Azedinha – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Azedinha – O que é, Benefícios e Como Usar
4.8 (95%) 8 vote[s]

Azedinha – O que é, Benefícios e Como Usar essa planta. Além disso, a azedinha, trata-se de uma planta que cresce em locais escuros em abundância e cria um denso cobertor que apresenta uma bonita coloração esverdeada. Não raro, a planta azedinha é encontrada no mesmo habitat em que crescem as samambaias. Veja tudo sobre essa planta:Azedinha

O que é Azedinha:

A planta azedinha pertence à família das polygonaceae. De nome científico rumex acetosella ou rumex acetosa, a planta cresce em locais escuros em abundância e cria um cobertor denso com uma coloração esverdeada linda. Muitas vezes encontradas no mesmo habitat onde crescem as samambaias, as azedinhas crescem em regiões mais úmidas.

Benefícios e Propriedades da Azedinha:

Rica em vitamina do complexo B e vitamina C, além de cálcio e outros minerais, a planta é repleta de benefícios à saúde, contando com ação diurética e febrífuga, além de anti-inflamatória, desintoxicante, antibacteriana, cicatrizante, adstringente, anticancerígena, hepática, laxante, antiescorbútica, antisséptica, entre outras.

Segundo estudos, a planta pode ser usada para afastar inflamações nos rins, combater outras inflamações diversas do corpo, além de ajudar no tratamento do câncer e diminuir a pressão arterial. A planta pode ser usada ainda no tratamento de acnes, feridas, melanoma, lombriga, prisão de ventre, retenção de líquidos, entre outros.

O cataplasma da azedinha é usado para o tratamento do tratamento das acnes, lombrigas, febre e feridas, e o que muita gente não sabe é que o suco das folhas da Azedinha pode ser usado para coalhar leite para a fabricação do leite. A planta, na China, é usada ainda crua para aliviar a área reprodutiva da mulher após partos normais, prevenindo infecções.

Formas de Consumo da Azedinha:

Pode ser usada no preparo de saladas verdes, dando um sabor azedo, semelhante ao do limão, à salada.

Pode ser usada cozida para preparo de comidas quentes, como sopas, ou ainda misturada aos sucos, como o suco de laranja com mel e gelo, por exemplo, que fica uma bebida refrescante, saborosa e relaxante.

Pode ser usada ainda no preparo de um chá, que quando consumido traz muitos benefícios à saúde.

Contraindicações da Azedinha:

É essencial usar plantas medicinais ou quaisquer medicamentos somente com orientação médica. A planta é rica em ácido oxálico, o que pode fazer com que se formem pedras nos rins. É contraindicado o uso por pacientes que sofram de gota, pedras nos rins ou reumatismo.

Gestantes, lactantes e portadores de doenças com uso contínuo de medicação devem usar a planta somente com acompanhamento médico.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *