Quássia – O que é, Benefícios e Como Usar

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Nutrição - CRN6-MA 16199

Quássia – O que é, Benefícios e Como Usar
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Quássia – O que é, Benefícios e Como Usar de forma correta. Além disso, a Quássia nada mais é que uma planta típica de países com clima tropical, como é o caso do Brasil. A árvore traz inúmeros benefícios à saúde através da sua casca, frutos e folhas. O mais conhecido deles é a capacidade de acelerar a perda de peso, o que faz com que a plantinha seja bastante procurada nos mercados, lojas e feiras de produtos naturais.

quassia

planta da família das Simarubáceas. É também conhecida como, pau-tenente, quássia-da-jamaica, quássia-do-suriname, cássia, pau-amargo, pau-de-surinã. Entre as brasileiras, ela é reconhecida por auxiliar no emagrecimento rápido e saudável, sendo utilizada até mesmo por celebridades para colocar as curvas da silhueta em dia.

No entanto, o que poucas pessoas sabem é que a perda de peso não é o único benefício que a planta pode oferecer à nossa saúde.

Propriedades da Quássia:

Estudos comprovaram que os Benefícios da Quássia são devido ao seu grande número de princípios ativos, tais como: princípio amargo quassina, o mais importante, resina, mucilagens, pectina e taninos ,açúcar, alcaloides, óleo essencial, matéria resinosas, pectina.

Toxicologia: Produz vômitos se usada em doses altas. É desaconselhável seu uso por mulheres durante a menstruação e portadores de úlcera gastroduodenal. Conheça também os Benefícios da Quássia Para Saúde:

Benefícios da Quássia Para Saúde:

Favorece a Saúde do Coração:

Ainda graças às propriedades adstringentes presentes em sua composição, a planta também pode ajudar a combater o colesterol ruim (LDL) no sangue, o que ajuda não só a emagrecer como também a prevenir uma série de doenças cardiovasculares.

Ajuda a Perder Peso:

Como você já sabe, a planta possui propriedades adstringentes, capazes de desintoxicar o organismo, através do estímulo do funcionamento do fígado, e limpar a gordura presente no sangue. Por isso, esta poderosa planta pode auxiliar na perda de peso de maneira surpreendente, desde que não seja consumida de forma exagerada.

Combate a Má Digestão:

A planta é capaz de aumentar as secreções estomacais e intestinais, que ajuda a acelerar a digestão, além de melhorar o movimento peristáltico do intestino e aumentar o volume do bolo fecal, contribuindo para uma melhora do trânsito intestinal e combatendo a terrível constipação.

Ajuda a Aumentar o Apetite:

Apesar de ajudar a emagrecer, se for consumida de forma exagerada, a planta pode causar o “efeito rebote” e a facilitar o aumento de peso, uma vez que é rica em propriedades aperientes, que abrem o apetite e, portanto, fazem com que você sinta mais fome durante o dia.

Outros Benefícios da Quássia:

  • Fortalece o sistema hepático (funcionamento do fígado);
  • Trata diversos tipos de infecções;
  • Combate cólicas intestinais e menstruais;
  • Previne a anemia;
  • Diminui a febres;
  • Combate a diabetes, malária, sarampo e febre amarela;
  • Acaba com piolhos e outras verminoses;
  • Melhora a sensação de fraqueza no corpo;
  • Combate a blenorragia e espermatorreia;
  • Evita a flatulência;
  • Combate diarreias e dispepsias;
  • Previne cálculos no fígado e nos rins.

Como Usar a Quássia:

ESta planta pode ser utilizada, em chás e banhos, confira-os:

Chá de de Quássia:

INGREDIENTES:

  • 6g da madeira da casca ou raiz
  • 1 litro de água

MODO DE PREPARO:

  • Coloque a madeira dentro da água e deixe repousando durante alguns dias. Beba o líquido
    entre as refeições.

Banho de Quássia Para Aliviar Coceiras:

INGREDIENTES:

  • 6 colheres (de sopa) da casca da Quássia picada
  • 1 litro de água

MODO DE PREPARO:

  • Tome banho com a água misturada com as cascas para aliviar os sintomas do sarampo e oxiuras.

beneficios da quassia

Contraindicações da Quássia:

Apesar de se tratar de uma erva natural, o uso em excesso da Quássia produz alguns efeitos desagradáveis para o corpo. O principal deles é a alta incidência de vômito. O consumo da erva também é desaconselhável para mulheres durante a menstruação e portadores de úlcera gastroduodenal.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

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