Aroeira – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Aroeira – O que é, Benefícios e Como Usar
5 (100%) 7 vote[s]

Aroeira – O que é, Benefícios e Como Usar de forma correta. Além disso, a Aroeira é uma árvore de pequeno porte e que tem muitas propriedades em suas folhas e cascas, sendo usada para várias aplicações, sendo na forma de chá ou compressas, suas flores atraem abelhas e outros polinizadores.

aroeira

Seus frutos atraem pássaros e também podem ser usados na alimentação, em saladas (o frutinho vermelho é chamado de pimenta-rosa, tem sabor peculiar, levemente picante e adocicado.

No entanto, existem vários tipos de Aroeiras, como a mansa, brancas, do campo, lentisco, raseteira e bravas – algumas causam efeitos adversos e negativos, como urticária, edemas e eritemas.

Propriedades da Aroeira:

A Aroeira conta com taninos, polifenóis que possuem ação antioxidante leve. A planta também conta com flavonoides que tem forte ação antioxidante e por isso combatem os radicais livres, protegem o cérebro e o sistema cardiovascular e melhoram a circulação sanguínea. Já as saponinas são substâncias com um efeito anti-inflamatório que contribui para o controle do colesterol, entre ouros benefícios.

Ela tem propriedades capazes de combater diarreia, corrimento vaginal, contribui para o aumento do fluxo menstrual, combate fungos e bactérias, tem ação adstringente, é balsâmica, diurética, purgativa, estomáquica, tônica, vulnerária e anti-inflamatória. Confira agora os Benefícios da Aroeira Para Saúde:

Benefícios da Aroeira Para Saúde:

  • O chá desta planta pode ser usado para tomar banho e curar afecções de pele e diminuir as dores do reumatismo.
  • Tradicionalmente usa-se a aroeira para controle da febre, isto se daria devido a sua ação anti-inflamatória em geral.
  • A espécie de aroeira Schinus terebinthifolia tem uso tradicional contra infecções nas genitálias devido à sua ação anti-inflamatória e cicatrizante.

Pode ter resultados positivos em uma variação de doenças, como:

  • Diminui a Temperatura do Corpo,
  • Auxilia o tratamento de doenças sexualmente transmissíveis,
  • Previne infecções vaginais,
  • Alivia a tosse e a bronquite,
  • Combate o reumatismo e a artrite,
  • Auxilia na higienização pós-parto,
  • Combate a diarreia,
  • Auxilia na cicatrização da pele,
  • Auxilia no tratamento da gota,
  • Combate dores ciáticas.

Como Fazer o Chá de Aroeira:

O preparo correto diz que é preciso adicionar 100 gramas do pó das cascas de Aroeira em 1 litro de água fervente, tomando 3 ou 4 colheres de sopa ao dia. A recomendação é não usar açúcar e sim adoçante em casos extremos. Mel também pode ser usado.

Também há a possibilidade de se fazer a decocção de um litro de água com 3 ou 4 pedaços da casca desta planta por 15 minutos e, depois de frio, deixar na geladeira e beber durante o dia. Já para o uso externo, usado em banhos, é ideal usar o líquido morno. Ele é feito com o cozimento de um litro de água com 25 gramas da casca da planta.

beneficios da aroeira

Contraindicações da Aroeira:

A Aroeira pode ter efeito purgativo e também laxativo. Além disso, ela pode levar a reações alérgicas na pele ou mucosas.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *