Ginseng – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Ginseng – O que é, Benefícios e Como Usar
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Conheça o Ginseng, a raiz com propriedades medicinais, e saiba como aproveitar seus benefícios. O Ginseng é uma raiz medicinal com diversos benefícios para saúde, ele tem ação estimulante e revitalizante, sendo ótimo para quando se está muito cansado e estressado, precisando de um estímulo extra para continuar com suas atividades diárias. O Ginseng é muito conhecido por estar presente na composição de diversas bebidas energéticas, mas poucas pessoas conhecem os reais benefícios que a planta pode oferecer à saúde, e principalmente, os possíveis efeitos colaterais que o uso irregular pode oferecer. É interessante sabermos não só as características e usos mais comuns, mas também entender como funciona esta planta.ginseng

O que é Ginseng:

O Ginseng e uma raiz medicinal muito utilizada na medicina chinesa devido às suas incríveis propriedades que ajudam, entre outros benefícios, a diminuir o estresse e o cansaço, a melhorar a qualidade de vida e proporcionar a longevidade.

Benefícios da Ginseng:

Os principais benefícios do Ginseng para a saúde incluem:

  • Melhorar a circulação sanguínea;
  • Acalmar e reduzir o estresse;
  • Prevenir a gripe, principalmente em idosos porque tem ação imunoestimulante;
  • Prevenir o câncer porque é rico em antioxidantes;
  • Melhorar a memória e a concentração nos estudos e no trabalho;
  • Diminuir o cortisol e consequentemente o estresse;
  • Ajudar a regular a pressão arterial;
  • Reduzir os sintomas de impotência sexual porque melhora a circulação sanguínea;
  • Diminuir o cansaço e a fadiga porque é um excelente tônico cerebral;
  • Promove o bem-estar geral porque combate o cansaço e a sonolência.

Para aproveitar todos estes benefícios é preciso consumir esta raiz sempre que for necessário.

Como Consumir Ginseng:

Recomenda-se tomar de 5 a 8 g de Ginseng por dia.

  • Em chá: consumir de 3 a 4 xícaras de chá por dia;
  • Em pó: basta misturar 1 colher de sopa às principais refeições;
  • Em forma de suplemento: tomar de 1 a 3 cápsula diária;
  • Em tintura: Diluir 1 colher de sopa num pouquinho de água e tomar diariamente.

Esta raiz não deve ser consumido continuamente, tendo melhores efeitos quando é usado por períodos de tempo, durante um tratamento indicado pelo médico, nutricionista ou fitoterapeuta.

Cuidados com Ginseng:

Apesar de todos os benefícios desta raiz, não é aconselhado para indivíduos com alguma doença cardíaca, para mulheres grávidas ou durante a amamentação. Quando acima da dose diária máxima de 8g, esta raiz pode gerar os seguintes efeitos colaterais: diarreia, insônia e aumento da pressão arterial mas estes sintomas tendem a desaparecer ao cessar o uso desta planta.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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