Início » Benefícios das Plantas » Jatrofa – o que é, benefícios e como usar!

Jatrofa – o que é, benefícios e como usar!

jatrofa

jatrofa é uma espécie de planta da família Euphorbiaceae, conhecida pelos nomes comuns de purgueira, pinhão-manso, mandubiguaçu, pinhão-de-purga e pinha-de-purga. Com distribuição natural no sul do México e América Central.

Além disso, a espécie é amplamente cultivada para a produção de biocombustíveis (biodiesel) e como planta medicinal, estando naturalizada na maioria das regiões tropicais e subtropicais. As sementes da jatrofa contêm 27-40% de óleos vegetais que podem ser facilmente processados para produzir biodiesel de alta qualidade, utilizável em motores diesel convencionais.

jatrofa
jatrofa

O que é jatrofa?

O jatrofa ou pinhão manso é um gênero de plantas com flores da família Euphorbiaceae. Ela contém aproximadamente 170 espécies de plantas suculentas, arbustos e árvores (algumas são caducifólias, como Jatropha curcas), a maioria deles é nativa das Américas, com 66 espécies encontradas no Velho Mundo. As suas sementes são também uma fonte da toxalbumina conhecida por curcina ou jatrofina, um composto de elevada toxicidade.

Para que é utilizado o jatropha?

A jatrofa curcas L. (Euphorbiaceae) é uma planta de uso múltiplo com potencial para produção de biodiesel e usos medicinais ela tem sido utilizado para o tratamento de um amplo espectro de doenças relacionadas à pele, câncer, doenças digestivas, respiratórias e infecciosas.

Benefícios da jatrofa para saúde:

Além disso, a jatrofa é conhecido por vários usos medicinais e a sua atividade antimicrobiana, anticâncer e anti-HIV tem sido bem reconhecida. Devido à sua atividade de amplo espectro, investigamos extratos de folhas aquosos e de metanol quanto à citotoxicidade e seu potencial para inibir a proteína hemaglutinina do vírus influenza.

A polpa é um fertilizante rico em nitrogênio, fósforo e potássio. e a sua plantação recupera solos degradados. além de ser muito resistente a pragas.

As cascas das semente da jatrofa servem de alimento para animais e as suas folhas de chá combatem a malária, curar feridas. e ele também serve para produzir energia.

Efeitos Colaterais da jatrofa:

Além disso, os efeitos adversos após o consumo de sementes incluem vômitos, diarreia, dor abdominal e sensação de queimação na garganta. No entanto, os vômitos e diarreia podem ocorrer dentro de quinze minutos após o consumo. Além da dor abdominal aguda é sentida cerca de meia hora após a ingestão das sementes.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário