Lobélia – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Lobélia – O que é, Benefícios e Como Usar
4.7 (93.33%) 18 vote[s]

Lobélia – O que é, Benefícios e Como Usar de forma correta. Além disso, a Lobélia possui propriedades que são altamente benéficas a nossa saúde. A Lobélia é uma planta medicinal também conhecida como tabaco-indiano, erva-emética e erva-de-asma. Inclui as espécies medicinais L. cardinalis, L. siphilitica e L. chinenses. Pertence a família Campanulaceae.

lobelia

A Lobélia é uma planta que, além de ser usada como decoração, também é usada para fins medicinais. Destaca-se por melhorar as condições respiratórias, bem como por suas propriedades analgésicas.

Propriedades da Lobélia

A Lobélia é conhecida pelos seguintes nomes e espécies: Lobélia inflata, Campanulaceae, Lobeliae Inflatae herba seu sêmen. A Lobélia tem sabor picante, amarga e fria. É rica em uma propriedade chamada lobelina que atua nos seguintes meridianos: fígado, pulmão, triplo aquecedor, estômago. Tem ação demulcente, diurética, emoliente, refrescante.

A Lobélia é uma erva benéfica no tratamento de dor e inchaços. Atua também em situações e desconfortos como garganta obstruída. Agora que já conhece as suas propriedades, conheça também os Benefícios da Lóbelia Para Saúde:

1. Benefícios da Lóbelia Para Parar de Fumar

Um ingrediente ativo da planta Lobélia, a lobelina, mostrou ser similar à nicotina, ao nível dos seus efeitos sobre o corpo. Por esta razão, lobelina já foi usada como um substituto da nicotina em muitos produtos anti-tabaco e preparações destinadas a quebrar o hábito de fumar.

2. Benefício da Lóbelia Contra a Asma

A lobelina, ingrediente ativo da planta, estimula o sistema respiratório e auxilia na respiração profunda, condição que pode aliviar problemas respiratórios, incluindo condições de asma.

3. Ajuda no Relaxamento Muscular

Na homeopatia, a Lobélia também é usada sozinha ou com outros produtos para cessação do tabagismo, relaxamento muscular, náuseas, vômitos e várias doenças respiratórias.

4. Benefício da Lóbelia Para Saúde Pulmonar

A Lobélia é picante amarga e fria. Pelo fato e ser muito picante, ela difunde muito o qì dos pulmões. A tosse e a respiração ofegante ocorrem quando o qì dos pulmões perde sua ação depurativa descendente e sua capacidade de difundir.

Como a planta trata esse padrão de maneira muito eficaz, ela pode ser usada para doenças associadas, de qualquer etiologia, incluindo o impedimento do exterior pelo vento-frio, a invasão dos pulmões pelo vento tépido e a perturbação desses órgãos pelo fogo fulgurante

5. Auxilia em Terapias de Expulsão

A Lobélia pode ser aplicada com eficiência como terapia de expulsão, tanto no tratamento da fleugma-saliva, quando esta obstrui a garganta, dificultando a respiração, quanto em casos de estagnação de alimentos, a qual causa distensão, sensação de estômago muito cheio e dor.

Ao usar a planta como terapia de expulsão, administre-a em doses pequenas e frequentes, até que o paciente sinta náusea.

Outros Benefícios da Lóbelia Para Saúde

  • No sistema respiratório, ajuda a relaxar músculos bronquiais enquanto dilata os bronquíolos.
  • Também é muito útil no tratamento da coqueluche em crianças.
  • É uma erva muito importante para todos os tipos de espasmo, convulsões, tremores e ataques repentinos.

lobelia beneficios

Principais Combinações da Lóbelia

  • Combine a com raiz da erva daninha de borboleta e gengibre para efusão de calor decorrente da invasão externa do vento-calor ou vento-frio.
  • Combine com cimicífuga azul pimenta-de-caiena no tratamento de convulsões clônicas.
  • Combine com solidéu e a flor-de-maracujá em quadros de dependência do fumo. Também convém adicionar uma fórmula constitucional sob a forma de um medicamento vendido sem receita médica para qualquer paciente que esteja tentando se afastar do fumo.

Como Usar a Lóbelia

Lobélia pode ser usada de diversas formas, mas a forma mais correta e eficaz é mesmo o uso como chá, usando uma pequena quantidade (meia colher de chá da erva para uma chávena de água) em água e deve ferver durante aproximadamente 15 minutos. É uma forma muito saudável de largar esse vício que destrói tantas vidas.

Contraindicações da Lobélia

A Lobélia é uma erva potencialmente tóxica e só deve ser utilizada sob prescrição médica em doses homeopáticas. Pode causar efeitos colaterais graves, incluindo náuseas, diarreia, tremores, taquicardia, confusão mental, hipotermia, coma e até a morte.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *