Plantas medicinais

Centella asiática Facilita o processo de cicatrização: veja os benefícios da planta

centella asiatica

A centella asiática é muito utilizada para combate e prevenir diversas doenças. Erva utilizada há milhares de anos na Ayurveda, a tradicional medicina indiana, Muito se tem falado dos benefícios no Ocidente graças à sua atuação como vasodilatador e estimulante da produção de colágeno.

Centella asiática Facilita o processo de cicatrização: veja os benefícios da planta
centella asiatica

Ela é uma planta medicinal, também conhecida por Centelha asiática, Centela ou Gotu kola, e é utilizada para tratar deferentes problemas como celulite, má circulação, feridas na pele ou reumatismo, por exemplo.

A Centella ou Centelha asiática pode ser tomada na forma de chá, pó, tintura ou cápsulas, e pode ser tomada 1 a 3 vezes por dia, dependendo da forma como é tomada e necessidade. Além disso, esta planta medicinal também pode ser encontrada em geis e cremes, que devem ser aplicados localmente, ajudando a combater a celulite e a gordura localizada.

Valores nutricionais:

A Centella Asiática é rica em vitaminas do complexo B, carotenoides (que podem ser transformados em vitamina A no organismo), minerais, aminoácidos, além de fitoquímicos como flavonoides e terpenoides que podem trazer diversos benefícios à saúde e beleza. Então, confira agora Benefícios da Centella Asiática Para Saúde:

Benefícios da centella asiática para saúde:

1. Facilita o processo de cicatrização:

A planta contém uma substância conhecida como asiaticoside, que estimula a produção de colágeno e de mucopolissacarídeos – essenciais na cicatrização, além de inibir o processo inflamatório, evitando queloides e cicatrizes. A planta possui a capacidade de fixar dois aminoácidos (alanina e prolina) fundamentais na estrutura do colágeno, favorecendo o processo reparador do tecido.

2. Possui ação antioxidante:

A planta é fonte de vitamina C, carotenoides, flavonoides e terpenoides que neutralizam a formação de radicais livres.

3. Melhora a função cognitiva:

A planta pode aumentar a formação de novas mitocôndrias e contribuir para a memória e o aprendizado.

4. Possui ação diurética:

Estimula a eliminação do excesso de líquido retido nos tecidos, favorecendo um melhor funcionamento dos rins;

5. Previne o câncer:

Pode ajudar a prevenir o câncer de pele causado por exposição a raios UV. A erva modula a atividade de certas células e pode combater o efeito causado por raios ultravioleta.

6. Combate inflamações:

Além de combater as micro inflamações nos locais afetados pela celulite, a centella asiática também auxilia na desinflamação do organismo como um todo. Estudos indicam que as inflamações podem causar uma resistência à insulina e à leptina, o hormônio que controla o apetite e o metabolismo;

Outros benefícios da centella asiática:

  • Reduz o depósito de gordura nos adipócitos (células de gordura);
  • Diminui a ansiedade e ajuda a controlar o apetite;
  • Facilita a eliminação de toxinas pelo fígado – inclusive metais pesados.

Como fazer o chá de centella asiática:

O chá ajuda a emagrecer e a combater a celulite localizada, pois possui propriedades que melhoram a circulação sanguínea.

INGREDIENTES:

  • 1 colher de chá de folhas e flores secas de centella asiática;
  • Meio litro de água fervente.

MODO DE PREPARO:

Em uma panela, adicionar à água fervente a centella asiática e deixar ferver durante 2 a 5 minutos. Passado esse tempo, desligue o fogo e tape, deixando repousar durante 10 minutos.

Centella asiática Facilita o processo de cicatrização: veja os benefícios da planta
benefícios da centella asiática

Contraindicações e efeitos colaterais da centella asiática:

A planta não mostra ser tóxica nas doses recomendadas. Apesar disso, não é recomendado que ela seja usada continuamente por mais de seis semanas. Se desejar continuar usando a erva depois desse período, faça uma pausa de duas semanas antes de recomeçar.

Alguns dos efeitos colaterais notados são irritação e erupções na pele, alergia, dor de cabeça, náusea, irritação no estômago, tontura, e sonolência, quando usada em excesso. Em estudos com animais, a planta aumentou níveis de açúcar no sangue e colesterol, portanto diabéticos e pessoas com colesterol alto devem consultar um médico antes de tomar a erva.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.