Benefícios das Plantas

Quássia – o que é, benefícios e como usar!

quassia

Estudos comprovaram que os benefícios da quássia são devido ao seu grande número de princípios ativos, tais como: princípio amargo quassina, o mais importante, resina, mucilagens, pectina e taninos ,açúcar, alcaloides, óleo essencial, matéria resinosas, pectina.

A quássia nada mais é que uma planta típica de países com clima tropical, como é o caso do Brasil. A árvore traz inúmeros benefícios à saúde através da sua casca, frutos e folhas.

O mais conhecido deles é a capacidade de acelerar a perda de peso, o que faz com que a plantinha seja bastante procurada nos mercados, lojas e feiras de produtos naturais.

Além disso, a planta da família das Simarubáceas. Portanto, ela é também conhecida como, pau-tenente, quássia-da-jamaica, quássia-do-suriname, cássia, pau-amargo, pau-de-surinã. Entre as brasileiras, ela é reconhecida por auxiliar no emagrecimento rápido e saudável, sendo utilizada até mesmo por celebridades para colocar as curvas da silhueta em dia.

quassia
quássia

Benefícios da quássia para saúde:

1. Favorece a saúde do coração:

No entanto, graças às propriedades adstringentes presentes em sua composição, a planta também pode ajudar a combater o colesterol ruim (LDL) no sangue, o que ajuda não só a emagrecer como também a prevenir uma série de doenças cardiovasculares.

2. Ajuda a perder peso:

Como você já sabe, a planta possui propriedades adstringentes, capazes de desintoxicar o organismo, através do estímulo do funcionamento do fígado, e limpar a gordura presente no sangue. Por isso, esta poderosa planta pode auxiliar na perda de peso de maneira surpreendente, desde que não seja consumida de forma exagerada.

3. Combate a má digestão:

Além disso, a planta é capaz de aumentar as secreções estomacais e intestinais, que ajuda a acelerar a digestão, além de melhorar o movimento peristáltico do intestino e aumentar o volume do bolo fecal, contribuindo para uma melhora do trânsito intestinal e combatendo a terrível constipação.

4. Ajuda a aumentar o apetite:

Apesar de ajudar a emagrecer, se for consumida de forma exagerada, a planta pode causar o “efeito rebote” e a facilitar o aumento de peso, uma vez que é rica em propriedades aperientes, que abrem o apetite e, portanto, fazem com que você sinta mais fome durante o dia.

Outros benefícios incluem:

  • Fortalece o sistema hepático (funcionamento do fígado);
  • Trata diversos tipos de infecções;
  • Combate cólicas intestinais e menstruais;
  • Previne a anemia;
  • Diminui a febres;
  • Combate a diabetes, malária, sarampo e febre amarela;
  • Acaba com piolhos e outras verminoses;
  • Melhora a sensação de fraqueza no corpo;
  • Combate a blenorragia e espermatorreia;
  • Evita a flatulência;
  • Combate diarreias e dispepsias;
  • Previne cálculos no fígado e nos rins.

Como usar a quássia?

1. Chá de de quássia:

Ingredientes:

– 6g da madeira da casca ou raiz
– 1 litro de água

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, coloque a madeira dentro da água e deixe repousando durante alguns dias.
  2. Em seguida beba o líquido entre as refeições.

2. Banho de quássia para aliviar coceiras:

Ingredientes:

– 6 colheres (de sopa) da casca da quássia picada
– 1 litro de água

Modo de preparo:

  1. Além disso, tome banho com a água misturada com as cascas esta planta para aliviar os sintomas do sarampo e oxiuras.

Contraindicações:

Apesar de se tratar de uma erva natural, o uso em excesso da quássia produz alguns efeitos desagradáveis para o corpo. O principal deles é a alta incidência de vômito. Portanto, o consumo da erva também é desaconselhável para mulheres durante a menstruação e portadores de úlcera gastroduodenal.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário