Nogueira – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Nogueira – O que é, Benefícios e Como Usar
4.8 (96.67%) 12 vote[s]

Nogueira – O que é, Benefícios e Como Usar de forma correta. Além disso, a Nogueira possui ricas propriedades presentes em suas folhas, caule e frutos que combatem diversas doenças. Ela é uma árvore nativa da Europa e da Ásia, pertence à família Juglandaceae. Também conhecida como nogueira do Ceilão e da Índia, pode chegar a atingir 25 metros de altura.

beneficios da nogueira

A sua casca possui uma cor acinzentada, suas folhas são verde-claras de um longo pecíolo. Em suas folhas podemos retirar um óleo aromático. Esta planta possui flores em amentos e seus frutos são conhecidos como nozes ou amêndoas.

Ela é uma bela árvore, que geralmente é bem alta. A madeira desta árvore é de ótima qualidade, fazendo com que seja muito utilizada para fabricar móveis. Mas a Nogueira tem outras utilidades além da sua madeira, podemos utilizar suas folhas, talos e casca para tratamentos medicinais. Veja também os Benefícios da Nogueira Para Saúde:

Propriedades da Nogueira:

Essa pronta possui ricas propriedades medicinais entre quais se destacam as suas ações: adstringentes, antissépticas, cicatrizantes, tonificantes, vermífugas e hipoglicemiantes. A infusão das folhas da árvore faz baixar as taxas de açúcar na urina, é usado nos intervalos do tratamento de insulina nos diabéticos.

A infusão de suas folhas pode ser usada externamente para o tratamento de afecções genitais em mulheres. Conheça também Benefícios da Nogueira Para Saúde:

Benefícios da Nogueira Para Saúde:

Combate a Fadiga:

Os frutos dessa árvore atuam no combate ao cansaço físico e mental, combatendo problemas como fadiga crônica e até mesmo depressão.

Combate Infecções Uterinas:

A infusão das folhas desta árvore apresentam resultados bastante eficazes quanto ao tratamento de infecções uterinas que geralmente causam dores, coceira e/ou corrimento.

Diminui o Colesterol Ruim:

Os frutos desta planta são ricos em óleos essenciais portadores do chamado colesterol bom (HDL). Desse modo, ao ingerir esses frutos, é possível gradativamente diminuir os níveis de colesterol ruim no organismo (LDL) e aumentar o bom.

Combate a Transpiração Excessiva:

Algumas pessoas sofrem horrores com os desconfortos da transpiração excessiva. Para combater isso, o chá das folhas dessa planta se apresenta como uma excelente alternativa, já que ele contribui para regular a função dos poros e também protege a pele.

Ajuda no Tratamento de Tumores:

Devido às propriedades curativas das folhas, essa planta ajuda também no tratamento de tumores.

Auxilia no Tratamento de Feridas:

Já com relação às folhas da Nogueira, um dos principais benefícios oferecidos refere-se ao tratamento de feridas externas, já que ela atua tanto na higienização quanto no tratamento das inflamações.

Como Usar a Nogueira:

  • A Casca: você deve pegar dois pedaços da casca da Nogueira e colocar 250 ml de água, leve ao fogo e deixe levantar fervura. Em seguida deixe esfriar e beba, é recomendado beber de duas a três xícaras do chá por dia.
  • Folhas e Talos: você deve colocar duas colheres de sopa de folha seca ou talos de Nogueira em um litro de água. Deixe cozinhar durante aproximadamente 10 minutos a partir do momento em que a água começar a ferver. Após isso, retire do fogo e deixe de repouso e abafado por mais 10 minutos. Em seguida coe e beba. O ideal é que beba de duas a três xícaras por dia.
  • Fruto: é utilizado na culinária, assado ou em conserva.

Como Fazer o Chá de Nogueira:

  • Separe as folhas da árvore, na proporção de duas colheres de sopa da erva para cada litro de água
  • Coloque a água em uma panela, despeje a Nogueira e leve ao fogo
  • Depois de alcançar fervura, deixe cozinhar por cerca de 10 minutos
  • Desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe o chá de Nogueira descansar por mais 10 minutos
  • Coe e beba, de duas a três xícaras dele por dia (verifique a dosagem ideal para cada caso com seu médico).

nogueira

Contraindicações da Nogueira:

Ela é contraindicada para pessoas de estômago sensível a taninos (substância adstringente) que podem provocar mal-estar, enjoo/vômito e reações alérgicas na pele ou nos olhos (sobretudo quando ingerida de forma incorreta).

Vale ressaltar que o consumo dessa planta jamais exclui a necessidade de acompanhamento médico conforme histórico clínico do paciente.

Por mais que a Nogueira ofereça benefícios, as consultas regulares, exames médicos, assim como a adoção de melhores hábitos alimentares e da prática de atividade física são essenciais para obter muito mais saúde e qualidade de vida.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *