Início » Benefícios das Plantas » Carqueja ajuda a emagrecer: veja 30 benefícios da planta

Carqueja ajuda a emagrecer: veja 30 benefícios da planta

beneficio-carqueja

A carqueja é uma planta medicinal, e o beneficio da carqueja é melhorar a digestão, combater os gases e ajudar a emagrecer. Seu chá tem sabor amargo, mas pode ser encontrada em cápsulas em lojas de produtos naturais.

Além disso, ela também é conhecida como Carqueja-amarga, Carqueja-amargosa, Carqueja-do-mato, Carquejinha, Condamina ou Iguape, muito utilizada para tratar gripe e problemas digestivos e o seu nome científico é Baccharis trimera e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e algumas feiras livres.

Carqueja ajuda a emagrecer: veja 30 benefícios da planta
benefícios da carqueja

Propriedades nutricionais da carqueja:

O beneficio da carqueja se destaca por conter óleos essenciais, flavonoides e saponinas. Eles tem forte ação antioxidante e por isso combatem os radicais livres, protegem o cérebro e o sistema cardiovascular e melhoram a circulação sanguínea. Já as saponinas são substâncias com um efeito anti-inflamatório que contribui para a redução do colesterol, entre ouros benefícios.

Benefícios da carqueja para saúde:

1. Proteção ao fígado: 

Os flavonoides  encontrados na composição da planta medicinal, com um destaque para a hispidulina, são dotadas de ação hepatoprotetora. Isso significa que eles fornecem proteção ao fígado.

O seu chá pode ser inclusive utilizado como auxílio ao tratamento de congestão hepática, condição caracterizada pela acumulação ou excesso de sangue estancado no fígado. Para casos assim, a recomendação é consumir quatro xícaras do chá diariamente.

2. Excelente antioxidante: 

Outro dos benefícios da carqueja para saúde que merece destaque é a sua ação antioxidante. Isso acontece também graças aos seus flavonoides , que possuem ação antioxidante.

Com isso, eles conseguem combater os radicais livres causadores de doenças e promotores do processo de envelhecimento, protegem ao cérebro e o sistema cardiovascular e melhoram a circulação sanguínea.

3. Possui ação anti-inflamatória:

As saponinas também encontradas em sua composição possuem efeito anti-inflamatório. Uma das consequências positivas que esse efeito gera é a diminuição dos níveis de colesterol no organismo.

4. Melhora o sistema digestivo: 

A planta medicinal é dotada de propriedades digestivas, portanto, pode ser considerada uma aliada do sistema digestivo. A erva protege o estômago, previne úlceras – devido ao fato de possuir extratos com habilidade para reduzir a secreção gástrica, cujo aumento exagerado pode estar ligado ao desenvolvimento da úlcera – e tem efeito analgésico (de diminuição da dor).

5. Auxilia os diabéticos: 

Outro beneficio da carqueja é que ela é benéfica para as pessoas diagnosticadas com diabetes porque diminui a absorção dos carboidratos ingeridos na alimentação. Além disso, vale lembrar que o maior determinante dos níveis de glicose no sangue são os carboidratos.

Carqueja ajuda a emagrecer: veja 30 benefícios da planta
carqueja

6. Proteger o estômago:

A erva possui propriedades digestivas, este benefícios da carqueja inclui proteger o estômago e ainda prevenir úlceras, isto porque extratos da planta são capazes de reduzir a secreção gástrica e ainda tem efeito analgésico.

7. Ajuda no emagrecimento: 

A planta medicinal possui efeito diurético, o que ajuda a eliminar o excesso de líquido no corpo e a diminuir o inchaço causado por essa retenção. Além disso, existem estudos que afirmam que a erva é termogênica, ou seja, possui a ação de aumentar a temperatura do corpo e acelera o metabolismo, elevando também o gasto calórico do corpo. Por consequência, isso favorece a perda de peso.

No entanto, ele até pode auxiliar, porém, além disso é fundamental seguir uma alimentação equilibrada e saudável e praticar exercícios físicos regularmente, como forma de estimular ainda mais a elevação do gasto calórico.

8. Auxilia no controle do colesterol:

Além disso, a carqueja pode ser utilizado como ajudar da diminuição do colesterol. Para tanto, a orientação é beber uma xícara de chá da bebida quatro vezes por dia.

Outros benefícios da carqueja para saúde:

  • É repelente.
  • Possui resultado analgésico.
  • Atuação antimicrobiana.
  • Batalha contra cálculos biliares.
  • Ajuda a moderar a andaço.
  • Auxilia na batalha contra as inflamações.
  • Pode ser usada como vermífugo.
  • Promove o bom desempenho renal.
  • Ajuda a eliminar vermes intestinais.
  • Ajuda a combater gripes e resfriados.
  • É advogado do sistema cardiovascular.
  • Aumentar a circulação sanguínea.
  • Ajuda no tratamento de doenças digestivas.
  • Luta contra enfermidades no pâncreas e rins.
  • Protege o abdome contra úlceras.
  • Ajuda a tratar doenças respiratórias como a asma e a bronquite.
  • Auxilia a alimentar complicações digestivos como acidade e má digestão.
  • É antiácida, isto é, reduz a eliminação dos ácidos estomacais.
  • Apresenta bons resultados no tratamento de doenças digestivas.

Confira através do vídeo abaixo outros Benefícios da Carqueja Para Saúde:

Receita de chá de carqueja

Ingredientes:

– 20 g de folhas picadas de carqueja;
– 1 l de água fervente.

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, colocar a erva no litro de água fervente, já com o fogo desligado, e abafar durante 10 minutos;
  2. Em seguida, espere esfriar, coar e servir-se.
  3. Caso leve parte da bebida à geladeira, consuma em até 24 horas.

Além disso, a indicação para esses casos é tomar o chá seis vezes ao dia. É recomendado controlar as taxas de açúcar no sangue para que elas não baixem muito com o uso do chá e ocorra a hipoglicemia. No entanto, para auxiliar a diabetes, a indicação é que a proporção da receita seja de uma colher de sopa de folhas picadas para um litro de água fervente.

Malefícios:

Mesmo com os benefícios da carqueja para saúde citados acima, é importante ter cuidado com o uso da erva. Além disso, ela pode trazer efeitos colaterais como diminuição da imunidade e hipotensão (diminuição da pressão arterial em um nível mais baixo que o normal; pressão baixa) quando consumida de maneira exagerada.

No entanto, existe a recomendação de não ingerir a planta medicinal durante um período prolongado de tempo, pois há o risco de toxicidade.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.