Copaíba – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Copaíba – O que é, Benefícios e Como Usar
4.9 (97%) 20 vote[s]

Conheça a Copaíba, planta com propriedades medicinais, e saiba como aproveitar seus benefícios. A Copaíba é uma árvore nativa da América Latina e da África Ocidental, muito predominante no Brasil nas regiões amazônicas. Também conhecida como copaibeira, pau-de-óleo e óleo-de-Copaíba, é uma planta de grande porte, podendo atingir até 40 metros de altura e quatro metros de diâmetro. A Copaíba vive cerca de 400 anos. Os frutos produzidos pela Copaíba são sementes pretas e ovais, com uma região amarelada – elas são muito ricas em lipídeos, mas o produto mais utilizado a partir dessa árvore é o óleo produzido por ela (que não tem a ver com os frutos).

O óleo de Copaíba é extraído do tronco da árvore e é usado para fins medicinais nas indústria cosmética e farmacêutica, com funções como antibióticas, anti-inflamatórias e cicatrizantes. Veja tudo sobre esta planta:Copaíba

O que é Copaíba:

A Copaíba é uma planta medicinal, também conhecida como Copaína-verdadeira, Copaiva, Bálsamo-de-Copaíba ou Capivi, muito utilizada para aliviar inflamações, problemas de pele, feridas e machucados abertos. O seu nome científico é Copaifera langsdorffii e pode ser encontrada em farmácias ou lojas de produtos naturais sob forma de cremes, loções, xampus, pomadas e sabonetes.

Propriedades:

As propriedades desta planta incluem a ação anti-inflamatória, anti-séptica, antifúngica, hipotensora, diurética, antimicrobiana, relaxante muscular, cicatrizante, desinfetante, antibacteriana, expectorante, anticancerígena, anti-tumoral, adstringente, antibiótica, emoliente, energizante, cicatrizante do couro cabeludo, estimulante, laxante e tônica.

Para que Serve:

Esta planta serve para tratar problemas de pele, como pé de atleta, feridas, erupções, dermatite, pano branco, eczema e câncer, além de ajudar a tratar problemas como úlceras no estômago, caspa, tosse, catarro no peito, bronquite, resfriados, gripe, leucorreia, cistite, gonorreia, diarreia, hemorroidas, frieira, artrite, herpes, sífilis, micose, garganta inflamada, acne, gases e urticária. Veja como usar para combater a gonorreia em: Remédio caseiro para gonorreia.

Modo de uso:

Esta planta é, principalmente, utilizada na forma de óleo para tratar problemas de pele ou artrite.

  • Problemas de pele: colocar uma pequena quantidade do óleo de Copaíba sobre a área da pele afetada pelo menos 3 vezes ao dia.
  • Artrite: adicionar uma pequena quantidade do óleo em uma panela e deixar amornar, depois aplicar sobre a área afetada até 2 vezes por dia.

Efeitos Colaterais:

Os efeitos colaterais desta planta são a diarreia, vômito e erupções na pele.

Contraindicações:

Esta planta está contraindicada para mulheres grávidas ou em fase de lactação.

 

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *