Os 35 Benefícios da Aloe Vera Para Saúde

Tudo Sobre os Benefícios da Aloe Vera Para Saúde e Beleza!

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Benefícios da Aloe Vera para saúde e beleza são bastante variados. Além disso, a Aloe succotrina e Aloe e vera são uma das centenas de espécies de plantas conhecidas popularmente como babosa, atualmente a mais amplamente utilizada em produtos de consumo, tanto para uso externo como interno, por causa de suas reconhecidas propriedades benéficas.Benefícios da Aloe Vera - 35 Benefícios Para Saúde e Beleza!

O uso desta planta é de longa tradição em várias partes do mundo, dado os seus muitos benefícios observados ao longo dos anos, inicialmente confirmados apenas pela experiência, mas hoje também por uma gama de pesquisas científicas.

Valor Nutricional da Aloe Vera:

Aloe e Vera contém principalmente água (cerca de 95%) e é uma fonte de uma grande variedade de produtos químicos úteis. O Suco de Aloe e vera é uma boa fonte de Vitamina A, Vitamina C,Vitamina D, Vitamina B1 e Vitamina B2. Além dos minerais que atuam como electrólitos no corpo.

O gel para uso tópico, pode ser colocado sobre a pele tendo sido retirado diretamente da planta (usando uma faca afiada, de preferência flexível, se retira a casca da folha e toda a sua parte amarela presente logo abaixo da casca, para colher a sua parte interna, que é a parte “babosa”, o gel da planta).

Então, Confira Os Benefícios da Aloe e Vera Para Saúde e Beleza:

1- Fonte de Vitaminas:

O Gel de Aloe Vera inclui vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C e E, Ácido Fólico e Niacina. O corpo humano, simplesmente não consegue armazenar algumas destas vitaminas, por esse motivo é necessário uma suplementação regular através da alimentação. A melhor forma de o conseguir é beber uma dose diária de Aloe Vera, estando simultaneamente a ajudar a construir, de uma forma natural, um sistema de defesa do organismo contra os radicais livres causadores do envelhecimento precoce!

2- Fonte de Minerais:

Cálcio, Sódio, Ferro, Potássio, Crómio, Magnésio, Manganésio, Cobre e Zinco são alguns dos minerais presentes no Aloe Vera. Todos estes minerais provêm do próprio solo, rico em minerais, onde é feita a plantação do Aloe Vera e são as suas próprias raízes que absorvem todos estes minerais. Todos sabemos que para manter o bem-estar e a saúde é necessário que o organismo reponha os níveis de minerais, o que é conseguido pela ingestão de alimentos que fazem parte da nossa dieta. Beber Aloe Vera é uma forma saudável e natural de fornecer minerais ao organismo.

3- Efeito sobre as Articulações e os Músculos:

O Gel de Aloe Vera, apresenta na sua composição, 12 substâncias naturais que mostraram melhorar a flexibilidade muscular e o bom funcionamento das articulações. O Aloe Vera ajuda na manutenção das articulações e mobilidade muscular. Veja Também: Suco Detox de Banana Para Fortalecer os Músculos Rapidamente

4- Aumenta as defesas naturais do organismo:

O Aloe Vera fornece um apoio, de forma natural, ao sistema imunitário. O nosso sistema imunitário funciona sem parar, protegendo o nosso organismo. O Aloe Vera, com as suas propriedades naturais, dá ao organismo as reservas necessárias para este utilizar de acordo com as suas necessidades. Beber 60-120ml de Aloe Vera Gel regularmente, garante uma ajuda ao seu sistema imunitário.

5- Aumenta a atividade dos Fibroblastos:

Fibroblastos são células que podemos encontrar na pele, que produzem fibras como o Colagénio e a Elastina. Estas fibras estruturam a pele dando-lhe um aspecto mais saudável. Quanto mais tiver, mais nova a sua pele permanecerá. O Aloe Vera estimula os fibroblastos a reproduzirem- se mais rapidamente, produzindo-se assim maior quantidade de fibras. O Aloe Vera ajuda a capacidade regeneradora da pele.

6- Efeitos Sobre a Pele:

Aloe Vera pode fornecer um vasto leque de materiais de construção para a produção e manutenção de uma pele saudável. A pele renova-se a cada 21 a 28 dias. Utilizando os nutrientes do Aloe Vera, a pele poderá combater de uma forma eficaz, os efeitos do envelhecimento precoce. Uma dose diária de Aloe Vera Gel pode ser, exactamente o que a sua pele necessita.

7- Mantém a Flora Intestinal Saudável:

O Aloe Vera proporciona um equilíbrio natural em diversas áreas do nosso organismo, nomeadamente no que toca à flora intestinal. Aumenta a resistência às bactérias e fungos desfavoráveis, presentes nos intestinos. Em determinadas alturas da vida, deparamo-nos com alguns desequilíbrios que nos podem trazer alguns incómodos. O Aloe Vera ajuda a normalizar a situação.Benefícios da Aloe Vera - 35 Benefícios Para Saúde e Beleza!

8- Ajuda na Digestão:

A manutenção de um tracto digestivo saudável, assegura que os nutrientes oriundos da alimentação que ingerimos, sejam absorvidos na corrente sanguínea. O Aloe Vera tem propriedades desintoxicantes naturais. A sua ingestão regular pode melhorar os movimentos intestinais e aumentar a absorção das proteínas, diminuindo simultaneamente, bactérias e fungos indesejáveis tudo isto de uma forma natural! esta planta tem também demonstrado capacidade para ajudar no alívio da indigestão e de outros incômodos associados à função gástrica.

9- Estimula o Funcionamento Intestinal:

Aloe Vera tem um efeito maravilhoso no funcionamento intestinal, melhora o trânsito intestinal, e alivia os incómodos associados ao funcionamento do intestino.Veja Também: Suco Detox de Laranja e Maçã Para Manter o Intestino Saudável

10- Aloe Vera Combate Tumores Cancerosos:

O uso de gel de Aloe e Vera também destrói os tumores cancerosos efetivamente. De acordo com estudos publicados em International Immunopharmacology, os polissacarídeos de Aloe Vera contêm alguns macrófagos efetivos que produzem enormes volumes de óxido nítrico, que tem potencial antitumoral.

11- Esta Planta Possui Propriedades Antioxidantes:

Os antioxidantes são importantes para a saúde. O gel da Aloe Vera contém antioxidantes poderosos, que pertencem a uma grande família de substâncias conhecidas como polifenóis. Estes polifenóis, juntamente com vários outros compostos da Aloe Vera, pode ajudar a inibir o crescimento de certas bactérias, que podem causar infecções em seres humanos.

12- Aloe e Vera Acelera o Cura de Queimaduras:

A Aloe Vera é muito utilizada como uma medicação de superfície (esfregada sobre a pele), em vez de ingerida. A Aloe Vera tem sido reconhecida como tratamento para feridas, queimaduras, especialmente as queimaduras solares.

13- Esta Planta previne as Caries:

As cáries e as doenças de gengiva são problemas de saúde muito comuns. Uma das melhores maneiras de evitar que esses problemas dentários aconteçam, é reduzindo o acúmulo da placa bacteriana (biofilme bacteriano) dos dentes.

Um estudo, com 300 pessoas saudáveis, utilizou o suco 100% puro de Aloe Vera, comparado com a clorexidina padrão. Após 4 dias de uso, o Aloe Vera boca mostrou o mesmo potencial que a clorexidina na redução de placa dental. Veja Também: Remédios Caseiros Para Remover CÁRIES

14- Aloe Vera Para Reduzir a Dor da Artrite:

Aloe Vera é conhecida por suas incríveis propriedades anti-inflamatórias que funcionam instantaneamente sobre a dor e o inchaço resultantes da artrite. Seu suco é extremamente eficaz para acalmar o inchaço e a inflamação que estão intimamente associados às condições da artrite. Confira Também Este Incrível Antibiótico natural de Aloe Vera:

15- Benefício da Aloe Vera Para Reduzir Dor Muscular:

As propriedades anti-inflamatórias do Aloe e Vera ajudam à combater dores musculares e articulares. A aplicação de gel de Aloe e Vera também alivia topicamente a inflamação das articulações. O suco de Aloe e Vera pode ser consumido para reduzir a inflamação em todo o corpo. Em alguns estudos, tem sido relatado que as pessoas que consomem regularmente o Aloe e Vera, por pelo menos duas semanas, experimentam uma melhora significativa em problemas de inflamação.

16- Benefício da Aloe Vera Para Curar Feridas:

O Aloe e Vera foi considerado um curador natural desde que foi descoberto há milhares de anos. Se usado externamente, é a melhor opção para curar feridas. Em muitos estudos, provou-se que o Aloe Vera efetivamente trata vítimas de queimaduras de terceiro grau e restaura a pele rapidamente.Benefícios da Aloe Vera - 35 Benefícios Para Saúde e Beleza!

17- Aloe Vera Para Problemas Menstruais:

O extrato de Aloe Vera mostrou ser um excelente estimulante para tratar problemas menstruais. A ingestão de Aloe Vera ajuda eficazmente durante a menstruação dolorosa.

18- Aloe Vera Para Reduzir o Açúcar no Sangue:

Aloe e Vera também é usado para baixar os níveis de açúcar no sangue. O consumo de Aloe e Vera tem efeitos benéficos na redução dos níveis de açúcar no sangue. Um resultado do estudo dos efeitos de Aloe e Vera em ratos diabéticos sugere que é útil no tratamento da diabetes.

19- Aloe Vera Para Sintomas de Refluxo:

Refluxo ácido é muitas vezes erroneamente conhecido por ser uma doença, enquanto na verdade é apenas um sintoma que envolve queimaduras e desconforto cardíaco. Inicialmente, você pode tentar o remédio natural de consumir o Aloe e Vera, que geralmente funciona de forma eficaz e inicia o bom funcionamento. No entanto, você também deve evitar comer alimentos fritos e alimentos processados.

20- Babosa Hidrata a Pele:

Essa é uma das principais funções da planta. A Babosa pode prevenir ou tratar diversos malefícios que acometem a nossa pele, isso por causa do seu efeito acelerador e regenerativo das células da derma. Ela atua como um hidratante natural ao deixar a pele mais bonita e prevenir o envelhecimento.

Conheça Outros Benefícios da Aloe e Vera Para Saúde e Beleza:

  • Estabiliza a glicemia sanguínea em diabéticos
  • Reduz processos inflamatórios no organismo
  • Faz o equilíbrio do colesterol e triglicérides
  • Trata úlceras, síndrome do intestino irritável, doenças de Chron e doenças celíacas
  • Contém alto teor de Acemannan, um fortalecedor imunológico natural
  • Aumenta a expectativa de vida e longevidade
  • Ajuda eliminar os desconfortos do refluxo
  • Acelera a cura de queimaduras físicas e radioativas
  • Melhora a saúde da gengiva
  • Reduz derrames e ataques cardíacos
  • Melhora o funcionamento intestinal
  • Possui enzimas que facilitam a digestão
  • Ajuda a dissolver pedras nos rins
  • Aumenta o desempenho cardiovascular e a resistência física.
  • Protege o corpo contra o stress oxidativo.

Contraindicações da Aloe e Vera:

  • Aloe vera pode causar efeitos colaterais como dor de estômago e cólicas.
  • O uso a longo prazo de grandes quantidades de aloé vera pode causar níveis baixos de potássio, diarreia, problemas renais, fraqueza muscular, perda de peso, e distúrbios cardíacos.
  • Há pessoas que são hipersensíveis a aloe e vera, causando problemas de fígado quando consumidos.
  • Durante a gravidez ou a amamentação consumir aloe e vera é inseguro, pois poderia resultar em um risco durante ou do nascimento do bebê.
  • Crianças até 12 anos não devem consumir suco de aloe e vera, pode causar -lhes efeitos colaterais como dor de estômago, cólicas e diarreia.
  • Pessoas com doenças intestinais como a doença de Crohn, colite ulcerativa, ou obstrução não deve tomar aloe vera porque iria alterar os sintomas da doença.
  • Pessoas que sofrem de hemorroidas não pode consumir suco de aloe vera porque poderia piorar a situação.
  • Altas doses de aloe vera têm sido associados com insuficiência renal, portanto, as pessoas com esses problemas não pode tomar suco de aloe vera.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *