Benefícios das Plantas

33 benefícios do manjericão para saúde!

manjericão beneficios

O manjericão é usado para agregar sabor a uma variedade de receitas, mas o que pode surpreendê-lo é o incrível benefício que o tornam conhecido por seus propriedades. Ele também é bastante usado para a extração de óleo essencial que é utilizado na culinária e na produção industrial de fármacos e cosméticos como cremes e sabonetes, além de fazer parte da produção de perfumes.

manjericao
manjericao

Ele é uma importante planta medicinal em vários sistemas tradicionais e populares de medicamentos, como os do Sudeste Asiático e da Índia.

Valor nutricional:

A composição tanto nutricional quanto química dele pode variar de acordo com a espécie da planta. É rico em nutrientes como as Vitamina A, Vitamina C e vitaminas do complexo B, minerais como Ferro, Cálcio, Fósforo, Magnésio e Manganês, além de substâncias antioxidantes como os flavonoides e os taninos.

Benefícios do manjericão para saúde:

1. Melhora digestão:

Ele ajuda a equilibrar o ácido dentro do corpo e restaurar o nível de pH adequado do corpo. Isso pode melhorar a digestão e a imunidade, ajudando as bactérias saudáveis ​​a florescer dentro da microflora intestinal, ao mesmo tempo que diminuem as bactérias nocivas que podem causar doenças.

2. Fonte de antioxidantes:

Com o seu alto teor de Vitamina C, ele mostrou-se efetivamente contra o dano oxidativo.

Comendo ele regularmente, você pode garantir que você está adicionando aos antioxidantes naturais produzidos pelo seu corpo. E protege suas células e órgãos da deterioração.

3. Ajudar a combater o câncer:

Com ele, você pode adotar uma abordagem preventiva contra o câncer.  Ele evita a propagação de células malignas e suporta a morte de células nocivas.

Estudos têm demonstrado que também protege células normais durante quimioterapia ou radiação. Portanto, é benéfico para aqueles que já têm câncer e estão passando por tratamentos.

4. Combater a dor de garganta:

Ele pode ser uma excelente cura para dor de garganta. Tudo o que você precisa fazer é ferver as folhas na água e beber. Você também pode gargarejar a água enquanto estiver quente.

5. Trata resfriados:

Um dos benefícios dele é a melhora do sistema imunológico. Suas folhas são utilizadas no tratamento de resfriados. É recomendável mastigá-las para o alívio de resfriados e gripes. As fortes propriedades dele antibióticas protegem o organismo contra bactérias e as infecções causadas por elas.

6. Previne a diarreia:

Ele é relatada por alguns estudos com efeito anti-bacteriano. Os componentes fitoquímicos em folhas dele podem combater a infecção de Staphylococcus aureus, que é a principal causa de diarreia. Adicionando algumas folhas dele em sua refeição pode ajudá-lo a curar e prevenir o diarreia do corpo

7. Combate inflamações:

Ele tem um componente chamado beta-cariofileno que acalma a inflamação.
Um estudo mostrou que ele é sagrado e pode reduzir o inchaço em até 73% em menos de 24 horas. Outros estudos refletem esses resultados

8. Protege contra artrite:

Ele contém altas quantidades de beta-cariofileno. Um estudo realizado no Instituto Federal Suíço de Tecnologia revelou que o beta-cariofileno pode tratar artrite. E outro estudo mostrou que o produto químico efetivamente curou ratos da artrite.

9. Combate a depressão:

Os benefícios do manjericão também se aplicam a pessoas com transtornos mentais ou doenças relacionadas ao humor, incluindo depressão e ansiedade.

Ele também é considerado um antidepressivo por alguns, uma vez que pode impactar positivamente a função cerebral dentro do córtex adrenal, ajudando a estimular neurotransmissores que regulam os hormônios responsáveis ​​por nos tornar felizes e enérgicos.

Veja Também: Os 10 Incríveis Alimentos Para Combater a Diabetes

10. Eliminar pedras nos rins:

Ele tem poderoso efeito no funcionamento dos rins. Para otimizar o órgão, é indicado o consumo de 6 folhas frescas com água, em jejum.

Para quem sofre de pedras nos rins é bom misturar suco extraído de manjericão com mel e tomar a mistura diariamente durante aproximadamente 6 meses. O procedimento facilita a eliminação das pedras nos rins pela urina. A planta ainda é benéfica para a cura de diversos problemas urinários.

11. Nutri o cabelo:

O óleo dele promove o crescimento do cabelo. Também possui efeitos inibitórios contra Malassezia, o fermento associado à caspa.

12. Ajuda a Prevenir o Diabetes:

Ele demonstrou reduzir os níveis de glicose. Além disso, alivia os níveis insalubres de colesterol e triglicerídeos que a diabetes pode causar.

Uma universidade realizou ensaios clínicos em dupla ocultação para testar os benefícios dele. E descobriram que pode ser usado com segurança para tratar ou prevenir diabetes.

13. Um ótimo afrodisíaco:

Historicamente, ele foi considerado um afrodisíaco. Na Itália, foi considerado um símbolo de amor, e em Ayurveda, pensa-se que melhora a excitação. A pesquisa também indicou que pode melhorar os problemas de disfunção erétil.

14. Alivia o estresse:

Um experimento realizado em coelhos mostrou que as folhas dele frescas poderiam reduzir significativamente o estresse.

Os coelhos foram colocados em um ambiente de alto estresse, depois dão dois gramas dele por dia por um mês inteiro.

Veja abaixo, outros dos diversos beneficio do manjericão para saúde:

15. Trata problemas de estômago:

O consumo dele também faz bem para o sistema digestivo. O suco extraído de suas folhas pode tratar dores de estômago ou cãibras.

Seu chá ainda é utilizado para tratar outros problemas comuns de estômago, como prisão de ventre, indigestão, pilhas e acidez. Suas propriedades medicinais ajudam ainda a curar úlcera gástrica e úlcera péptica, além de melhorar o funcionamento do fígado.

16. Alivia de tosse:

Ele é ingrediente de xaropes e expectorantes. Dores de garganta também podem ser aliviadas com um gargarejo com água fervida com folhas da planta. A erva é ainda eficaz para outros problemas respiratórios, tais como asma e bronquite.

17. Prevenir úlceras:

O óleo de semente dele também foi considerado para prevenir úlceras, inibindo as secreções gástricas. Se você é propenso a úlceras, o chá dele pode ser a chave para prevenir problemas de barriga.

18. Diminuir o colesterol:

Os benefícios dos óleos essenciais dele incluem a capacidade de ajudar a diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol, cujos pacientes diabéticos estão em maior risco de desenvolvimento.

19. Manter o cérebro saudável:

Ele também contém Manganês, que pode causar neurotransmissores para criar impulsos elétricos que conduzem mais rápido, então você terá melhores reflexos e habilidades de processamento mental.

O cobre também é um estimulante do cérebro, que evita que os distúrbios mentais se estabeleçam.

20. Perda de peso:

Você sabia que as folhas dele contêm um ingrediente mágico ácido ursólico – que pode ajudar na perda de peso? Em um estudo, os ratos alimentados com uma dieta rica em gordura e tratados com ácido ursólico em sua água potável foram comparados aos que não foram tratados com ácido ursólico.

21. Melhorar a visão:

A Vitamina A presente nele possui propriedades antioxidantes, altamente benéficas à saúde ocular. Apenas 100g dele fresco correspondem à dose diária recomendada de Vitamina A ao organismo.

Veja Também: Os 6 Remédios Caseiros Para se Livrar da Tosse!

22. Tratar a pele:

Para a pele ele é um verdadeiro milagre. Quem sofre com acne, pode usá-lo para limpar os poros e evitar sua inflamação. No caso de feridas ou picada de insetos, ele pode ser usado diretamente na pele como uma pomada, devido a suas funções antimicrobianas.

23. Melhorar a saúde bucal:

Estudos apontam que as propriedades do manjericão também são eficazes no combate ao mau hálito e doenças periodontais.

24. Combater o envelhecimento precoce:

Ele oferece as vitaminas essenciais A e C, além de fitonutrientes que salvaguarda a pele do envelhecimento. Combate os danos dos radicais livres que resulta em rugas, linhas de expressão, bem como pés de galinha.

25. Possui propriedades antibacterianas:

manjericão tem uma combinação de diferentes óleos essenciais. Esses óleos podem protegê-lo de bactérias e micróbios nocivos.

Muitos estudos demonstraram que ele pode evitar que essas bactérias assumam o controle.

26. Alívio de dor de cabeça:

Mais um dos benefícios dele é sua função de relaxante muscular. A planta pode ser mastigada, ingerida como chá ou ainda ser aplicada como óleo diretamente no corpo para aliviar a tensão nos músculos e as dores de cabeça.

27. Melhorar a densidade Óssea:

Ele é uma das melhores fontes de vitamina K, que ajuda a manter a densidade óssea. E o Cálcio não pode ser usado pelo seu corpo sem vitamina K.

A pesquisa mostrou que as pessoas que ingerem alimentos que são ricos em vitamina K têm uma chance 65% menor de fraturar os quadris. Um estudo realizado sobre atletas também apoiou esta conclusão.

28. Melhora a saúde do coração:

Por ser anti-inflamatório e conter Magnésio, ele melhora a circulação sanguínea e mantém o equilíbrio da pressão arterial. Estudos mostram que ele diminui a chances de uma parada cardíaca por evitar a coagulação do sangue.

benefícios do manjericão
benefícios do manjericão

29. Controlar a pressão arterial:

Com o aumento da produção e eliminação de líquido, também ocorre maior eliminação de sódio, um nutriente que, quando em excesso no organismo, causa o aumento da pressão arterial podendo originar doenças como as insuficiências cardíaca e renal. Por isso, ele ajuda nesse controle da pressão e, consequentemente, previne doenças renais e cardíacas.

30. Tratamento de dor de ouvido:

Para dar descanso a sua dor de ouvido, inclua uma gota de óleo essencial de manjericão com 3 gotas de óleo do portador, e massageie ao redor, acima e atrás da orelha. Como alternativa, despeje 2 gotas de óleo dele sobre o cotonete de algodão e coloque sobre a orelha, mas com a certeza de que não fica dentro de seus ouvidos.

31. Protege o fígado:

Em um estudo, o extrato de folha dele apresentou propriedades hepatoprotetoras. Os ratos com danos ao fígado induzidos por paracetamol que foram alimentados com este extrato apresentaram sinais de melhora. Houve uma redução do congestionamento sinusoidal e inchaço nublado no fígado dos ratos.

No entanto, alguns estudos afirmam o contrário. Os indivíduos que tomam suplementos dele podem experimentar alguns efeitos adversos no fígado. Por isso, consulte o seu médico antes de tomar ele (os suplementos, especialmente) para tratar a condição do fígado.

32. Sistema respiratório:

O manjericão também favorece a saúde respiratória, pois ajuda a melhorar o desempenho dos pulmões. Os óleos essenciais dele são bons para curar a bronquite e congestão dos pulmões. A planta também é muito útil no tratamento da tuberculose.

33. Combate a anemia:

Esse benefício ocorre pela presença do Ferro nas folhas dessa planta. O Ferro é um nutriente presente no sangue que ajuda no transporte de oxigênio sanguíneo.

A sua ausência é perceptível através dos sintomas da anemia como fadiga, falta de ar e, principalmente, palidez da pele, pois o Ferro é o nutriente responsável em dar a cor ao sangue.

Efeitos colaterais do manjericão:

O óleo essencial de manjericão não deve ser ingerido e deve ser diluído quando usado na pele devido à sua potência. Ele em forma fresca é considerado muito seguro e geralmente é bem tolerado, uma vez que geralmente não causa reações alérgicas ou efeitos colaterais na maioria das pessoas. Mas existem alguns riscos para certos grupos de pessoas.

Se você está grávida, tentando engravidar ou a amamentar, é uma boa ideia evitar ele, uma vez que tradicionalmente tem sabido ter efeitos anti-fertilidade.

Os óleos essenciais dele ou suplementos também podem interagir com medicamentos para baixar o colesterol e medicamentos para diabéticos, então, se você estiver tomando prescrição para essas condições, você quer falar com um médico antes de tomar suplementos dele.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

22 comentários

  • […] Manjericão, […]

  • […] Manjericão. […]

  • […] esteja preparando uma marinada ou um molho de salada e não possua folhas frescas de Endro. O manjericão pode funcionar como uma excelente substituto. Embora o sabor seja um pouco diferente, o sabor do […]

  • […] Manjericão a gosto. […]

  • […] Banana; Kiwi; Laranja; Abacate; Semente de Abóbora; Goiaba; Açaí; Repolho; Sardinha; Aveia; Uva; Couve; Mirtilo; Cogumelos; Manjericão. […]

  • […] Folhas de Manjericão: As folhas de manjericão têm propriedades antibióticas que ajudam na cura da Dor de Ouvido e a […]

  • […] Sementes de Manjericão são as sementes da planta de manjericão, que também é conhecida como erva de São José, dependendo da localidade onde encontra-se. […]

  • […] por suas propriedades medicinais, pois são embaladas com nutrientes, incluindo a Vitamina K. O manjericão seco, o tomilho seco e a sálvia seca são as melhores neste aspecto, fornecendo 51 μg ou 64% da […]

  • […] Manjericão é um dos melhores remédios caseiros para baixar a febre. Além disso, o […]

  • […] Cúrcuma tem propriedades naturais anti-inflamatórias e purificadoras de sangue que cura a dor e […]

  • […] alecrim é extraído das folhas. O arbusto de alecrim pertence à família da Hortelã, que inclui Manjericão, lavanda, mirto e […]

  • […] de Manjericão oferece os nutrientes essenciais para saúde geral da saúde. Além disso, o nome do manjericão refere-se a uma palavra grega basilikohn que significa real, que reflete a cultura antiga do povo […]

  • […] folhas de Manjericão são antimicrobianas e antibacterianas. Coloque em 500 ml de água para ferver, durante cerca de 20 […]

  • […] Algumas gotas de óleo de manjericão […]

  • […] 3 folhas de manjericão […]

  • […] 1 colher (chá) de Manjericão; […]

  • […] 1 colher (chá) de Manjericão; […]

  • […] manjericão é uma erva que é muito boa para a saúde do corpo e é uma boa opção de Maneiras Naturais de […]

  • […] especiarias como açafrão, alecrim, tomilho, Cravo da Índia, Gengibre, Alho, paprika, Orégano, Manjericão e pimenta preta são muito boas no tratamento do crescimento excessivo de fungos e devem ser […]

  • […] Algumas gotas de óleo de manjericão […]

  • […] 1 colher de chá de manjericão […]

  • […] eugenol, o óleo natural presente nas folhas de manjericão, tem forte ação anti-inflamatória que ajuda no alívio da dor nas costas causada por artrite e […]

Deixe um comentário