Plantas medicinais

Ipê roxo alivia dores musculares: veja os benefícios da planta

ipê roxo

ipê roxo é árvore Tabebuia possui várias propriedades únicas. Entre eles, a casca é altamente resistente a apodrecimento, mofo e outros patógenos comuns das árvores. Há muito tempo se presume que essas propriedades antimicrobianas podem ser benéficas para os seres humanos, prevenindo ou tratando infecções bacterianas, virais ou fúngicas comuns

Além disso, para os índios Tupi e Guarani, elas representam vigor e força.

Ipê roxo alivia dores musculares: veja os benefícios da planta
ipê roxo

O que é o ipê roxo?

O ipê é uma árvore que é nativa da América Central e do Sul. Na medicina herbal do mundo todo, a casca e madeira desta árvore possuem propriedades.

Além disso, existe um remédio herbal chamado de ipê que não só reduz a obesidade, mas também diminui o risco de doença cardíaca coronária e também o diabetes tipo 2.

Benefícios do ipê roxo para saúde:

Além disso, o chá da casca do ipê roxo é usado também no alívio das dores musculares, nos problemas menstruais e ginecológicos, no mal de Parkinson, no controle da diabetes e no combate à anemia.

Ele também ajuda tratar uma ampla gama de distúrbios médicos, incluindo anemia, asma, bronquite, diabetes, eczema, aumento da próstata, gripe, vermes intestinais, infecções sexualmente transmissíveis, infecções de pele, infecções do trato urinário e até câncer.

Com isso dito, há algumas evidências de que o pau d’arco pode ajudar no tratamento de certas condições :

  • antibacterianas;
  • adstringentes;
  • anti-inflamatórias;
  • anti parasitária;
  • antivirais;
  • anti-fúngicos;
  • analgésica;
  • anti microbiana;
  • laxante;
  • anti cancerígena;
  • antioxidante.

Todas essas propriedades encontrada são de suma importância para combater e prevenir doenças que podem afetar a saúde do corpo humano.

Em toda o lugar da Amazônia, os extratos de ipê têm sido utilizados ​​para tratar: anemia, malária, problemas respiratórios, resfriados, gripe, tosse, reumatismo, artrite, picada de cobram, câncer e furúnculos.

Como fazer o chá de ipê roxo?

INGREDIENTES:

– 2 colheres de sopa das cascas da árvore ipê roxo;
– 1 Litro de água.

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar deixe cozinhar o ipê por aproximadamente 5 minutos depois da água já ter fervido.
  2. Em seguida, desligue o fogo e deixe repousar em um recipiente fechado por aproximadamente 10 minutos.
  3.  Coe o chá antes de consumir. Indicamos tomar 2 a 3 xícaras do chá por dia.

Malefícios do ypê roxo:

Além disso, o ipê roxo pode causar efeitos secundários, tais como: náuseas, tonturas e diarreia. No entanto, grandes quantidades da erva pode ser tóxica e produzir alguns efeitos colaterais potencialmente graves.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.