Shatavari – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Shatavari – O que é, Benefícios e Como Usar
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A Shatavari também é conhecido como Asperges racemosus . É membro da família dos espargos. É também uma erva adaptógena. As ervas adaptógenas são ditas para ajudar seu corpo a lidar com o estresse físico e emocional. A Shatavari é considerado um tônico de saúde geral para melhorar a vitalidade, tornando-se um alimento básico na medicina ayurvédica. Continue lendo para saber mais sobre os outros benefícios para a saúde que pode oferecer. Veja tudo sobre a Shatavari – O que é, Benefícios e Como Usar

O que é Shatavari:

A Shatavari é uma planta medicinal que pode ser usada como tônico para homens e mulheres, conhecida pelas suas propriedades que ajudam a tratar problemas relacionados com o sistema reprodutivo, melhorando a fertilidade e vitalidade e aumentando a produção de leite materno.

Esta planta também pode ser conhecida como planta da fertilidade e o seu nome científico é Asparagus racemosus.

Para que serve a Shatavari:

Esta planta medicinal pode ser usada para diferentes fins, que incluem:

  • Reduz a produção de ácido, ajudando a tratar úlceras no estômago e no duodeno e melhorando a má digestão;
  • Alivia os gases intestinais e a diarreia;
  • Reduz os níveis de açúcar no sangue, ajudando a tratar a diabetes;
  • Ajuda a eliminar o inchaço aumentando a produção de urina;
  • Reduz a tosse e complementa o tratamento da bronquite.
  • Além disso, esta planta medicinal pode ser usada no tratamento de problemas relacionados com o sistema nervoso central, possuindo uma atividade calmante e anti-estresse.
  • Melhora a fertilidade e vitalidade do corpo e sistema reprodutivo;
  • Aumenta a produção de leite em mulheres amamentando;
  • Ajuda a baixar a febre;
  • É um antioxidante que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele e aumenta a longevidade;
  • Melhora a imunidade e ajuda a combater doenças e inflamações;
  • Melhora a função mental;

Propriedades da Shatavari:

As propriedades da Shatavari incluem uma ação antiúlcerosa, antioxidante, calmante e anti-estresse, anti-inflamatória, anti-diabética, que trata a diarreia e que melhora o sistema imunitário.

Além disso, a raiz desta planta apresenta também uma ação afrodisíaca, diurética, anti séptica, tônica, que reduz os gases intestinais e que melhora a produção de leite materno.

Modo de Uso a Shatavari:

Esta planta pode ser facilmente encontrada em lojas on-line, ervanárias ou lojas de produtos naturais na forma de pó concentrado ou cápsulas, contendo extrato seco da raíz da planta. O pó ou extrato seco da planta pode ser facilmente adicionada a água, suco ou iogurtes para facilitar a sua toma.

Geralmente, é recomendado tomar estes suplementos 2 a 3 vezes por dia junto das refeições, de acordo com as orientações descritas pelo fabricante do produto.

Contraindicações da Shatavari:

Shatavari, como parte da família dos espargos, deve ser evitado por qualquer pessoa com alergia aos espargos. Alguns dizem que os espargos podem ter um efeito diurético e, portanto, essa planta deve ser usado com precaução em pessoas que tomam drogas diuréticas.

5 De uma perspectiva ayurvédica, deve-se evitar essa planta em casos de excesso de kapha, congestionamento e ama. 2, 3 No Ocidente, como o papel exato dos fitoestrógenos ainda é desconhecido, as pessoas com sensibilidades de estrogênio, incluindo tumores sensíveis ao estrogênio, são aconselhados a usar cautela com alimentos e ervas contendo fitoestrógenos, o que inclui Shatavari. 8, 9 Sempre consulte seu médico se você tiver dúvidas relacionadas à sua condição específica.

Efeitos Colaterais da Shatavari:

Ela é bem tolerado em uso tradicional e nenhum efeito adverso significativo foi relatado.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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