Hipericão – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Hipericão – O que é, Benefícios e Como Usar
4.6 (92.73%) 22 vote[s]

Conheça a Hipericão, planta com propriedades medicinais, e saiba como aproveitar seus benefícios. O Hipericão, conhecido também como erva-de-são-joão ou Hypericum perforatum, é usado desde a Grécia antiga. Embora seja empregado como antidepressivo, não está livre de esconder certos perigos em sua administração. A planta medicinal recebe ainda os nomes: ibitipoca, milfurada ou hipérico verdadeiro, servindo como remédio caseiro para expulsar lombrigas, amenizar dificuldades respiratórias, estresse, ansiedade e problemas na vesícula biliar. Veja tudo sobre esta planta:Hipericão

O que é Hipericão:

O Hipericão é uma plana medicinal, também conhecida como Erva-de-são-joão, Milfurada, Ibitipoca ou Hipérico-verdadeiro muito utilizada como remédio caseiro para combater a depressão, eliminar as lombrigas ou aliviar problemas respiratórios, por exemplo.

O nome científico do Hipericão é Hypericum perforatum e esta planta pode ser comprada, na sua forma natural ou em forma de tintura, em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, assim como em algumas feiras livres e supermercados.

Propriedades:

As propriedades desta planta incluem sua ação calmante, antidiarreica, anti-séptica, adstringente, vermífuga, antimicrobiana e sedativa.

Para que Serve:

Esta planta serve para ajudar no tratamento de excesso de estresse, depressão, ansiedade, lombrigas, bronquite, asma, problemas na vesícula biliar, gastrite, diarreia, hemorroidas, gota, dores musculares, reumatismo, eritemas e feridas.

Modo de uso:

As partes usadas do Hipericão são suas flores para fazer chás ou emplastros, por exemplo.

  • Chá para ansiedade e estresse: Colocar 2 colheres (de chá) de flores Hipericão em 500 ml de água fervente. Depois, deixar repousar 5 minutos, coar e beber 2 xícaras por dia após as refeições.
  • Emplastro para reumatismo e dores musculares: Mergulhar um pano limpo ou uma compressa no chá de Hipericão morno e aplicar sobre a região afetada.​

Efeitos Colaterais:

Os efeitos colaterais desta planta incluem sensibilidade à luz solar, cansaço, dores de cabeça e reações alérgicas, quando utilizado em excesso.

Contraindicações:

Esta planta está contraindicado para grávidas e mulheres a amamentar, assim como para pacientes a fazer tratamento com anticoagulantes ou anti-retrovirais do HIV.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *