Rícino – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Rícino – O que é, Benefícios e Como Usar
4.9 (97.33%) 15 vote[s]

Conheça a Rícino, planta com propriedades medicinais, e saiba como aproveitar seus benefícios. O Rícino (Ricinus communis) é uma euforbiácea conhecida pelos Egípcios como planta oleosa há mais de 4000 anos. No papiro de Ebers está escrito que o óleo de Rícino (Ricinus communis) se empregava como laxante e como unguento para o cabelo.  As sementes de Rícino (Ricinus communis) contêm substâncias tóxicas, que têm um efeito parecido ao do veneno dos fungos do género Amanita, que atacam e destroem os glóbulos vermelhos dos animais de sangue quente. Veja tudo sobre esta planta:Rícino

O que é Rícino:

O Rícino é uma planta medicinal, também conhecida como mamona, carrapateiro e bafureira, cujas sementes produzem um óleo que tem propriedades que ajudam no tratamento de artrite, caspa e prisão de ventre.

O seu nome cientifico é Ricinus communis e pode ser comprado em algumas lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação com o nome de Laxol.

Propriedades:

As propriedades desta planta incluem sua ação germicida, antioxidante, anti-inflamatória e laxante.

Para que Serve:

Esta planta serve para tratar dor reumática, artrite, artrose, gota, problemas digestivos, prisão de ventre, úlceras de pele, micose, prurido, erupções cutâneas, verrugas, combater caspa e piolhos.

Modo de uso:

As partes utilizadas desta planta são suas folhas e sementes.

Prisão de Ventre: Tomar 1 colher de sopa de óleo de Rícino por dia.

Efeitos Colaterais:

Os efeitos colaterais desta planta incluem cólicas intensas, náuseas, vômitos e desidratação. As folhas e as sementes desta planta são tóxicas e deve ser usado somente sob orientação médica.

Contraindicações:

Esta planta é contraindicado para grávidas, lactantes, crianças pequenas e indivíduos que possuam cólon irritável e obstrução intestinal.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *