Ênula Campana – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Ênula Campana – O que é, Benefícios e Como Usar
4.7 (93.33%) 3 vote[s]

Ênula Campana – O que é, Benefícios e Como Usar para sua saúde. Além disso, a Ênula Campana que tem o nome científico de inula helenum, é uma planta que possui propriedades que são de suma importância para combater e prevenir doenças.

Seu crescimento se dá por meio de invólucro ou a base de folhas aveludadas. Sua raiz é grossa, mucilaginosa e bifurcada, e deve ser colhida e cortada em pedaços para que seja secada no sol.

A planta ainda é conhecida como erva campeira e helênio, e pode estar presente principalmente em regiões pedregosos como a Grã-Bretanha.

Seu uso é aplicado na medicina do mundo, mas também na fabricação de bebidas alcoólicas, como o absinto, na Suíça e França, por exemplo. Na Alemanha, antigamente, ela era usada na fabricação de um vinho.

Propriedades da Ênula Campana:

  • antisséptica;
  • antidisentérica;
  • sudorífica;
  • diurética;
  • tônica;
  • antibiótica;
  • vermífuga;
  • emética;
  • sedativa;
  • colerética.

A Ênula Campana, desde tempos antigos, era utilizada para fins medicinais, sendo um excelente tônico aromático e estimulante dos órgãos que excretam. Apesar de não ser muito usada nos dias de hoje, a Ênula Campana pode ser empregada para tratar tosse seca e até mesmo tosse catarral úmida.

Com sua ação antibacteriana, a Ênula Campana desinfeta os pulmões. Ela ainda pode ser utilizada também para tratar a convalescença, atuando sobre o sistema respiratório e digestivo, recuperando a vitalidade e melhorando o apetite.

Você também pode combater parasitas intestinas, vermes intestinas, dores ciáticas, navralgias, bronquite catarral, manchas na pele, entre outros.

A Ênula Campana possui um princípio ativo amargo que é popular como helenina, além dos óleos voláteis mucilagens, inulenina, entre outros. Quando transformada em forma de frutose, é usada na confecção de um pão preparado para diabéticos.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *