Os 15 Benefícios da Arruda Para Saúde

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Os 15 Benefícios da Arruda Para Saúde
4.7 (93.33%) 6 votes

Os Benefícios da Arruda que você precisa conhecer. Além disso, A Arruda é uma planta medicinal aromática, que carrega um cheiro intenso e é originária da Europa. Ela também é conhecida pelos nomes de arruda-fedida, arruda-doméstica, arrudas-dos-jardins e ruta-de-cheiro-forte. Utilizada na preparação de sucos, o verdinho também dá origem a outra bebida: o chá de Arruda.

beneficios do cha de arrudaSegundo sabedorias populares e certificado por estudos científicos, a planta é indicada para mulheres que necessitam regular seus respectivos ciclos menstruais, pois ela estimula o útero e promove o sangramento menstrual. Lamentavelmente, devido a isso, às vezes é utilizada para fins abortivos.

Se atendo apenas aos benefícios da planta, podemos citar seu uso no combate à conjuntivite, assim devendo ser manipulada da seguinte forma: amolecendo as folhas acrescendo água mineral e após isso embeber algodões nessa água para serem posteriormente aplicados sobre os olhos fechados. As folhas também podem ser fervidas antes disso, mas devem estar em temperatura ambiente.

Então, confira → Os 20 Benefícios da Arruda Para Saúde:

Benefícios da Arruda por ser Fonte de Rutina:

A rutina, uma substância também conhecida como vitamina P, está presente na Arruda. Ela aumenta a resistência dos vasos sanguíneos e melhora a absorção da vitamina C, um nutriente que também é encontrado na planta.

A vitamina C atua na melhora da imunidade e é importante para a proteção das células, absorção de ferro por parte do organismo, produção de colágeno que constitui as mucosas, peles e ossos e para a produção do neurotransmissor serotonina, que atua no humor, estresse e dor.

Benefícios da Arruda por conter Ação Analgésica:

A planta que dá origem ao chá é composta por uma substância chamada quercetina, um flavonoide com ação antioxidante, que possui propriedades analgésicas, ou seja, que combatem a dor.

Benefícios da Arruda no Alívio da Ansiedade:

O óleo essencial da Arruda é composto por substâncias chamadas de undecanona, metilnonilcetona e metiletilcetona.

Elas oferecem propriedades calmantes ao serem aspiradas, que podem auxiliar a diminuir os níveis de ansiedade.

Benefícios da Arruda Para Normalização do Ciclo Menstrual:

A Arruda pode contribuir neste sentido por estar associada ao efeito de estimular a menstruação. Entretanto, cheque com seu médico antes de utilizar o chá para estes benefícios.

É por este mesmo efeito que o chá de Arruda não pode ser consumido por mulheres que estejam gestantes, visto que resulta na contração das fibras musculares do útero, causando uma forte hemorragia.

Benefícios da Arruda Para uma Boa Qualidade de Sono:

Para quem fica “aceso” durante a noite e não consegue dormir, dificultando seu descanso e sua recuperação de energia para executar as tarefas do dia seguinte, o chá de Arruda também pode ajudar.

Como vimos no tópico 3, ele possui propriedades calmantes, que podem diminuir a agitação na hora de dormir e tornar mais fácil a tarefa de pegar no sono.

Benefícios da Arruda por Colaborar com o Tratamento de Condições de Saúde:

A Arruda pode colaborar com o tratamento de problemas de saúde como dores de cabeça e cistos. Entretanto, não deixe de consultar o seu médico antes de utilizar o chá de Arruda como auxiliar no tratamento desses problemas, para se certificar de que ele é realmente apropriado e seguro para o seu caso. E não deixe de seguir todas as orientações dadas por ele para lidar com as condições citadas acima.

Benefícios da Arruda Para o Sistema Digestivo:

A planta é conhecida por trazer um efeito tônico ao sistema digestivo e aliviar sintomas desconfortáveis como gases e cólica.

Benefícios da Arruda Para Tratar Gota e Reumatismo (ameniza sintomas):

Não, o chá de Arruda não cura essas doenças. Entretanto, a planta utilizada no preparo da bebida ajuda a amenizar as dores provenientes dos sintomas físicos da gota e do reumatismo.

Benefícios da Arruda por Conter Propriedades Anti-Fúngicas:

Estas propriedades ajudam a tratar infecções fúngicas como dermatite, pé de atleta e outras infecções fúngicas. Se propenso a infecções fúngicas, especialmente pé atletas, você pode aplicar chá de Arruda antes de colocar seu calçado.

Benefícios da Arruda por ser um Excelente Anti-Inflamatório:

Chá de Arruda pode reduzir a inflamação da artrite reumatoide. Um copo ou dois de chá de Arruda todos os dias reduz a dor e inflamação nas articulações e facilidade músculos rígidos.

beneficio do cha de arrudaFale com o seu médico antes de usar chá de Arruda como um remédio para artrite. As folhas da Arruda são secadas e embebidas em água quente para preparar o chá de Arruda .

Benefícios da Arruda por ser um Ótimo Antiespasmódico:

Chá de Arruda tem efeitos calmantes e relaxantes, assim, usado como um remédio para a ansiedade, dores musculares e cólicas menstruais .

Ele também ajuda a relaxar o cérebro e o sistema nervoso, portanto, melhora a qualidade de vida do indivíduo. Estas propriedades funcionam de forma semelhante aos medicamentos anti-ansiedade.

Benefícios da Arruda por possuir Efeito Sedativo:

Chá de Arruda é eficaz para acalmar ataques epilépticos e histéricos. Além disso, o chá de Arruda contém neurotoxinas, que induzem dormência. Isso relaxa e dessensibiliza os nervos tornando o paciente tranquilizado.

Benefícios da Arruda por Possuir Propriedades Insecticidas:

A Arruda tem uma ação de mata e conduzir os insetos de longe. É venenoso aos insetos assim usados em fumigantes, vaporizadores, varas de incenso e queimadores para afastar insetos.

Beneficio da Arruda Para o Sistema Digestivo:

A planta é conhecida por trazer um efeito tônico ao sistema digestivo e aliviar sintomas desconfortáveis como gases e cólica.

Beneficio da Arruda Para Tratar Asma:

Suas enzimas podem tratar as contrações dos alvéolos pulmonares. Funciona como um corticoide natural e evita crises de asma em adultos e crianças acima de 8 anos.

Beneficio da Arruda Para Combater Conjuntivite:

Pessoas com a ocular inflamada por conjuntivites bacterianas podem consumir o chá de Arruda a fim de ajudar na recuperação pois, a Arruda nesse caso age como um antibiótico natural.

Então, confira → Outros Benefícios da Arruda Para Saúde:

  • Ansiedade.
  • Antiparasitária.
  • Regulação hormonal.
  • Infecções de ouvido.
  • Analgésica.
  • Controla episódios de epilepsia.
  • Elimina gases.
  • Expectorante.
  • Reduzir a tensão ocular.
  • Favorece a circulação.

Receita do Chá de Arruda:

Ingredientes:

  • Uma colher de sobremesa cheia de folhas de Arruda
  • Água fervente

Modo de Preparo:

  • Colocar as folhas em uma xícara de chá;
  • Adicionar a água fervente e cobrir a xícara;
  • Deixar esfriar até atingir uma temperatura adequada para beber
  • Coar o chá e ele estará pronto para uso.

Contraindicações da Arruda:

Alguns herbalistas consideram os tratamentos com Arruda desnecessários devido à sua toxicidade que é conhecida. Várias pesquisas atuais tentam isolar e descobrir propriedades medicinais de algumas substâncias benéficas presentes na erva.

A Arruda só é utilizada em pequenas doses e de forma tópica (aplicação externa e diluída sobre a pele, em doses homeopáticas). Doses grandes podem causar fotossensibilidade. Não deve ser usada durante a gravidez, vez que doses elevadas agem como um abortivo que pode ser tóxico ou até mesmo fatal à mãe.

Também é vetado o uso durante a fase de lactação. O uso interno, mesmo em doses homeopáticas, não deve ser feito por crianças, idosos ou por pacientes com doenças cardíacas ou renais. A seiva do talo pode causar dermatite. Medicamentos para reduzir a pressão arterial podem ter seus efeitos potencializados.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *