Tormentilha – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Tormentilha – O que é, Benefícios e Como Usar
5 (100%) 3 vote[s]

Conheça a Tormentilha, planta com propriedades medicinais, e saiba como aproveitar seus benefícios. Tormentilha, potentilha ou sete-em-rama. Estes são os possíveis nomes da planta de nome científico Potentilla erecta, pertencente a família das Rosáceas. Arbusto de pequeno porte, suas folhas são verdes, compostas e possuem um esbranquiçado na parte inferior. Já suas flores são amarelas, pequenas e delicadas. Confira como esta planta pode ser utilizada para tratar problemas de saúde. Veja tudo sobre esta planta:Tormentilha

O que é Tormentilha:

A Tormentilha, também conhecida por Potentilla, é uma planta medicinal utilizada no tratamento de problema no estômago ou intestino, como gastroenterites, diarreia ou cólicas intestinais.

O nome científico da Tormentilha é Potentilla erecta e esta planta pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação ou mercados livres.

Esta planta pode ser usada para preparação de chás ou tinturas, ou pode ser comprada na forma de cápsulas com extrato seco da planta.

Propriedades da Tormentilha:

A Tormentilha é um planta medicinal que apresenta propriedades antissépticas e adstringentes, tendo por isso um efeito cicatrizante sobre a pele e mucosas.

Para que Serve a Tormentilha:

Esta planta serve para tratar problemas no estômago como dores de estômago ou gastroenterite ou para tratar problemas no intestino como cólica intestinal ou diarreia. Além disso, esta planta também pode ser usada no tratamento de outros problemas como hemorragias nasais, queimaduras, hemorroidas, estomatites, gengivites e no tratamento de feridas com difícil cicatrização.

Modo de uso da Tormentilha:

Esta planta pode ser usada na forma de chá ou tinturas, que podem ser preparadas usando raízes secas ou frescas da planta ou extratos secos. Modo de uso desta planta:

Chá de Tormentilha para Cólicas Intestinais:

O chá preparado com raízes secas ou frescas desta planta pode ser usado para aliviar cólicas intestinais e os sintomas da gastroenterite, e para o preparar precisa de:

Ingredientes:

  • 2 a 3 colheres de raízes secas ou frescas de Tormentilha.

Modo de preparo:

  • Coloque as raízes da planta numa xícara e adicionar 150 ml de água fervente.
  • Tampar e deixar repousar durante 10 a 15 minutos.
  • Coar antes de beber.
  • Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia.

Além disso, o chá desta planta também é ótimo para tratar problemas na pele, feridas de cicatrização lenta, hemorroidas ou queimaduras, sendo nestes casos recomendado molhar compressas no chá para serem aplicadas diretamente sobre a região a tratar.

Solução Para Problemas na Boca:

As soluções preparadas com as raízes desta planta, são indicadas para fazer enxágues bucais para tratar problemas na boca como estomatites, gengivites, faringites e amigdalites, devido ao seu efeito anti-séptico e cicatrizante.

Ingredientes:

  • 2 a 3 colheres de raízes de Tormentilha.

Modo de Preparo:

  • Colocar as raízes da planta numa panela com 1 litro de água e ferver durante 2 a 3 minutos.
  • Tampar e deixar arrefecer.

Esta solução deve ser usada para fazer gargarejos ou bochechos, vária vezes por dia, de acordo com a necessidade.

Tinturas Para a Diarreia:

As tinturas desta planta podem ser compradas em farmácias de manipulação ou em lojas de produtos naturais, sendo indicadas para o tratamento da diarreia, enterocolites e enterites.

As tinturas devem ser tomadas varias vezes por dia, conforme a necessidade, sendo recomendadas doses de 10 a 30 gotas que podem ser tomadas de hora em hora.

Efeitos Colaterais da Tormentilha:

Os efeitos colaterais desta planta podem incluir má digestão e dor de estômago, especialmente em pacientes com estômago sensível.

Contraindicações da Tormentilha:

Esta planta está contraindicada para grávidas e mulheres a amamentar e para pacientes com estômago sensível.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *