Pau Tenente – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Pau Tenente – O que é, Benefícios e Como Usar
4.8 (95.57%) 149 vote[s]

Pau Tenente – O que é, Benefícios e Como Usar para fazer chá. Além disso, a planta conhecida como Pau Tenente, quina ou quassia, a Quassia ama L. é uma planta que cresce em regiões de clima tropical e que, portanto, se adapta bem ao solo brasileiro. Embora comumente conhecida como um remédio natural que auxilia no emagrecimento, o chá de Pau Tenente também ajuda no tratamento da anemia, filtra o sangue e melhora o sistema cardiovascular, contribui para a melhora na digestão, aumenta a frequência do movimento intestinal e ainda combate verminoses.

O que é Pau Tenente:

Pau-tenente é uma planta medicinal, também conhecida como Pau amargo, Quassia ou Quina, muito utilizada como tratamento natural de problemas de estômago, infecções e inflamações. O seu nome científico é Quassia amara L. e pode ser usado na forma de folhas secas, lascas da madeira, pó ou óleo essencial, para consumo na forma de chás ou para aplicar sobre a pele.

Benefícios do Pau Tenente:

O Pau Tenente tem diversos benefícios para a saúde, dentre eles:

  • Tratamento de úlceras estomacais, já que melhora o revestimento da mucosa do estômago;
  • Redução da prisão de ventre, pois o movimento peristáltico do intestino;
  • Facilita a digestão e estimula o apetite, devido ao seu efeito tônico para o estômago;
  • Controle da glicemia, melhorando os perfis glicêmicos no diabetes;
  • Tratamento de infecções como malária e leishmaniose, facilitando a recuperação;
  • Vermífugo, com ação contra parasitoses como giardíase e oxiuríase;
  • Ação antibacteriana;
  • Atividade contra o câncer parece ser promissora, sobretudo com efeitos contra a leucemia;
    Efeito energético e antitérmico.
  • O extrato preparado com caule e cascas do Pau Tenente também tem ação inseticida contra certos insetos e ácaros, também podendo ser utilizada no couro cabeludo para tratamento de piolhos.

Além disso, muitas pessoas utilizam o chá de Pau Tenente como forma de ajudar no emagrecimento, devido aos seus efeitos digestivos e antioxidantes. Confira também os melhores chás para estimular o emagrecimento.

Como usar o Pau Tenente:

As folhas do Pau Tenente são as partes mais utilizada na realização de chás, entretanto, as raspas da madeira ou raízes também podem ser utilizadas, principalmente para a confecção de extratos e compressas.

Como fazer o Chá de Pau Tenente:

  • Adicionar 2 colheres de sopa de Pau Tenente para um litro de água e cozinhar durante 10 minutos.
  • Quando começar a ferver, retirar do fogo e deixar repousar durante 10 minutos. Beber 2 ou 3 xícaras por dia.

Além disso, as farmácias de manipulação também podem confeccionar extratos já separados, pós ou óleos essenciais que facilitam o consumo das propriedades da planta .

Possíveis Efeitos Colaterais:

Apesar do Pau-Tenente não ser uma planta considerada tóxica, é possível que o consumo excessivo possa causar irritabilidade do estômago, náuseas e vômitos.

Além disso, o seu uso constante pode alterar a fertilidade, devido a sua ação na redução dos espermatozóides nos homens e hormônio estrogênio nas mulheres.

Quem não Deve Usar:

Não são conhecidas contra-indicações formais do Pau Tenente, entretanto deve ser evitado por pessoas com alterações de hormônios sexuais ou por mulheres na menopausa, já que pode causar uma leve piora dos sintomas. Também não deve ser usado por gestantes ou mulheres em amamentação.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *