Hortênsia – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Hortênsia – O que é, Benefícios e Como Usar
4.7 (94.29%) 7 vote[s]

Hortênsia – O que é, Benefícios e Como Usar que todos precisam saber. Além disso, a Hortênsia.A é uma planta rústica e se adapta a diferentes tipos de solos. Muito utilizada como planta ornamental, ela ganha destaque devido os cachos que possui. Eles enfeitam e embelezam os mais diversos ambientes.

hortensia

A espécie é bastante cultivada em vasos seja para decoração de varandas ou até mesmo comercialização. Mas ela também ganha espaço em pergolados e outros espaços. Como por exemplo, em canteiros, que são utilizados para embelezar jardins de residências, comércios, praças ou até mesmo parques. Mais o que Muitos Sabem é que ela possui muitos beneficios a saúde.

A parte que possui as propriedades mais importantes da Hortênsia são as raízes. Durante muitos anos, suas propriedades benéficas têm sido utilizadas no tratamento de doenças, principalmente na medicina tradicional chinesa.

Propriedades da Hortênsia

A utilização principal da sua raiz consiste em tratar problemas do aparelho urinário como cistite, cálculos nos rins, pedra na bexiga, sangue na urina, problemas de próstata ou incontinência urinária. Por ser bastante diurética, pode potenciar o efeito de outros diuréticos.

O componente hidrangeína é tóxico, podendo causar vômitos, dores abdominais, convulsões e até coma. No entanto, utilizada em doses terapêuticas e com acompanhamento profissional, raramente se manifesta os efeitos da hidrangeína. Confira os Benefícios da Hortênsia:

Benefícios da Hortênsia Para Melhorar o Fluxo de Urina

Este é o uso medicinal mais popular da Hortênsia. Suas propriedades beneficiam, estimulam e favorecem o fluxo de urina.

Benefício da Hortênsia Para Aumentar a Imunidade

Com as raízes da Hortênsia, você também pode fazer um tônico que, com consumo adequado e habitual, traz benefícios em diferentes níveis do sistema imunológico, fortalecendo o funcionamento de diferentes órgãos e especialmente como vimos, beneficiando o trato urinário.

Benefício da Hortênsia Contra Cálculos Renais

Também se observa que o uso da Hortênsia aumenta o fluxo sanguíneo para os rins, reduz alguns sintomas de infecções do trato urinário e ajuda na passagem de cálculos renais. A Hortênsia tem sido muito utilizado para um certo número de outras finalidades medicinais, tais como:

  • Para promover a saúde da próstata;
  • Para promover a saúde do trato urinário;
  • Para combater a infecção;
  • Para o tratamento de cistite, prostatite e uretrite;
  • A raiz da Hortênsia estimula os rins a liberar líquidos e evitar a formação de cascalho;
  • A raiz é acreditado para ser um limpador de sangue benéfico que pode tratar doenças linfáticas;
  • A Hortênsia também é usado para aliviar o inchaço de artrite, gota e edema, e para proporcionar alívio para a artrite reumatoide crônica.

Cuidados ao Plantar a Hortênsia

Por ser planta rústica exige poucos cuidados, mas preferencialmente deve ser cultivada em solo rico em matéria orgânica. A Hortênsia prefere solos ácidos, onde cresce mais colorida (tanto folhas como flores) e tem maior desenvolvimento. Mas em solos alcalinos, apesar de um colorido menos atraente também vive muito bem.

hortensia beneficios

A Hortênsia deve ser regada com muita frequência. Em climas mais secos convém regar diariamente, principalmente enquanto está florindo. Deve ser cultivada à meia sombra, com luz solar indireta mas em boa quantidade.

Em regiões onde o clima e seco e quente não é recomendável a exposição direta ao sol, principalmente no verão. Já no sul do Brasil não tem qualquer problema cultivá-la sob sol pleno, já que o verão é chuvoso. Evite plantar Hortênsias junto a árvores ou outras plantas com as quais ela possa competir pela umidade.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *