Plantas medicinais

Cálamo aromático combate catarro e tosse: veja os benefícios da planta

calamo aromatico

O cálamo aromático é uma planta aquática com tronco subterrâneo e raízes chatas e finas, muito conhecida também por propriedades benéficas. Com sabor amargo, a planta é originária da Índia e da África, mas pode ser encontrada por todo o mundo.

Com tamanho de 60 a 150 cm, o cálamo aromático possui folhas estreitas e lanceoladas, e um aroma muito agradável, semelhante ao da tangerina.

Cálamo aromático combate catarro e tosse: veja os benefícios da planta
cálamo aromático

Benefícios do cálamo aromático:

O chá do cálamo aromático pode ser usado contra bronquites, catarro, tosse e problemas digestivos. Possui benefícios no combate à flatulência, ao vômito e ao raquitismo e, além disso, auxilia na digestão pesada e em caso de escassez de suco gástrico, ou de gastrite crônica, uma vez que elimina os gases presentes no sistema digestivo.

Pode ser usado ainda como um relaxante muscular e como sedativo suave para o sistema nervoso, agindo no combate à halitose e gastrite de origem nervosa, à hiperazotemia, inchaços e icterícias. Entre seus princípios ativos encontramos os óleos essenciais R-asaronio, B-asaronio, acoronio, B-gurjunius, ZZ-deca-4, 7-dienal, além de resinas e taninos.

Contraindicações:

O uso na forma de banhos ou de massagem corporal e o uso de óleos deve ser evitado por mulheres gestantes ou em fase de lactação, além de crianças menores de dois anos. É importante que o rizoma seja desidratado antes do consumo. Não consuma por longos períodos, pois pode causar câncer e é tóxico sobre o sistema nervoso central.

Como usar cálamo aromático:

Infusão: para preparar a infusão, use a proporção de 10g para cada meio litro de água. Coloque o rizoma na água e leve ao fogo. Ao alcançar a ebulição, deixe cozinhar por aproximadamente dez minutos.

Em seguida, desligue e tampe, deixando descansar por dez minutos. Coe e adoce com mel ou adoçante. Para melhorar o sabor, use casca de limão. Consuma sempre após as principais refeições. É usado para problemas digestivos.

Para fins colutórios e hidropsia hepática, deve ser usada a proporção de 30g de rizoma para cada litro de água. Para clorose, use 40g para cada litro de água.

Decocção: a decocção pode ser feita com uma colher de sobremesa de pó de rizoma por copo de água. Deixe em água quente por cinco minutos, e deixe esfriar. Coe, adoce com mel e consuma três copos por dia, sempre após as refeições. Dessa forma, possui benefícios digestivos.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.