uxi Amarelo é uma planta medicinal, também conhecida popularmente como axuá, pururu, uxi, uxi-liso ou uxi-pucu, muito utilizada como suplemento alimentar, ou no tratamento de inflamações do útero, bexiga e artrite.

Esta planta é originada da Amazônia brasileira, e possui, dentre as suas propriedades, efeitos anti-inflamatório, antioxidante, diurético e estimulante imunológico. Acredita-se que seus principais benefícios sejam provenientes do princípio ativo chamado bergenina.

O nome científico do Uxi Amarelo é Endopleura uchi, e sua parte utilizada costuma ser a casca na forma de lascas, que podem ser compradas em feiras livres, mercados e lojas de produtos naturais, ou também podem ser encontradas na forma de cápsulas ou em pó.

Benefícios do Uxi Amarelo:

O Uxi Amarelo é utilizado no tratamento de diversos problemas de saúde, e as suas principais propriedades incluem a ação anti-inflamatória, principalmente relacionado a doenças uterinos e urinários, como mioma, cistos uterinos, infecções urinárias, endometriose e desregulação menstrual pela síndrome dos ovários policísticos. Como estas alterações podem aumentar o risco de infertilidade, o consumo do Uxi Amarelo é muito utilizado para facilitar a gravidez.

A ação anti-inflamatória e imunoestimulante do Uxi Amarelo também pode auxiliar no tratamento de artrite, bursite, reumatismos, além de outras doenças como problemas do coração, diabetes, asma, prostatite e úlceras gástricas. Além disso, o esta planta é conhecido por ter efeitos antioxidantes, antiviral, diurético e verfmífugo.

Como fazer o Chá do Uxi Amarelo:

A parte utilizada desta planta é a sua casca, muito úteis para fazer chás e infusões. Como fazer o chá:

  • Coloque 10 g de casca e 1 litro de água em uma panela e deixar ferver por cerca de 3 minutos.
  • Depois deixar repousar por 10 minutos, coar e beber até 3 xícaras por dia.

Esta planta também pode ser encontrada em cápsulas e pó, em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, que podem ser tomados diariamente, ou conforme indicação do médico.

Além disso, muito comum associar o consumo de chá do Uxi Amarelo com o chá de unha de gato, tomados em horários diferentes ao longo do dia, para potencializar as propriedades imunoestimulantes e anti-inflamatórias de ambas as plantas medicinais.

Quem não deve Utilizar :

Esta planta está contraindicado para mulheres grávidas ou em fase de lactação.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *