Os 30 Benefícios do Eucalipto Para Saúde

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Cura Natural

Os 30 Benefícios do Eucalipto Para Saúde
4.8 (96%) 220 votes

Benefícios do Eucalipto Para Saúde são fundamentais, pois o Eucalipto quando utilizado em forma de vapor, tem o poder de abrir os brônquios e desobstruir o nariz, bem como aliviar os ataques de tosse.

O benefício do Eucalipto em forma de óleo essencial faz dele um poderoso anti-inflamatório e é utilizado em banhos para casos de cistite e em compressas para os herpes, reumatismo e dores musculares.eucaliptoEste óleo, é refrescante, estimulante, favorece a serenidade e tem um efeito calmante nas emoções, ajudando a libertar os pensamentos.

Valor Nutricional do Eucalipto:

As propriedades desta planta incluem ação anti-séptica, desinfetante, expectorante, tônica, anti-inflamatória, antimicrobiana, aromática, descongestionante, expectorante e vermifuga. A seguir veja mais sobre Os 30 Benefícios do Eucalipto Para Saúde:

1. Benefícios do Eucalipto no Combate a Tosse:

O chá dele é um importante aliado no combate à tosse e, ainda, reduz a formação de muco nos brônquios. Além disso, ao tomar o chá a pessoa com tosse forte passa a ter as secreções mais diluídas, contribuindo para o alívio da doença devido às propriedades
estimulantes e calmantes dele.

2. Benefício do Eucalipto Para o Cabelo:

O shampoo ou creme hidratante à base desta planta ajuda a deixar o couro cabeludo saudável, pois melhora o ressecamento e coceira no couro cabeludo.

3. Benefícios do Eucalipto Para Tratar Doenças Respiratórias:

Graças às propriedades expectorantes e descongestionantes dele o, o chá dessa planta é um dos melhores aliados ao tratamento natural das doenças respiratórias tais como tosse, bronquite, gripes, resfriados, sinusite e até mesmo pneumonia.

A razão disso é que ele inibe a formação do muco nos pulmões, favorecendo também a eliminação desse muco e desobstruindo as vias nasais.

Veja Também: Doenças Respiratórias – O que é, Causas e Sintomas!

4. Benefício do Eucalipto Para Emoções:

Graças ao poderoso aroma balsâmico de suas folhas, ele é calmante e relaxante. Estimula os sentidos e limpa a mente. É, portanto, um dos preferidos na aromaterapia.

5. Benefícios do Eucalipto Para Tratamento de Feridas:

Esta planta possui alto poder germicida quando utilizado em forma de óleo, ajudando acurar feridas, úlceras e queimaduras. É muito simples obter as vantagens dele: é só despejar algumas gotas do óleo no curativo e, em seguida, cobrir a área que está com
ferimentos.

6. Benefício do Eucalipto Para Aliviar a Endometriose:

Uma das melhores maneiras de aliviar a dor e inchaço da endometriose é através da aromaterapia e um banho de “endometriose”. Combine as propriedades curativas do óleo dele com as propriedades sedativas de óleo de lavanda e você tem uma receita para uma noite de alívio da dor e relaxamento.

7. Benefícios do Eucalipto Para Saúde Dental:

Esta planta tem atividade antibacteriana contra cariogênico (causado pela cárie dentária) e periodontopatógeno. O uso de extrato da goma de mascar desta planta pode promover a saúde periodontal, de acordo com um estudo publicado, que analisou o efeito da goma de mascar contendo extrato desta planta sobre a saúde periodontal.

8. Benefício do Eucalipto Para o Sistema Imunitário:

Extrato de óleo desta planta é capaz de programar a resposta imune inata mediada por células, de acordo com um estudo intitulado efeito estimulador de óleo essencial desta planta na resposta imune mediada por células inato.

9. Benefícios do Eucalipto Como Expectorante:

O óleo dele diluído em uso interno ou em vaporização tem a propriedade expectorante (remove o excesso de muco nas vias aéreas) e alivia dores de garganta e laringe, além de ser um antisséptico das vias aéreas. Neste modo, pode também ser combinado com tília e camomila.

10. Benefício do Eucalipto Para Dor de Garganta:

Rica em propriedades anti-inflamatórias e de cheiro e sabor fortes, a folha desta planta pode ser mascada para eliminar a dores causadas pela inflamação na garganta.

11. Benefícios do Eucalipto Para Emagrecer:

Pelo fato de este chá ajudar o organismo na eliminação do excesso de gordura e açúcar, ele naturalmente favorece o emagrecimento, sendo item essencial em qualquer dieta.

12. Benefício do Eucalipto Para Pele:

Indicado para pele oleosa. Uma vez que é capaz de reduzir a secreção das glândulas sebáceas e ajuda a se livrar de uma variedade de processos inflamatórios no rosto, reduzir pustulosa erupção cutânea, eliminar a acne, escoriações.

Também funciona como remédio natural para o tratamento de feridas, queimaduras, acelera a cura e regeneração da pele.

Veja Também: Como Tratar a Infecção Urinária em Casa com Apenas 1 Ingrediente!

13. Benefícios do Eucalipto Como Calmante:

O aroma das folhas desta planta funciona como um calmante e relaxante. Pode ser usado na aromaterapia.

14. Benefício do Eucalipto Para Diabéticos:

A infusão de folhas dele ajuda a reduzir o açúcar no sangue. Recomendado para uso sem excesso, não mais do que uma xícara de chá por dia.

15. Benefícios do Eucalipto Para Tratar Infecções Urinárias:

Em virtude das substâncias anti-inflamatórias e antimicrobianas presentes nesta planta, o consumo do chá dela está associado à prevenção e tratamento de infecções urinárias que geralmente causam forte ardor e cheiro forte ao urinar.

16. Benefício do Eucalipto Para Fadiga Mental: 

O óleo de Eucalipto estimula o sistema nervoso e promove a concentração. Combinado com Limão em um difusor aromático, o óleo é ideal para esgotamento mental e apatia. Utilizando quatro gotas de óleo desta planta e duas gotas de óleo de limão.

17. Benefícios do Eucalipto Para o Intestino:

Tanto a decocção das folhas dele como o óleo essencial, expulsam os parasitas intestinais.

18. Benefício do Eucalipto no Alívio de Dores Musculares:

Ele possui propriedades relaxantes e analgésicas, o que ajuda muitas pessoas que sofrem com dores musculares. Para obter um bom resultado, basta adicionar 4 gotas de óleo desta planta em óleo de amêndoas (100 ml). Em seguida, é só esfregar o produto na
área afetada, pelo menos, duas vezes ao dia.

Benefícios do Eucalipto19. Benefícios do Eucalipto Para Dor Ciática:

Uma compressa com chá desta planta pode ser usada no local da dor a cada 10 minutos ou conseguirá realizar uma massagem com o óleo.

20. Benefício do Eucalipto na Cicatrização:

O óleo primordial desta planta pode auxiliar a cicatrizar feridas, queimaduras e picadas de insetos. Basta circunfluir algumas gotas na setor. O consumo externo dele é efetivo para a cicatrização de feridas e doenças de pele como Eczema.

Confira através do Vídeo abaixo outros dos benefícios do Eucalipto para saúde:

Outros Benefícios do Eucalipto:

  • Previne espasmos;
  • Auxilia no tratamento da gripe;
  • Diminui a febre causada por infecções;
  • Tira a dor da nefrite;
  • Combate a gangrena pulmonar;
  • Controla diabetes;
  • Ele é bronco dilatador (dilata e relaxa os brônquios para permitir a ventilação adequada).
  • Ajuda no tratamento da tuberculose.
  • Ativa a circulação sanguínea;
  • Age como antisséptico.

Como Preparar um Chá de Eucalipto

INGREDIENTES:

  • 10 folhas de Eucalipto
  • 1 litro de água

MODO DE PREPARO:

  • Ferva a água e depois adicione as folhas do Eucalipto.
  • Deixe esfriar um pouco e inale o vapor que sai deste Chá no mínimo 2 vezes ao dia com duração de 15 minutos.

Contraindicações do Eucalipto:

As mulheres grávidas e aqueles que atualmente usam remédios homeopáticos não deve usar óleo desta planta. Antes de aplicar para o seu corpo, testar uma pequena pouco da mistura desse óleo em sua pele para determinar a sensibilidade da sua pele.
Pessoas com pressão arterial elevada e epilepsia devem evitar o uso desse óleo.

Apenas algumas gotas de óleo desta planta são suficientes para causar envenenamento com risco de vida em algumas crianças. Adultos ter sido envenenado com apenas 4 a 5 mililitros.

Os sintomas de sobredosagem incluem uma queda da pressão arterial, problemas de circulação, colapso, e asfixia.

Em caso de overdose, você deve procurar tratamento médico de emergência imediatamente. O uso excessivo pode provocar dores de cabeça.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *