Verônica – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Verônica – O que é, Benefícios e Como Usar
4.6 (92.73%) 11 vote[s]

Conheça a Verônica, planta com propriedades medicinais, e saiba como aproveitar seus benefícios. Seu nome científico é Verônica officinalis l, esta planta é facilmente disseminada em locais frios. Da família das scrophulabiaceae. A planta pode ser identificada por suas pequenas flores em tom de azul claro com sabor e odor forte e amargo. Veja tudo sobre esta planta:Verônica

O que é Verônica:

Verônica é uma planta medicinal, cientificamente chamada de Veronica officinalis L, cultivada em locais frios, que possui pequenas flores de cor azul claro e sabor amargo.

Ela pode ser utilizada em forma de chá ou compressas e pode ser comprada em lojas de produtos naturais e algumas farmácias de manipulação.

Propriedades:

Esta planta possui propriedades adstringente, diurética, tonificante, aperitiva, digestiva, expectorante, depurativa, béquica e antitussígena.

Para que Serve:

Esta planta serve para tratar problemas como falta de apetite, sensação de peso no estômago, enxaqueca causada por má digestão, assim como para acalmar pruridos e suavizar a pele ressecada pelo frio.

Modo de uso:

As partes utilizadas desta planta são todos os seus componentes aéreos, podendo ser utilizados para fazer chás ou compressas.

  • Chá: Ferver 1 litro de água e depois deixar em infusão de 30 a 40 gramas das folhas de verônica por alguns minutos, esperar amornar, coar e beber em seguida. Tomar 3 a 4 xícaras por dia.
  • Compressa: Ferver 1 litro de água juntamente com 30 a 40 gramas das folhas e do caule da planta por 10 minutos e depois deixar esfriar. Quando amornar, aplicar diretamente sob a pele.

Efeitos Colaterais:

Não são conhecidos efeitos colaterais desta planta.

Contraindicações:

São desconhecidas contraindicações desta planta.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *