Alcaçuz – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Alcaçuz – O que é, Benefícios e Como Usar
4.5 (90.91%) 11 vote[s]

Alcaçuz – O que é, Benefícios e Como Usar essa planta. Além disso, o Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra) tem uma complicada composição química que lhe confere largo espectro de propriedades e benefícios. Seu uso medicinal é relatado em papiros egípcios, comprovado através de diversos estudos, especialmente quanto aos tratamentos de fígado, suprarrenais, úlceras pépticas e desequilíbrios hormonais. Veja tudo sobre o esta planta:Alcaçuz

O que é Alcaçuz:

Alcaçuz é uma planta medicinal, também conhecida como Glicirriza, Salsa, Regaliz, Pau-doce ou Raiz-doce, muito utilizada no tratamento de problemas respiratórios.

O nome científico desta planta é Glycyrrhiza glabra e pode ser comprado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e algumas feiras livres.

Propriedades do Alcaçuz:

As propriedades desta planta incluem sua ação anti-inflamatória, anti-espasmódica, expectorante, mucolítica, antitússico, antimicrobiana, antioxidante, anti-séptica, diurética, emoliente, laxante e tônica.

Benefícios do Alcaçuz:

Esta planta serve para ajudar no tratamento de:

  • Abcessos;
  • Bronquite;
  • Catarro;
  • Conjuntivite;
  • Espasmos;
  • Feridas;
  • Furúnculos;
  • Gota, prisão de ventre, resfriado e úlceras gástricas.

Modo de uso:

A parte utilizada desta planta é a sua raiz.

Chá: colocar 10 gramas de raiz desta planta em 1 litro de água e ferver durante 10 minutos. Deixar esfriar e beber 3 xícaras diariamente.

Efeitos Colaterais:

Os efeitos colaterais desta planta incluem retenção de líquidos, aumento da pressão sanguínea, diminuição da concentração de potássio no organismo, dor abdominal, dor de cabeça e dificuldade respiratória.

Contra Indicações:

Esta planta está contraindicado para grávidas, mulheres em fase de lactação e pacientes com anemia, pressão alta, glaucoma, problemas cardíacos ou que usam anticoncepcionais orais e remédios para reposição hormonal.

Evite o uso do Alcaçuz se estiver em período de gestação ou lactação. Não ministrar o Alcaçuz em crianças ou em pessoas portadoras de anemia, glaucoma ou hipertensão.

Se o paciente em questão estiver fazendo uso de medicamentos contraceptivos ou repositores hormonais também deve suspender o uso.

Em hipótese alguma ingira o chá em excesso. Efeitos colaterais como dor de cabeça, retenção de líquidos, dor abdominal, insuficiência respiratória, concentração de potássio no organismo e hipertensão podem surgir.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *