Saião – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Dr. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Cura Natural

Saião – O que é, Benefícios e Como Usar
4.7 (93.85%) 104 vote[s]

O que é Saião? Benefícios do Saião e Como Usar de forma certa são algumas das dúvidas que esclareceremos aqui. Além disso, O saião possui benefícios para saúde que muitos não conhecem. o saião também chamado de folha-da-fortuna, folha de pirarucu, folha-grossa, folha-da-costa, courama, coiramam e tem por nome científico Kalanchoe Brasilienses Cambess, é uma planta encontrada na África e popularizada na Europa Meridional sendo trazida para o Brasil no início da colonização.

O saião é uma planta pequena de característica bianual e bastante ramosa, com raízes fusiformes, bem grossas e brancas.

No primeiro ano, surgem apenas as folhas, que possuem um pecíolo de formato triangular, são penadas e subdivididas em segmentos de margens crespas. O saião é uma planta medicinal é excelente para diversos problemas de saúde, se tornando uma popular forma de melhorar vários problemas sem precisar necessariamente ir a um médico.

Benefícios da Planta Saião:

As propriedades do saião incluem sua ação antimicrobiana, hipotensora, anti-inflamatória, cicatrizante e emoliente.

Graças às propriedades do saião, a planta pode auxiliar no tratamento de infecções pulmonares e geniturinárias, erisipela, verrugas, feridas, queimaduras e frieiras.

Segundo alguns estudos que vinham sendo realizados desde 1993, a fabricação de um medicamento fitoterápico feito com o saião pode tornar o tratamento da leishmaniose mais barato.

Os pesquisadores concluíram que o saião não age especificamente contra a leishmaniose. Todavia, as substâncias ativas do saião estimulam a célula parasitada a eliminar o parasita. As propriedades do saião têm diversos benefícios, que incluem:

Auxílio ao tratamento de infecções pulmonares, como bronquite, asma e calmante da tosse;
Contribuição para o tratamento de doenças gastrointestinais, como gastrite, dispepsia ou doença inflamatória intestinal, por exemplo, pelo seu efeito calmante e cicatrizante da mucosa do estômago e intestino;
Efeito diurético, que ajuda a eliminar cálculos renais, diminuir o inchaço nas pernas e controlar a pressão arterial.
Além disso, o consumo do saião tem sido apontado como tendo efeito anti-tumoral, até agora testado em ratos, o que pode trazer benefícios futuros no tratamento contra o câncer.

Como Usar o Saião:

A parte mais utilizada do saião é sua folha, que é utilizada na preparação de chás, sucos e extratos para aplicar na pele ou preparar cremes e pomadas.Confira a seguir a receita do chá de saião:

INGREDIENTES:

  • 3 colheres (de sopa) de folhas picadas;
    250 ml de água fervente.

MODO DE PREPARO:

  • Misture tudo e deixe repousar durante 5 minutos, coe e beba duas xícaras ao dia.

Efeitos Colaterais do Saião:

O uso do saião ou do seu chá é contraindicado durante a gestação e amamentação. Os pacientes devem evitar o seu uso por longos períodos, devido ao seu efeito imunossupressor.

Lembre-se que é preciso consultar um médico antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, inclusive natural.

As plantas também contêm substâncias que podem ser prejudiciais ao nosso organismo. Somente um profissional poderá analisar cada caso e indicar o melhor tratamento.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Valeria Carneiro

Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *