Os 35 Benefícios da Mostarda Para Saúde

Revisado por

Formado em Clínico Geral pela USP!

Especialista do Cura Natural

Os 35 Benefícios da Mostarda Para Saúde
4.5 (90%) 14 votes

Benefícios da Mostarda que muitos desconhecem. Além disso, a mostarda, embora não seja uma opção popular entre as crianças, estão entre os alimentos mais nutritivos que você pode ter em seu prato. Disponível em várias cores, as mostardas possuem hastes deliciosamente suculentas.

Estes vegetais verdes estão sendo estudado em laboratórios devido seu papel na prevenção do câncer. Este vegetal tem três componentes-chave, como o processo de desintoxicação, os antioxidantes no corpo e o sistema anti-inflamatório para prevenir o câncer.

Benefícios da Mostarda Para SaúdeAs mostardas também são conhecidas por oferecer uma série de benefícios à saúde, além de prevenir o câncer.

Propriedades Nutricionais da Mostarda:

A mostarda é uma rica fonte de vitaminas A, Vitamina C e Vitamina K, que são essenciais para o funcionamento saudável do corpo. A Vitamina C é um poderoso antioxidante natural que oferece proteção contra lesões induzidas por radicais livres e infecções virais semelhantes a gripe.  Também são uma boa fonte de ferro, magnésio, cálcio, zinco, potássio, selênio, Manganês, folatos, proteínas e fibras alimentares. Com alto teor de Vitamina K. Então, confira agora Os 35 Benefícios da Mostrada Para Saúde e Beleza:

1. Mostarda Para Gestação:

Os folatos têm um papel importante na síntese de DNA e previnem defeitos do tubo neural em recém-nascido quando consumidas durante a gravidez precoce.

Veja também: Os 10 Alimentos que Toda Grávida Deve consumir…

2. Repleto de Antioxidantes:

A mostarda contêm um alto nível de antioxidantes. Os antioxidantes previnem o aparecimento de câncer no corpo, impedindo que os radicais livres e células oxidadas destruam células vizinhas. As mostardas são uma boa fonte de fitonutrientes.

O alto teor de fitonutrientes neste vegetal nutritivo ajuda a reduzir o estresse oxidativo sobre as células do corpo. De acordo com estudos, a mostarda também ajuda a prevenir o câncer de mama, cólon, bexiga, próstata, ovário e pulmão.

3. Benefícios da Mostarda Como Agente Desintoxicante:

Os nutrientes ricos em enxofre e antioxidantes presentes nas mostardas estimulam o processo de desintoxicação no corpo. A desintoxicação é vital para uma boa saúde cardiovascular, prevenindo o câncer e outras doenças crônicas. A mostarda são uma rica fonte de fitonutrientes, chamados glucosinolates, que ativa a desintoxicação de enzimas no corpo e regula a sua atividade.

Além de desintoxicar o corpo, as mostardas também age como um agente de limpeza e livra o corpo do dióxido de carbono. Também ajuda a regular a temperatura corporal. Estes vegetais verdes são ótimos limpadores naturais. Eles estimulam a ejeção de resíduos do corpo e limpa o sistema de toxinas.

4. Poderoso Agente Anti-inflamatório:

As mostardas também são anti-inflamatórios naturais, que impedem a inflamação crônica e reduzem o risco de doenças cardíacas e artrite. As mostardas também é rica em agentes anti-inflamatórios essenciais, como a Vitamina K e ácidos graxos ômega-3.

A Vitamina K regula o sistema anti-inflamatório do corpo, enquanto o ômega-3 fortalece o sistema imunológico do corpo. Os isotiocianatos presente nas mostardas induzem a resposta anti-inflamatória do corpo e são extremamente úteis na redução do risco de acidente vascular cerebral isquêmico.

5. Prevenção do Câncer:

Os glucosinolates são fitonutrientes que são encontrados em quantidades significativas nas mostardas. Estes fornecem benefícios únicos à saúde, já que podem ser convertidos em isotiocianatos (ITCs) que possuem propriedades preventivas do câncer.

Os dois importantes glucosinolatos encontrados neste vegetal crucíferos são gluconasturtian e sinigrin. Ambos são agentes anti-inflamatórios e reduzem o risco de câncer no corpo.

6. Ajuda na Digestão:

O colesterol é usado pelo fígado como um bloco de construção básico para produzir a bile. A bile consiste em moléculas especializadas, que ajudam o corpo na digestão e absorção de moléculas de gordura através de um processo chamado emulsificação. A bilis é armazenada na forma fluida na vesícula biliar e é mais tarde liberada no intestino para uma digestão adequada de gordura e sua eventual absorção no corpo.

Em vez de serem absorvidos pela corrente sanguínea, as fibras presentes na mostarda e na bile se combinam e são expulsas do corpo quando há um movimento intestinal. Isso força o fígado a substituir os ácidos biliares perdidos pelo corpo.

7. A Mostarda é Baixa em Calorias:

A mostarda é excelente para a pele e o cabelo, garantindo uma pele brilhante. Além disso, elas formam uma parte importante de uma dieta saudável projetada para ajudar os indivíduos a controlar o seu peso. A mostardas são baixas em calorias e podem ser consumidos como um lanche ou uma refeição sem o medo de ganhar peso.

Os controladores de peso, indivíduos com problemas de saúde como frio constante, anemia, apatia geral, fraqueza, pele seca e danificada e queda de cabelos serão beneficiados enormemente com uma dieta rica em mostarda.

8. Promove a Limpeza da Pele:

O óleo de mostarda é eficaz na remoção de manchas escuras, proporcionando-lhe uma pele naturalmente brilhante. Para este efeito, prepare uma máscara facial misturando o óleo de mostarda, besan (farinha de grama de Bengala), coalhada e algumas gotas de suco de limão e aplique em seu rosto. Enxague com água fria após 10 a 15 minutos. Isso deve ser feito três vezes por semana para obter melhores resultados.

9. Ilumina a pele:

Caso queira uma pele facial suave, aplique uma mistura de óleo de mostarda e óleo de coco em seu rosto e massageie a área em movimento circular por 5-6 minutos. Limpe suavemente o rosto com um pano de algodão liso e molhado. Isto estimulará a circulação de sangue, iluminando a pele assim como livrando de espinhas.

10. Age como Protetor Solar Natural:

Devido à sua consistência espessa e os altos níveis de vitamina E, a aplicação tópica deste óleo protege a pele contra os raios ultravioletas e outros poluentes, prevenindo o câncer de pele. A vitamina E impede o envelhecimento e as rugas, além de atuar como um bloqueador solar.

Veja Também: As 12 Receitas Caseiras Para Tratar Queimaduras Solares…

11. Ajuda na Liberação de Toxinas do Corpo:

Se consumido ou aplicado topicamente, o óleo de mostarda estimula as glândulas sudoríparas e abre os poros da pele. Desta forma, ele ajuda na redução da temperatura corporal e remove as toxinas indesejadas, água e sais do corpo.

12. Mostarda Trata Erupções Cutâneas e Infecções

Devido às suas propriedades antibacterianas e antifúngicas, o óleo de mostarda é eficaz no tratamento de erupções cutâneas e outras infecções da pele, impedindo que sua pele fique seca e com coceira.

Uma massagem corporal com óleo de mostarda rejuvenesce e limpa a pele, aumentando a circulação sanguínea. Além disso, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, é eficaz na redução da inflamação da pele e facilita a cicatrização rápida de cortes e feridas.

13. Hidrata os Lábios:

O óleo de mostarda é um ótimo remédio para os lábios secos e quebrados. Antes de ir para a cama, basta aplicar uma ou duas gotas de óleo de mostarda no seu umbigo e você nunca terá os lábios secos ou rachados. Este é um remédio antigo que provou ser eficaz na hidratação e suavização dos lábios.

14. Benefícios da Mostarda Para o Cabelo:

Massagear o couro cabeludo com óleo de mostarda estimula o crescimento do cabelo, aumentando a circulação sanguínea no couro cabeludo. É embalado com vitaminas e minerais, uma quantidade elevada de betacaroteno.

Este betacaroteno é convertido em vitamina A, que é excelente para o crescimento do cabelo. Além disso, contém ferro, ácidos graxos, cálcio e magnésio, todos os quais promovem o crescimento do cabelo.

15. Mostarda Combate o Aparecimento de Cabelo Branco:

O óleo de mostarda é eficaz na prevenção do envelhecimento prematuro e escurece o cabelo naturalmente. Desta forma, em vez de tingir o cabelo, você pode massagear seu cabelo com óleo de mostarda a cada noite para ter um resultado considerável.

16. Previne a Perda de Cabelo:

O óleo de mostarda age como um revitalizador de cabelo, combatendo a perda de cabelo e calvície, bem como tratando o cabelo seco e danificado. Ele também previne infecções do couro cabeludo inibindo o crescimento fúngico e mantendo-o hidratado.

Veja abaixo neste vídeo outros benefícios da Mostarda para saúde:

17. Aumenta o apetite:

Uma boa saúde depende de um apetite saudável. O óleo de mostarda age como um aperitivo, estimulando os sucos gástricos no estômago. Desta forma, aqueles que têm uma falta de apetite pode usá-lo como um óleo de cozinha.

18. Óleo de Mostarda é um ótimo Estimulante:

O óleo de mostarda age como um poderoso estimulante, estimulando o sistema digestivo, circulatório e excretor.

Ele ajuda na digestão, estimulando a secreção de sucos digestivos e a bile do baço e do fígado, o que aumenta o movimento peristáltico dos alimentos. Massagear o óleo externamente estimula a circulação sanguínea e as glândulas sudoríparas, diminuindo a temperatura corporal.

19. Promove um Coração Saudável:

O óleo de mostarda é rico em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, bem como ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. Estes ácidos equilibram os níveis de colesterol, aumentando o colesterol bom (HDL) e diminuindo o mau colesterol (LDL), minimizando o risco de doenças cardiovasculares. Desta forma, pode ser um bom substituto para óleos saturados como manteiga, queijo, etc.

Mostarda20. Reduz o Risco de Câncer:

O óleo de mostarda contém uma substância chamada Glucosinolate, que é conhecida por suas propriedades anticancerígenas e previne a formação de tumores cancerígenos. Os fitonutrientes proporcionam uma proteção contra câncer colorretal e gastrointestinal.

21. Ajuda no Tratamento da Sinusite:

O óleo de mostarda é considerado um remédio natural para asma e sinusite. No caso de um ataque de asma, massageie o tórax com óleo de mostarda marrom para melhorar o fluxo de ar para os pulmões.

22. Alivia a Tosse: 

Este óleo é benéfico para aqueles que são propensos ao frio e tosse, uma vez que ajuda a limpar o congestionamento do peito e nariz. Aplique uma mistura de uma colher de chá de óleo de mostarda e cânfora no peito e permita que os vapores entrem nos pulmões.

Para o tratamento à vapor do óleo de mostarda, adicione algumas colheres de óleo de mostarda e sementes de alcaravia em um pote de água fervente e inale este vapor. O aroma forte do óleo de mostarda irá aquecer o sistema respiratório, proporcionando assim proteção contra a formação e acumulação de catarro.

23. Poderoso Anti-inflamatório:

As propriedades anti-inflamatórias do óleo de mostarda torna-o eficaz para alivio da síndrome do intestino irritável, reduzindo a inflamação no revestimento do estômago. Uma massagem com óleo de mostarda ajuda a aliviar as dores reumáticas e artríticas, bem como aliviar os tornozelos torcidos e dores nas articulações.

Suas propriedades anti-inflamatórias podem ser atribuídas à presença de um rastreador mineral chamado selênio, que é bom para aliviar a articulação e inflamação da pele.

24. Possui Propriedades Antibacteriana:

Óleo de mostarda tem propriedades antibacterianas, pois é rico em glucosinolate que não permite a presença microbiana. Desta forma, evita o crescimento indesejado de bactérias, fungos e outros micróbios mortais.

Quando consumido, ele combate as infecções bacterianas no trato urinário, cólon, intestinos e outras partes do sistema digestivo, bem como tosse e resfriados. Quando aplicado topicamente, combate as infecções bacterianas na pele.

25. Propriedades Antifúngicos:

O óleo de mostarda também tem propriedades antifúngicas devido à presença de uma substância chamada isotiocianato de alilo, que inibe o crescimento de fungos. Desta forma, este óleo pode tratar erupções cutâneas e outras infecções cutâneas causadas por fungos.

26. Ajuda na Prevenção da Malária:

O óleo de mostarda é um eficaz repelente contra mosquitos, pois pode deter os insetos com seu aroma afiado. Desta forma, ele ajuda na prevenção da malária e outras doenças transmitidas por insetos.

27. Ajuda no Tratamento do Câncer:

A presença de compostos, como glucosinolatos e mirosinase, em sementes de mostarda são conhecidos por usar fitoquímicos para inibir o crescimento de células cancerosas. Este é definitivamente um grande benefício das sementes de mostarda para saúde.

28. Benefícios da Mostarda Para Combater a Artrite Reumática:

As sementes de mostarda são uma fonte de alívio para pessoas com artrite reumática. O conteúdo de selênio e magnésio em sua composição ajuda a proporcionar alívio deste problema.

29. Alivias os Sintomas da Enxaqueca:

A ocorrência de enxaqueca também é reduzida devido ao teor de magnésio presente na semente de mostarda. Um pequeno toque de mostarda em seu peixe pode aumentar o conteúdo constituinte de ômega-3.

30. Fortalece o Sistema Imune na Prevenção de Doenças:

Existem certos nutrientes em sementes de mostarda que impedem que as doenças ocorram. Todos eles fazem parte da estrutura básica da família Brassica, à qual a mostarda pertence.

31. Fonte de Fibras:

As sementes de mostardas são uma boa fonte de fibras dietéticas que melhoram a digestão no corpo. Elas fazem os movimentos intestinais melhor, melhorando assim o metabolismo geral do corpo. O conteúdo de fibras em grande parte é muito solúvel, tornando-o eficaz para utilização.

32. Previne os Sintomas da Asma:

As sementes de mostarda também são conhecidas por serem benéficas para pacientes com asma. A presença de minerais como cobre, magnésio, ferro e selênio são responsáveis pela prevenção de ataques de Asma.

33. Atua como Esfoliante Natural:

As sementes de mostarda são um esfregante natural. Você pode adicioná-lo a lavanda ou óleo essencial de rosa. Use esta mistura para esfregar o rosto e esfoliar a pele morta.

Veja Também: As 3 Receitas Caseira de Esfoliante Natural…

34. Hidrante Natural Para a Pele:

As sementes de mostarda, usadas com gel de aloe vera, pode agir em grande combinação para hidratar a pele. Ela remove todas as impurezas de seu rosto e nutre-o profundamente.

óleo de msotarda

35. Retarda o Envelhecimento Precoce:

As sementes de mostarda são uma rica fonte de caroteno e luteína. É também uma grande casa da vitamina A, Vitamina C e Vitamina K. Juntos estes nutrientes fazem das sementes de mostarda um antioxidante excelente.

36. Combate Infecções Fúngicas:

Estas sementes contêm uma boa quantidade de enxofre, que é conhecido por suas propriedades antifúngicas. As sementes ajudam a evitar infecções de pele.

A mostarda possui uma grande quantidade de benefícios para saúde, tanto no óleo, como nos grão e na folha. Mas cuidado tudo em excesso faz mal. Até o próximo artigo.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Osmar da Costa Junior

Sou formado em medicina pela USP no ano de 2012, com especialização em Clínico Geral. Atuo na área de estudo e orientação inicial de doentes; Coordenação de exames de saúde regular; Diagnóstico e tratamento de grande parte das doenças de adultos; Acompanhamento e tratamento de doentes crônicos; Orientação de pacientes que apresentam quadros complexos, com patologias raras e múltiplas, juntamente com a participação de outros especialistas, quando for necessário; Integração final de dados clínicos e exames complementares, decorrentes da observação dos pacientes por outro especialista.

Atualmente sou Clinico Geral residente no Hospital Regional de Cotia e Editor no site "Cura Natural" onde tenho participação com comentários, e criação de artigos relacionados a saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *