Início » Benefícios das Plantas » Capim santo – o que é, benefícios e como usar!

Capim santo – o que é, benefícios e como usar!

capim santo

Os usos medicinais do capim santo para tratar doenças, o capim santo é uma rica fonte de nutrientes que oferece muitos benefícios terapêuticos. Além disso, também conhecido como capim-limão ou capim-cidreira (por ser comumente confundido com a erva-cidreira), é uma planta medicinal pouco conhecida mas com inúmeros benefícios para nossa saúde e bem estar, é originária da Índia, amplamente cultivada em países de clima tropical e subtropical e que se desenvolve bem em praticamente todo o Brasil.

usos medicinais do capim santo para tratar doenças
usos medicinais do capim santo para tratar doenças

É utilizada principalmente na forma de chá e tem grande uso e aplicação nas indústrias farmacêuticas, alimentícias, de cosméticos e perfumaria, além de ser bastante utilizada também na aromaterapia. Seu óleo essencial é usado em cosméticos, como óleos perfumados, xampus, sabonetes e sabões, desodorizantes, loções, etc.

O que é capim santo?

O capim santo é uma planta medicinal, também conhecida por erva-príncipe, com odor semelhante ao limão quando suas folhas são cortadas e que pode ser utilizada no tratamento de diversas doenças, especialmente para problemas de estômago.

Também é conhecido por capim-cidreira, capim-limão, capim-cheiroso, capim-cidrão, chá-de-estrada, capim-cidró, capim-catinga ou citronela de Java e seu nome científico é Cymbopogon citratus.

Ela pode ser comprada em forma de planta, em algumas lojas de produtos naturais ou sob a forma de chá em alguns mercados.

Propriedades do capim santo:

Possui propriedades calmantes, antibacterianas, diuréticas, desinfetantes e antidepressivas. Por conter óleo essencial de citronela, é também um excelente repelente natural de insetos, como moscas e mosquitos.

Quais os benefícios do capim santo?

Serve para ajudar a digestão e é muito utilizado para curar:

  1. Problemas no estômago;
  2. Tratar inchaços;
  3. Depressão;
  4. Agitação;
  5. Insônia;
  6. Infecções da pele;
  7. Dor muscular;
  8. Tosse;
  9. Asma;
  10. Catarro;
  11. Dor de cabeça;
  12. Febre;
  13. Transpiração;
  14. Pé de atleta;
  15. Convulsões;
  16. Doenças do fígado;
  17. Reumatismo;
  18. Rins;
  19. Estresse;
  20. Tensão muscular;
  21. Pele oleosa.

Como usar o capim santo?

A planta atua como repelente natural de insetos, mas ela pode ser consumida em forma de chá ou utilizada em forma de compressas para acalmar dores musculares.

  1. Chá: Colocar 1 colher (de chá) das folhas picadas numa xícara e cobrir com água fervente. Tampar, esperar esfriar, coar muito bem e beber a seguir. Tomar de 3 a 4 xícaras por dia.
  2. Compressas: Preparar o chá e depois mergulhar um pedaço de pano limpo nele, aplicando na região dolorida. Deixar atuar por pelo menos 15 minutos.

Efeitos colaterais:

Quando utilizada externamente pode provocar queimaduras na pele se existir exposição ao sol. Por isso, é preciso lavar a região tratada após cada utilização.

Por ser diurética, esta planta pode ainda causar diminuição excessiva da pressão arterial e causar desmaio. Dessa forma, é aconselhado evitar ultrapassar a quantidade recomendada do chá desta planta por dia.

Quem não deve utilizar:

O Capim Santo está contraindicado em casos de dor abdominal forte sem causa aparente, assim como durante a gravidez pois pode causar aborto.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

3 comentários

  • […] ótimo remédio caseiro para Insônia é tomar o chá de erva-cidreira, porque esta planta medicinal possui propriedades que acalmam e relaxam o organismo proporcionando […]

  • […] numa xícara, deixe descansar por 10 minutos e beba a seguir. Além destas opções, os chás de Capim-Limão, Ulmária ou de Lúpulo são outras opções de remédios caseiros que podem ser usados para tratar […]

  • […] chá de mastruço é feito de uma planta que de forma natural pode tratar varias doenças, é originária da América do Sul, a Dysphania ambrosioides, planta da família das Brassicaceae, […]

Deixe um comentário