Benefícios das Plantas

Parietaria – o que é, benefícios e como usar!

parietaria

A parietaria possui ricas propriedades que ajudam a combater e prevenir diversas doenças esta planta  pertence à família das Urticaceae. Além disso, entre as propriedades naturais que fazem dessa espécie bem conhecida na medicina natural, destaque para a ação diurética, anti-inflamatória, adstringente e emoliente.

Além disso, ela atinge até 30 cm de altura e cresce em regiões de diferentes climas ao longo de todo o Brasil. Tem folhas cobertas por uma penugem não urticante. Parece um pouco com a urtiga brava.

parietaria
parietaria

Propriedades da parietaria:

Além disso, as propriedades da parietaria variam muito, fazendo com que elas sejam utilizadas para tratar diversos problemas de saúde. Entre as suas ações no organismo estão adstringente, antirreumática, antiartrítica, anti-inflamatória, depurativa, diurética, emoliente, estimulante intelectual, expectorante, laxativa, refrescante e vulnerária.

Benefícios da parietaria para saúde:

Esta planta é indicada para tratar e combater as seguintes condições de saúde:

Como fazer o chá de parietaria?

Além disso, para preparar o chá de parietaria, você vai precisar de um litro de água filtrada e 30 gramas das folhas da erva.

Etapas:

  1. Em primeiro lugar, pegue uma panela com tampa e coloque a água para ferver.
  2. Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente a erva.
  3. Em seguida, ainda com o recipiente tampado, deixe descansar por 10 minutos.
  4. Passado esse tempo, use uma peneira para remover toda a erva que foi usada no preparo, depois disso, o chá está pronto para ser ingerido.
  5.  Além disso, a indicação é que o consumo diário da bebida não ultrapasse as três xícaras.

  Quais são as contraindicações?

As mulheres grávidas ou em período de lactação não devem fazer uso da bebida feita com a parietaria, portanto, o consumo pode trazer maléficos para a saúde do bebê. No entanto, o  chá de fura-parede também deve ser evitado por crianças e por pessoas que possuem algum tipo de alergia à plantas do seu tipo.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

1 comentário

  • Sou alérgica a planta fico com muito ardimento na garganta e asma.

Deixe um comentário