Início » Benefícios das Plantas » Passiflora – o que é, benefícios e como usar!

Passiflora – o que é, benefícios e como usar!

quais as principais propriedades da passiflora?

Por centenas de anos, a passiflora foi usada como sedativo natural à base de plantas, redutor de estresse, auxílio ao sono e muitas outras aplicações. Além disso, a planta passiflora é conhecida como flor de maracujá. Essa planta é excelente para saúde e proporciona diversos benefícios para o corpo. Todo mundo sabe, afinal, que se trata de uma das plantas mais utilizadas no Brasil.

A maneira correta de chamar a flor do maracujá é chama-lá de passiflora, mas regionalmente pode ser conhecida como flor-da-paixão ou maracujá-sylvestre.

quais as principais propriedades da passiflora?
quais as principais propriedades da passiflora?

Utilizada para fins ornamentais – por ser uma flor de extrema beleza – a passiflora também contém diversas propriedades medicinais benéficas para o organismo humano.

Quais as principais propriedades da passiflora?

  1. Analgésica;
  2. Calmante;
  3. Antidepressiva;
  4. Antiespasmódica;
  5. Sedativa;
  6. Hipotensora;
  7. Relaxante.

A flor da paixão ainda possui poucas calorias e é rica em vitamina A, vitamina B e vitamina C, cálcio, antioxidantes, sódio, fibras, fósforo e potássio.

Serve como um calmante, por isso é indicada para pessoas que sofrem de nervosismo, ansiedade, depressão, irritabilidade, déficit de atenção, insônia e outros males psicológicos ou psiquiátricos.

O melhor de tudo, é que você pode aproveitar os benefícios da flor da paixão sem se preocupar com o ganho de peso, pois a planta é uma flor com baixíssimo índice calórico!

Modo de consumo:

Folhas Secas: Para cada 16g de folhas de passiflora, leve ao fogo 275 ml de água filtrada, deixando ferver por até 10 minutos. Depois, coe e beba o chá ao longo da tarde.

Sementes secas – Para cada 5g de sementes secas de passiflora ou maracujá, leve ao fogo 300ml de água filtrada e deixe ferver por até 10 minutos. Coe e beba o chá duas vezes ao dia.

Efeitos colaterais:

Assim como o maracujá e qualquer outro calmante, o consumo excessivo de passiflora pode provocar sonolência excessiva, além de causar distúrbios visuais. Seu consumo é contra indicado para gestantes, lactantes e pessoas que sofram de hipotensão arterial.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário