Guiné – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Guiné – O que é, Benefícios e Como Usar
4.8 (96.92%) 26 vote[s]

Guiné – O que é, Benefícios e Como Usar essa planta. Além disso, o Guiné, conhecido também como tipi verdadeiro, tipi, amansa senhor e eva de pipi. Seu nome científico é Petiveia alliacea e quando adulta é capaz de medir até um metro de altura. Suas folhas são lisas e sem recortes, as flores são esverdeadas e pequenas, em formato de espiga. Com aroma forte e inconfundível, a planta guiné foi utilizada na época da escravidão em rituais religiosos e defumações. Veja tudo sobre esta planta:Guiné

O que é Guiné:

A Guiné é uma planta medicinal, também conhecida como Eva de pipi, Tipi, Tipi Verdadeiro e Amansa Senhor, usada para fins terapêuticos devido a sua excelente propriedade anti-inflamatória.

O seu nome científico é ​Petiveria-alliacea e pode ser comprada em algumas lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Propriedades da Guiné:

As propriedades desta planta incluem sua ação diurética, depurativo, anti-inflamatória e analgésica.

Benefícios da Guiné:

Esta planta serve para tratar dores de cabeça, dores na vista, reumatismo, dor de dente, dores de garganta, falta de memória e reumatismo.

Modo de uso da Guiné:

Para fins terapêuticos é utilizada toda a planta, inclusive sua raiz. A ingestão desta planta não está recomendada, pois ela pode ser muito tóxica.

  • Dor de dente: Adicionar as folhas da planta em água fervente e realizar o gargarejo com o chá 3 ou 4 vezes ao dia.Inflamações: O chá deve ser aplicado sobre as áreas lesionadas, em forma de lavagens e compressas.

Efeitos Colaterais:

Os efeitos colaterais desta planta incluem insônia, alucinações, apatia e alterações no sistema nervoso, quando ingerida.

Contraindicações:

Esta planta está contraindicada para mulheres grávidas ou em fase de lactação.

Atenção! 

Ela é uma planta tóxica que não deve ser ingerida regularmente por mais de duas semanas. Entre seus possíveis efeitos colaterais estão alterações no sistema nervoso, insônia, apatia e alucinações. Por ter propriedades abortivas, o consumo da planta é contra indicado para gestantes.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *