Benefícios das Plantas

20 benefícios da baunilha para saúde!

beneficio da baunilha

A baunilha é muito mais do que um ingrediente de delicioso sabor usado na cozinha, ela também tem uma série de benefícios importantes, incluindo a sua capacidade para tratar a acne, melhorar crescimento do cabelo, reduzir a inflamação, prevenir doenças crônicas, proteger o coração, e muitos mais.

Além disso, essa especiaria é um ingrediente extremamente popular em muitas preparações culinárias diferentes ao redor do mundo, e seu aroma é inconfundível. Ela é derivada de orquídeas do gênero Vanilla, que tem frutas que são em forma de vagens.

As vagens podem variar em tamanho de 5 a 22 cm de comprimento, e são consideradas de qualidade superior quando são maiores. No entanto, as vagens devem ser colhidas à mão precisamente no momento certo para garantir que estão adequadamente maduras.

beneficio da baunilha
beneficio da baunilha

Propriedades:

A baunilha possui propriedades emenagogas, estimulantes, aromatizantes, afrodisíacas e carminativas. Pode agir como afrodisíaco e causa irritação uretral temporária. Dentre as principais propriedades ela se destaca o seu efeito na diminuição da febre e de espasmos musculares.

Outro fato muito conhecido é seu efeito contra a proliferação de cáries. Além disso, ela também possui ações antimicrobianas e antioxidantes, que garantem a proteção do organismo contra os efeitos nocivos dos radicais livres, responsáveis por doenças como o câncer.

Benefícios da baunilha para saúde:

1. Saúde do coração:

Uma pesquisa sobre o impacto cardiovascular da baunilha, particularmente de seu ingrediente ativo, a vanilina, tem mostrado que essa especiaria pode reduzir os níveis de colesterol no corpo.

Isto é muito importante para as pessoas com alto risco de ataques cardíacos e derrames, pois pode ajudar a prevenir a aterosclerose, a inflamação nas artérias e coágulos sanguíneos.

2. Preveni doenças:

Além disso, a baunilha é rica em antioxidantes e possui propriedades antibacterianas, o que significa que este remédio pode proteger o sistema imunológico e causar um menor estresse oxidativo sobre o corpo, o que contribui para prevenção de diversas doenças.

3. Combate ao câncer:

Uma das funções mais importantes dos antioxidantes é eliminar os radicais livres no corpo, que são criados como subprodutos naturais do metabolismo celular.

Os antioxidantes presentes no extrato da baunilha, especialmente sua alta concentração de vanilina, pode prevenir os efeitos negativos dos radicais livres, como o câncer e doenças crônicas.

5. Reduzir a inflamação:

Durante séculos, a baunilha tem sido utilizada em numerosas formas para aliviar a inflamação por todo o corpo. Isto é particularmente eficaz para a inflamação do fígado, que pode ocorrer por vários motivos.

A vanilina é uma parte crucial dos efeitos benéficos desta especiaria, e pode ajudar a tratar doenças como artrite, gota e outras condições inflamatórias.

6. Fortalecer o Cabelo:

A baunilha é frequentemente incluída na higiene e produtos de beleza por causa de seus muitos efeitos sobre o cabelo e pele. Se você sofre de pontas duplas frequentes ou perda de cabelo, a aplicação de óleo essencial de baunilha diluído em outro óleo pode ajudar a fortalecer o cabelo e induzir o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo, estimulando o crescimento do cabelo e uma estética mais agradável.

7. Prevenir a acne:

A natureza antibacteriana desta flor torna-a uma poderosa aliada na luta contra espinhas, pois pode eliminar a infecção subjacente e acelerar o processo de cicatrização da pele. Além disso, é capaz de reduzir o aparecimento de cicatrizes de acne.

baunilha
baunilha

8. Acalmar a ansiedade e o estresse:

Além disso, o aroma de baunilha é conhecido por ter impacto diretamente no cérebro e induzir a calma. Portanto, seu extrato pode ser um dos melhores e mais acessíveis remédios naturais para ansiedade e estresse crônico.

9. Reduzir a pressão sanguínea:

Os efeitos tranquilizantes do óleo de baunilha permitem que a mente e o corpo relaxem e, por sua vez, tenham um impacto positivo na nossa saúde cardiovascular e na pressão arterial.

Os minerais neste remédio natural também são necessários para níveis saudáveis ​​de pressão arterial e contrações cardíacas regulares.

10. Alivia problemas digestivos:

Saúde digestiva pode ser reforçada pelo aroma e digestão da baunilha pois o seu cheiro exclusivo ajuda a prevenir a náusea, enquanto o chá infundado de Baunilha pode ajudar a digestão e também atua como remédio para o vômito e cólicas abdominais.

11. Reduz os níveis de colesterol:

No entanto, a vanillina contida no extracto de baunilha mostra um potencial para ser aquele que pode baixar o nível de colesterol no corpo.

É devido a um estudo que descobriu que o extrato de baunilha pode reduzir os níveis de colesterol no sangue. No entanto, esse benefício precisa de mais experiências e pesquisas para estar mais convencido.

12. Para as crianças:

Além disso, o extrato de baunilha adicionado a um copo de água morna com uma colher de chá de açúcar pode ajudar a reduzir a febre e combater infecções em crianças. Além disso, o sabor também pode aproximar as crianças.

13. Ajudar a perder peso:

Algumas pesquisas têm apontado que a baunilha auxilia na perda de peso, devido às suas propriedades de supressão do apetite. O extrato desta planta também é conhecido por tornar o metabolismo mais eficiente e efetivamente apoiar a perda de peso.

Outros benefícios:

  • Contêm eugenol e cumarina com um efeito analgésico semelhante ao ácido salicílico com benefícios comprovados em dores de estômago, dores de cabeça, ou reumatismo muscular.
  • Ele pode ajudar a baixar a febre.
  • É antibacteriano e faz bem para combater infecções bucais e dentais.
  • Também é rica em antioxidantes.
  • Poucos sabem que ela é rica em vanilina. Esta substância é antioxidante e atua na prevenção do envelhecimento celular e das temidas doenças que afetam o funcionamento cerebral. Portanto, ela previne desde o câncer até o mal de Alzheimer.
  • Pode ser utilizado nos casos de insônia e agitação, ajudando a pessoa a acalmar-se e relaxando seus músculos.
  • O chá pode ser usado no tratamento de doenças como ansiedade e a grave depressão.
  • Também funciona como um ótimo digestivo.
  • É indicado para afecções uterinas e nervosas, diarreias, disquinesias hepatobiliares, dispepsias hiposecretoras, espasmos, esterilidade, para combater a falta de energia, febres adinâmicas, flatulência, impotência, melancolia histérica e reumatismo crônico.

Receita de baunilha para tratar doenças:

Ingredientes:

– 1 xícara de água;
-1 colher  de chá preto;
– essência de Baunilha.

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar ferva a água;
  2. Em seguida acrescente o chá preto, deixando a bebida em infusão por 3 minutos.
  3. Depois acrescente a essência de baunilha e adoce o chá a gosto.

Dicas:

  • O chá pode ser servido com um pouco de creme de leite;
  • Além disso, esta planta deixará o chá mais perfumado e saboroso sem precisar sequer de açúcar;
  • A bebida é perfeita para ser servida no chá da tarde, acompanhada de biscoitinhos.

Efeitos colaterais:

Não há estudos que confirmem a sua ação sob mulheres grávidas e lactantes, desta forma, não se recomenda o uso nestas condições. O óleo essencial puro pode causar efeitos neurotóxicos e problemas como dermatite de contato.

Caso usada em doses excessivas, pode causar náuseas. Pessoas com problemas intestinais, doenças no fígado, com enfermidades neurológicas e sensibilidade à baunilha devem evitar o uso.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário