Benefícios das Plantas

Açucena – o que é, benefícios e como usar!

beneficios da açucena

A açucena é o nome que damos a diversas plantas das famílias botânicas Amaryllidaceae e Liliaceae – todas lindas, exuberantes, de cores fortes e aromáticas. Além disso, estas flores são também chamadas de tulipas tropicais pois, como suas primas do frio, seus bulbos podem ser incentivados a florescer fora de época caso passem um tempo no escuro e em baixa temperatura.

acucena
açucena

O que é açucena?

A açucena é uma planta ornamental da família das Aloeaceae, cultivada em jardins do mundo inteiro. Além disso, a planta bulbosa possui folhas ensiformes e lineares, e é considerada um dos verdadeiros lírios. No entanto, ao contrário desses, possui uma roseta basal de folhas que estão presentes no inverno, mas que morrem durante o verão.

Chegando até os dois metros de altura, a planta surge no final da primavera e suas flores perfumadas nascem no verão com pétalas grandes, de coloração branca, sendo vermelhas amareladas na base.

Benefícios da açucena para saúde:

Além disso, essa planta possui diversas propriedades medicinais podendo ser usada tanto em tratamentos contra dores como em casos de úlceras e mancha cutânea.

Exatamente por sua versatilidade de propriedades a açucena é muito usada pela indústria farmacêutica. Até mesmo as pétalas oferecem benefícios medicinais, estudos realizados comprovaram que essas pétalas quando embebidas em aguardente oferecem propriedades antissépticas.

  • Antifúngica;
  • Previne o Câncer, seja no reto, seja na boca, seja no pulmão que ocorre no tecido quando o crescimento desordenado de células começa a invadir;
  • Trata asma;
  • Trata dor de ouvido;
  • Excitante;
  • Trata impotência sexual;
  • Trata infecção intestinal;
  • Abaixa a pressão alta;
  • Ajuda tratar doença respiratória

Como usar açucena?

Os benefícios da açucena podem ser alcançados com as pétalas e com o bulbo. Além disso, o bulbo é usado para fazer uma cataplasma emoliente que deve ser aplicado sobre as manchas, queimaduras e contusões.

Etapas:

  1.  Em primeiro lugar, para preparar, cozinhe o bulbo no leite e amasse em seguida.
  2. Em seguida, misture com banha de porco e em seguida aplique.

Além disso, as pétalas das flores podem ser usadas para ajudar na cicatrização de feridas. Para isso, ferva as pétalas em aguardente e aplique sobre as feridas que deseja acelerar a cicatrização.

Portanto, quando embebidas em azeite de oliva, as pétalas são eficazes ainda no tratamento de pequenas queimaduras, eczemas, dores de ouvido, úlceras, entre outras afecções da pele.

Contraindicações:

Não foram encontradas contraindicações relacionadas ao consumo de açucena, no entanto, recomendamos que você sempre consulte um médico antes de fazer uso de qualquer tipo de medicamento.

Drª. Wanessa Matos Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Deixe um comentário