Capim Santo – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Graduado em Nutrição!

Especialista do Cura Natural

Capim Santo – O que é, Benefícios e Como Usar
4.5 (90.91%) 11 votes

Capim Santo – O que é, Benefícios e Como Usar essa planta. Além disso, o Capim Santo, também conhecido como capim-limão ou capim-cidreira (por ser comumente confundido com a erva-cidreira), é uma planta medicinal pouco conhecida mas com inúmeros benefícios para nossa saúde e bem estar, é originária da Índia, amplamente cultivada em países de clima tropical e subtropical e que se desenvolve bem em praticamente todo o Brasil. É utilizada principalmente na forma de chá e tem grande uso e aplicação nas indústrias farmacêuticas, alimentícias, de cosméticos e perfumaria, além de ser bastante utilizada também na aromaterapia. Seu óleo essencial é usado em cosméticos, como óleos perfumados, xampus, sabonetes e sabões, desodorizantes, loções, etc. Veja tudo sobre o Capim Santo – O que é, Benefícios e Como Usar:Capim Santo

O que é Capim Santo:

O Capim Santo é uma planta medicinal, também conhecida por erva-príncipe, com odor semelhante ao limão quando suas folhas são cortadas e que pode ser utilizada no tratamento de diversas doenças, especialmente para problemas de estômago.

O Capim Santo também é conhecido por capim-cidreira, capim-limão, capim-cheiroso, capim-cidrão, chá-de-estrada, capim-cidró, capim-catinga ou citronela de Java e seu nome científico é Cymbopogon citratus.

Ela pode ser comprada em forma de planta, em algumas lojas de produtos naturais ou sob a forma de chá em alguns mercados.

Propriedades do Capim Santo:

O Capim-Santo possui propriedades calmantes, antibacterianas, diuréticas, desinfetantes e antidepressivas. Por conter óleo essencial de citronela, é também um excelente repelente natural de insetos, como moscas e mosquitos.

Benefícios do Capim Santo:

O Capim-Santo serve para ajudar a digestão e é muito utilizado para curar problemas no estômago, além de tratar inchaços, depressão, agitação, insônia, infecções da pele, dor muscular, tosse, asma, catarro, dor de cabeça, febre, transpiração, pé de atleta, convulsões, doenças do fígado, reumatismo, rins, estresse, tensão muscular e pele oleosa.

Como usar o Capim Santo:

A planta do Capim-Santo atua como repelente natural de insetos, mas ela pode ser consumida em forma de chá ou utilizada em forma de compressas para acalmar dores musculares.

  • Chá: Colocar 1 colher (de chá) das folhas picadas numa xícara e cobrir com água fervente. Tampar, esperar esfriar, coar muito bem e beber a seguir. Tomar de 3 a 4 xícaras por dia.
  • Compressas: Preparar o chá e depois mergulhar um pedaço de pano limpo nele, aplicando na região dolorida. Deixar atuar por pelo menos 15 minutos.

Efeitos Colaterais do Capim Santo:

Quando utilizada externamente pode provocar queimaduras na pele se existir exposição ao sol. Por isso, é preciso lavar a região tratada após cada utilização.

Por ser diurética, esta planta pode ainda causar diminuição excessiva da pressão arterial e causar desmaio. Dessa forma, é aconselhado evitar ultrapassar a quantidade recomendada do chá desta planta por dia.

Quem não Deve Utilizar o Capim Santo:

O Capim Santo está contraindicado em casos de dor abdominal forte sem causa aparente, assim como durante a gravidez pois pode causar aborto.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Leandro Almeida

Olá, meu nome é Leandro Cardoso de Almeida sou graduado no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desde 2011 e Mestre em Nutrição Clínica pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Portugal. Atualmente atendo em consultório particular no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *