Benefícios das Plantas Brenda Lima

Videira vermelha – o que é, benefícios e como usar!

A videira vermelha é um arbusto da família Vitaceae, que produz uma uva preta, ela possui diversas propriedades benéficas que melhoram sua saúde, e deve seu nome a sua folhagem que fica avermelhada no outono.

Menos conhecido no entanto, mas não menos importante, são as suas propriedades e seus usos na medicina herbal. As folhas contêm boas quantidades de bioflavonoides que é um anti-inflamatório e antioxidante.

videira vermelha

videira vermelha

Para que serve:

O uso da videira vermelha pode ser de forma separada ou combinada com outros tonificantes, porém, ambas as formas são um remédio venotônico, vaso protetor e antioxidante. Além disso, o preparo das folhas é eficaz no tratamento de desinflamação das paredes venosas, previne a degradação da elastina e do colágeno e oferece maior elasticidade aos vasos. Deste modo, favorece o fluxo do sangue, prevenindo o surgimento de varizes e tratando frieiras.

Benefícios da videira vermelha:

A sua fabulosa composição química faz desta planta uma referência como agente anti-envelhecimento, destacando-se a sua riqueza em resveratrol e vitamina C, promovendo a juventude não apenas dos vasos sanguíneos mas também de todas as células do corpo humano, incluindo a pele.

Ela tem, ainda, um efeito marcado no aumento da resistência das fibras de colágeno, promovendo a elasticidade e a firmeza da pele, atuando também como anti-inflamatório natural. Veja mais dos benefícios da videira vermelha Para Saúde:

Saúde das paredes das veias: O complexo de flavonoides encontrados na videira vermelha pode ajudar no fortalecimento e na reparação de paredes das veias que estejam enfraquecidas ou diluídas (estreitas, afinadas).

Efeito diurético: A videira vermelha combate a retenção de líquidos e consequentemente o inchaço do corpo devido ao fato de promover a eliminação do excesso de água presente no organismo por meio da urina.

Alívio a cãibras musculares: Acredita-se ainda que a planta medicinal possa colaborar com o tratamento de cãibras musculares noturnas que atingem a região das pernas.

Elasticidade e firmeza da pele: Ela possui efeitos observados graças à ação de aumento da resistência das fibras de colágeno promovida.

Outros benefícios:

  • Ação de limpeza e tônica sobre as artérias, capilares e veias;
  • Estimula a circulação e diminui a sensação de pernas cansadas;
  • Os taninos possuem uma ação adstringente e vasoconstritora, o que favorece o retorno venoso;
  • As antocianinas são reconhecidas por diminuírem a permeabilidade dos capilares e aumentarem a sua resistência;
  • Favorece a elasticidade e a flexibilidade dos vasos sanguíneos;
  • Ação antioxidante, o que preserva a juventude dos vasos;
  • Poderoso antioxidante, retarda o envelhecimento cutâneo, bloqueia os efeitos danosos dos radicais livres;
  • Promove a elasticidade e a firmeza da pele, ao aumentar a resistência das fibras de colágeno;
  • Adstringente, fecha os poros.
beneficios da videira vermelha

benefícios da videira vermelha

Como usar a videira vermelha:

Sedo a folha a parte da planta utilizada, pode ser naturalmente utilizada em infusão ou pode ser obtido o seu extrato, que pode integrar a composição de outros produtos como cremes, géis, comprimidos, loções, tônicos ou xaropes, por exemplo.

A videira vermelha é usualmente recomendada como suplementos alimentar (comprimidos ou xarope), separado ou combinado com outros agentes tonificantes. De referir também que, na forma de gel, é altamente eficaz na promoção de imediata sensação de alivio e frescura nas pernas.

Efeitos Colaterais:

O uso é considerado seguro. Não é recomendado para utilização em caso de hipersensibilidade a um ou mais componentes presentes.

Sobre o autor | Website

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.