Início » Benefícios das Plantas » 20 benefícios da catuaba para saúde!

20 benefícios da catuaba para saúde!

quais os benefícios da catuaba para saúde?

A catuaba é uma planta afrodisíaca mais famosa do Brasil e tem um longo histórico de uso e é usada especificamente para vários problemas de saúde. Além disso, a cCatuaba, também conhecida como Alecrim-do-campo, catuaba-verdadeira, Catuabinha, Catuíba, catuaba-pau, Caramuru ou Tatuaba, é uma planta medicinal e os seus benefícios são utilizados para fazer remédios afrodisíacos para problemas de impotência masculina.

quais os benefícios da catuaba para saúde?
quais os benefícios da catuaba para saúde?

O nome científico da catuaba é Anemopaegma mirandum e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e alguns mercados e supermercados, na forma de pó, cápsulas, bebida alcoólica ou na sua forma natural.

Propriedades nutricionais:

A catuaba tem as seguintes propriedades medicinais:

  1. É ansiolítica,
  2. Afrodisíaca,
  3. Antisifilítica,
  4. Digestiva,
  5. Diurética,
  6. Tônica estimulante do sistema nervoso,
  7. Expectorante e
  8. Vasodilatadora.

A Anemopaegma mirandum tem também ação protetora contra citotoxicidade e induz a apoptose de neuroblastomas, razão pela qual é mais estudada do que as outras espécies também conhecidas como catuaba.

Quais os benefícios da catuaba para saúde?

1. Favorece o bom humor:

A casca desta planta é considerada uma grande aliada para o humor, auxiliando inclusive no tratamento de ansiedade e depressão leve.

2. Melhora o funcionamento do cérebro:

E por falar em atividade cerebral, outro dos benefícios com relação ao consumo desta planta reside no fato de ela ser um poderoso agente natural para renovação das células do cérebro.

Isso ocorre devido à grande quantidade de antioxidantes contidos nesta planta, substância esta responsável por fortalecer a síntese neural, evitando diversos tipos de doenças ocorridas no sistema nervoso.

3. Combate inflamações:

Embora esta informação seja desconhecida por muitas pessoas, o extrato dessa planta se apresenta também como um importante remédio natural durante os processos inflamatórios, combatendo os vírus e bactérias nocivos ao corpo humano.

4. Fortalece o sistema imunológico:

Outro dos muitos benefícios da catuaba é que ela exerce um papel fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico.

5. Previne e combate o câncer:

Outro benefícios da catuaba pouco conhecido com relação a esta planta é que ela previne e combate os tumores cancerígenos. Este fator está relacionado também às grandes quantidades de poderosos antioxidantes e demais substâncias contidas sobretudo na casca da planta.

6. Favorece a memória:

Este é talvez um dos benefícios da catuaba mais conhecidos. Pelo fato de ela equilibrar e fortalecer as atividades do sistema nervoso, esta planta estimula a memória e também aumenta o foco e a concentração.

Exatamente por este motivo, ela muito indicada para pessoas que necessitam trabalhar em frente ao computador ou estudar por várias horas.

7. Previne o mal de parkinson:

Devido à ação que catuaba exerce na prevenção e tratamento de doenças neurodegenerativas, como o mal de Parkinson, Os Benefícios da Catuaba desempenha um papel fundamental ao proteger o cérebro ou até mesmo amenizar os efeitos desta doença.

8. Melhora o desempenho sexual:

Este é sem dúvida um dos benefícios da catuaba mais conhecidos, sendo por este motivo muito associada ao seu poder afrodisíaco.

9. Combate a fadiga:

Esta planta também é reconhecida por atuar na diminuição do cansaço, fornecendo ao corpo uma dose extra de energia e estimulando as atividades cerebrais.

10. Propriedades antimicrobianas:

Estudos clínicos têm constatado que a planta tem propriedades antibacterianas e antivirais. De acordo com um estudo de 1992, o extrato obtido a partir desta árvore é eficaz na proteção contra infecções causadas por bactérias, tais como Escherichia coli e Staphylococcus aureus.

As suas propriedades antivirais foram constatadas como eficazes na inibição do HIV. O estudo revelou que a atividade anti-HIV da planta é devido ao abrandamento da absorção de HIV nas células. Este resultado sugeriu que a catuaba pode ser usada como um remédio para prevenir infecções oportunistas em pessoas que sofrem de HIV.

11. Ótimo antidepressivo:

Em experiências realizadas com camundongos, notou-se que, devido ao aumento da liberação de serotonina e melatonina na corrente sanguínea, hormônios relacionados ao humor, a planta pode ajudar no combate à depressão.

catuaba para saúde
catuaba para saúde

12. Efeito analgésico:

Enquanto a bebida provoca dores de cabeça (sintoma de ressaca), a planta as alivia. Segundo João Batista Calixto, professor do Departamento de Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a planta apresenta também propriedades analgésicas.

13. Ajuda no combate à insônia:

É importante lembrar que bebe-la (bebidas alcoólicas em geral) apenas agravará o problema da insônia. Apenas o chá da planta é eficiente para curar esse male.

14. Para o cérebro:

A planta ainda possui uma grande eficácia no combate aos radicais livres. Isso quer dizer que ela ajuda a manter o cérebro saudável e assim, ainda melhora a saúde dos nervos.

Outros benefícios da catuaba para saúde:

  1. Previne câncer;
  2. Aumenta a imunidade;
  3. Previne Alzheimer;
  4. Combate gripe e resfriado;
  5. Elimina toxinas.

Efeitos colaterais e contraindicações:

É muito importante ressaltar que a planta deve ser ingerida nas dosagens certas, pois doses excessivas podem provocar efeitos indesejados como taquicardia.

A planta e seus derivados não devem ser consumidos por mulheres grávidas, crianças, pessoas com glaucoma e pessoas com arritmia. Apesar de seu efeito analgésico, pode provocar dores de cabeça em algumas pessoas.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

2 comentários

  • […] facilmente preparado, onde você vai precisar de 100 gramas de cada um desses produtos: alecrim, catuaba e chapéu de couro. Você deve dividir a mistura total das ervas e utilizar 20 gramas por preparo […]

  • […] 40 g de raízes de catuaba; […]

Deixe um comentário