Guaco – O que é, Benefícios, Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Guaco – O que é, Benefícios, Como Usar
4.7 (93.6%) 25 votes

Guaco – O que é, Benefícios, Como Usar de forma correta. Além disso, o Guaco possui importantes propriedades medicinais que favorecem a saúde humana. o Guaco é uma planta medicinal também conhecida como guace, cepu, cipó-de-cobra, cipó-da-caatinga, erva-das-cobras, erva-das-serpentes, huaco, dentre outros nomes populares. Inclui os sinônimos botânicos Mikania cordifolia e Mikania laevigata.

guaco

Esta erva é muito utilizada no Brasil. Índios brasileiros a utilizavam para o tratamento de picadas de cobra, aplicando compressas do caule e da folha diretamente no local da ferida.

Da mesma forma, é feito uma infusão de suas folhas para aliviar a febre, desconforto estomacal e reumatismo. Indígenas guianeses da Floresta Amazônica aquecem as folhas e aplicam em erupções cutâneas e prurido. Também é um popular anti-inflamatório, antiespasmódico e analgésico para reumatismo, artrite, inflamação intestinal e úlceras.

Propriedades do Guaco:

O Guaco é constantemente utilizado pela medicina alternativa, para prevenir males ou auxiliar no tratamento de doenças. A maneira mais fácil de usá-lo é na forma de chá. Todos estes benefícios se devem as suas principais propriedades como: expectorante, bronco-dilatador, antisséptico, antiasmático, cicatrizante, antirreumático, febrífugo e sudorífero. Veja agora os Benefícios do Guaco Para Saúde:

Benefícios do Guaco Para Saúde:

  • A bebida preparada a partir da planta medicinal é considerada auxiliar no tratamento da bronquite por possuir substâncias broncodilatadoras.
  • As propriedades expectorantes, antiasmáticas e anti-inflamatórias da planta medicinal fazem com que ela também contribua com o alívio da asma e da tosse.
  • Esta erva também é dotada de propriedades sudoríficas. Isso significa que o seu chá pode estimular, provocar ou induzir a transpiração.
  • O chá desta erva ainda é apontado como benéfico em relação a problemas como diarreias e cólicas.
  • Esta erva também é usada na limpeza dos dentes e da boca, o que evita o surgimento de cáries e outras doenças.
  • Serve de auxílio ao tratamento do reumatismo
  • Contribui com o tratamento da artrite
  • Possui propriedades antiespasmódicas e analgésicas
  • Ajuda a tratar úlceras

Como Usar o Guaco?

Pelos muitos benefícios e propriedades citados acima, o Guaco é constantemente utilizado como medicina alternativa natural, para prevenir males ou auxiliar no tratamento de doenças já instaladas.

Receita do Chá de Guaco com Mel:

Este chá combina as propriedades broncodilatadoras e expectorantes desta planta medicinal, com as propriedades anti-sépticas e calmantes do mel. Para preparar este chá vai precisar de:

INGREDIENTES:

  • 8 folhas de Guaco;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 500 ml de água fervente.

MODO DE PREPARO:

  • Para preparar este chá, basta adicionar as folhas de Guaco à água fervente, tampar e deixar repousar durante aproximadamente 15 minutos.
  • Passado esse tempo, deve coar o chá e adicionar a colher de mel.
  • É recomendado beber 3 a 4 colheres deste chá por dia, até que sejam observadas melhoras.

beneficios do guaco

Contraindicações do Guaco:

Pessoas com doenças no fígado e que tomam medicamentos anticoagulantes não devem tomar o este chá, além de mulheres grávidas e em fase amamentação. Se ele for usado por longos períodos e em grandes quantidades, ele pode causar vômitos e diarreia.

Outro alerta é que os chás não substituem o tratamento com o médico, apesar deles terem benefícios comprovados, eles agem apenas como coadjuvantes. Sem contar que só um especialista pode dar o diagnóstico do seu problema.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *