Alamanda – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Alamanda – O que é, Benefícios e Como Usar
4.8 (95%) 8 vote[s]

Alamanda – O que é, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, a Alamanda possui ricas propriedades que beneficiam a nossa saúde de forma geral. A Alamanda é uma flor amarela, vistosa e que enche os olhos. Certamente você já deve ter se deparado com uma dessas por aí. Trata-se de uma planta de flor grande, espécie da família das Apocynaceae.

alamanda

Ela é uma trepadeira arbustiva, ornamental e lactescente com folhas verticiladas que também tem propriedades de cura. Para muitos, ela é conhecida como alamandas amarela, alamandas de flor grande, dedal-de-dama ou, simplesmente, Alamanda. Seu nome oficial é Allamanda cathartica L., uma espécie da família Angiospermae, nativa do Brasil e cultivada no mundo todo.

Propriedades da Alamanda:

Estas são os principais componentes químicos desta flor que muito beneficia a nossa saúde: Cumarina, Éter metílico, Lactonas iridoides, Plumericina, Isoplumericina, Allamandina. Confira agora alguns Benefícios da Alamanda:

Age Como Repelente Natural:

Como a Alamanda tem princípios tóxicos e venenosos descobriu-se que é muito eficiente no combate a pragas de jardim,como cochonilhas e pulgões.

Fazer uma chá das folhas picadas com água quase fervendo, esperar esfriar e com um aspersor borrifar as plantas atacadas. Não usar recipientes de uso para alimentos, colocar luvas na hora de cortar as folhas e esperar um dia sem sol ou após o entardecer.

Combate Tumores no Figado:

A parte que é usada com propósitos medicinais é a casca ou a seiva da casca. Seu chá tem efeito purgativo, pode ser usado para combater tumores do fígado e vermes intestinais.

Previne Cólicas:

A Alamanda também pode ser utilizada no combate a moléstias do baço, intoxicação saturnina, cólicas dos pintores ou cólicas de chumbo.

Como Usar a Alamanda:

  • Ela pode ser aplicada diretamente na pele e regiões doentes;
  • Fazer o chá com as folhas, mas não tomar muito sob risco de vomito excessivo (É tóxica se tomar muito);
  • Colocar as cascas no sol e depois passar pelo corpo como febrífuga (os índios que fazem isso e pode ser visto como uma crença);
  • Fazer o chá fraco, se for usar internamente, com as folhas.

Como Fazer o Chá de Alamanda:

  • Para preparar o chá da Alamanda, separe uma xícara de água e uma pequena porção da casca seca da planta.
  • Ferva a água. Quando ela estiver em ebulição, acrescente a parte de planta e deixe ferver por cerca de 10 minutos.
  • Depois, desligue o fogo e deixe esfriar. Coe e ingira.

Contraindicações e Efeitos Colaterais da Alamanda:

A planta inteira é considerada tóxica, particularmente o látex (espécie de leite que sai de suas folhas) que tem os efeitos mais fortes. Em alguns lugares, é utilizada para fins terapêuticos pelo seu efeito purgante.

A ingestão em excesso pode causar náuseas, vômitos, cólicas, diarreia e, consequentemente, desidratação. Em alguns casos, os pacientes podem sofrer choques provocados pela perda de líquido no organismo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *