Euphorbia – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Cura Natural

Euphorbia – O que é, Benefícios e Como Usar
4.8 (96%) 10 vote[s]

Conhece a Euphorbia? Quer saber tudo sobre os Benefícios da Euphorbia e como usá-la da forma correta? Conheça tudo isso logo a seguir. Além disso, ela é um arbusto ou arvoreta, lenhoso, de seiva tóxica e aspecto único e decorativo. Seu caule é ereto e ramificado, de textura suculenta quando jovem, mas que vai lignificando aos poucos. Os ramos são cilíndricos e verdes, verticilados e desempenham o papel da fotossíntese da planta. Eles são geralmente verdes, mas sob sol forte adquirem belas tonalidades alaranjadas e avermelhadas.

A planta é um tradicional ingrediente de chás medicinais e garrafadas (tipo de bebida feito a partir de ervas popularmente conhecidas como medicinais) e atribui-se a ela algumas características antitumorais, entretanto ainda não há comprovações científicas.

Ela despertou a curiosidade de um empresário nordestino, após a melhora de um familiar com câncer que realizou um tratamento com a planta, então, o empresário decidiu investir em pesquisas e, na fase pré-clínica (testes em células em cultura e em animais), foram demonstrados resultados positivos em diversos tipos de tumores sólidos.

euphorbia

Para que Serve a Euphorbia:

A Euphorbia hirta possui mais benefícios medicinais, ela pode ser usada no tratamento de asma, bronquite, enfisema, tosse nervosa, catarro, febre do feno e disenteria amébica. Seu uso externo é indicado para queimaduras e também verrugas. Todas as partes dessa planta podem ser usadas, além do seu suco.

Para fazer o suco elas são cortadas quando estão florescendo e usadas frescas, para infusões, extratos líquidos e tinturas são usadas secas. Esta é uma erva picante, amarga e também anti-séptica que expele flegma e alivia espasmos.

Benefícios da Euphorbia:

Curadores de todos os tempos foram certeza de que os benefícios da euphorbia está na seiva leitosa é um diurético, laxante, sudorífico, anti-emético, perturbador, ação analgésica e anti-helmíntico. Euphorbia usado para edema, paralisia, nonhealing úlceras, mordidas de animais portadores de raiva.

A seiva de algumas espécies deste género era utilizada como tratamento para vários cancros mais superficiais, como por exemplo alguns câncer de pele. A seiva pode também ser utilizada no tratamento de diversas doenças, como por exemplo abcessos, reumatismo ou tosse.

Além das propriedades medicinais, a seiva de determinadas espécies é altamente comercial devido à presença de látex, utilizado em diversas industrias. As espécies do gênero Euphorbia podem ser produzidas também para intuitos comerciais, por exemplo, as plantas conhecidas como Estrelas de Natal, são Euforbias muito vendidas no natal. Outras espécies (com porte arbóreo) são produzidas para a obtenção de madeira, muito apreciada para a produção de carvão.

euphorbia beneficios

Modo de Usar a Euphorbia:

Para dores reumáticas, passar o leite diluído de duas a três vezes ao dia. Para verruga e calo, pingar uma gota do látex no local.

Efeitos Colaterais da Euphorbia:

Não há relatos de efeitos colaterais ou contraindicações no uso da Euphorbia hirta, porém a substância leitosa que sai dessa segunda erva é prejudicial aos animais. Algumas espécies podem ser tóxicas e causar certos tipos de alergia.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *